sexta-feira, 29 de setembro de 2017




Talvez Provar para Si Mesmo

Acabei de ver um vídeo com pegadinhas destes programas idiotas de TV. Um ator se finge de homossexual, elogia um cara dizendo que ele é “sarado”, depois convida um rapaz para fazer sexo.
Os dois se irritam, agridem com palavras e até fisicamente o “gay”, mesmo quando este diz que é uma “pegadinha”. Mesmo que não fosse, o razoável seria – em ambos os casos -, agradecer. dizer que homem não é sua praia e dar um largo sorriso, se divertindo com a situação.
               
O que me espantou foi a raiva, a agressividade, mesmo sabendo se tratar de uma brincadeira.

Isto faz pensar sobre o que leva um homem a reagir desta maneira quando recebe uma “cantada” de outro homem? Se recusa e pronto,  mas parece que não basta.  Há uma necessidade, quase paranoica, de provar sua masculinidade para o outro.  Ou seria provar para si mesmo que não é homossexual?

Jorge Nicoli



Sou um Entediado

Ultimamente certas pessoas têm me cansado, porque não percebem como são entediantes, que só conseguem conversar quando são elas o assunto principal.

Jorge Nicoli





a



Prova de Sabedoria


Existem duas maneiras de viver, uma é ver a vida passar, é não querer  os sofrimentos,é esconder=se das inquietudes, é fugir das angústias, é acreditar que com o envelhecimento vem a sabedoria.

A outra maneira é passear junto com a vida, é fazer as coisas permitindo-se  errar, é se apaixonar, é deixar-se frustrar - vez ou outra -, é rir, é chorar.

É acreditar que o viver intensamente pode ser a maior prova de sabedoria.


Jorge Nicoli

29 de setembro
Dia de Xangô, 

Xangô justiceiro 

orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo. Foi rei na cidade de Oyo e pode ser descrito sob dois aspectos: histórico e divino.
lor:#222222;background:white'>Os católicos,anglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel. Os ortodoxos se referem a ele comoo Arcanjo Miguel. 


Dia 29 de setembro
Dia de Miguel 





Os católicos,anglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel. Os ortodoxos se referem a ele comoo Arcanjo Miguel. 


De Clarice


Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...não sei onde... para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

Clarice Lispector


)Trexho do poema Saudade)





Transgressor ou alienado?





            2017, centenário de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que nasceu em 30 de setembro de 1917, em Pernambuco. Iniciou a carreira em 1956, na TV Tupi e esteve na TV Rio, mas seu auge foi na Rede Globo, entre 1967 e 1972, quando comandava dois programas semanais, A Buzina do Chacrinha e  Discoteca do Chacrinha, onde distribuia buzinadas, abacaxis e bacalhaus.

Depois esteve na Record e Bandeirantes voltando, em 1983, para a Globo, onde da fusão do dois programas surgiu o Cassino do Chacrinha. Chacrinha ousava com suas “chacretes”, belos corpos e pouca roupa. Seus trajes coloridos inspiravam tropicalistas e transgrediam a ordem vigente que vinha dos quartéis.

Porém, a  patrulha ideológica, - comum naqueles tempos sombrios – não o perdoava atribuindo-lhe a pecha de alienado e alienante a serviço da ditadura. Alienado ou transgressor, Chacrinha balançou sua pança e sacudiu o Brasil.



30 de setembro
Há 93 Anos de Truman Capote




Truman Capote
Nascido em  Nova Orleans, EUA, em 30 de setembro de1924
escritor, roteirista e dramaturgo, entre suas obras está A Sangue Frio., 1066

Um Texto de Capote


Não se trata do silêncio confortável sentido nas cidadezinhas norte-americanas, embora a atmosfera física dos acessos, quintais e cercas seja com frequência a mesma; a diferença é que nas cidades de verdade a gente sabe com certeza qual é o tipo de gente escondida atrás das portas numeradas, mas aqui, onde tudo parece tão passageiro, efêmero, não há um padrão geral da população e nada é intencional - esta rua, aquela casa, cogumelos brotando ocasionalmente, e uma rachadura na parede, que poderia ter lá seu charme em outro lugar, só ecoa uma nota fúnebre, profetizando a desgraça.


Há 470 Anos
Nascia Cervantes




Assim falou Miguel de Cervantes
Romancista – de Dom Quixote - , poeta e dramaturgo,
nascido na Espanha, em 29 de setembro de 1547 

- O pesar e o prazer andam tão emparelhados que tanto se desnorteia o triste que desespera quanto o alegre que confia.


- Quem não sabe nada, seja ele senhor ou príncipe, deve ser incluído no número das pessoas vulgares.


29 de setembro
82 Anos de um <alditoo Genial




            Plínio Marcos
Dramaturgo, poeta, ator, artista circense, místico, nascido em Santos, dia 29 de setembro de 1935.


Deus é Luz.

Não um terrível algoz, não uma entidade que governa, julga, pune, premia puxa-saco e soca no inferno seus detratores. Não pense que charlatães de qualquer naipe religioso ou seita têm autoridade para representar Deus entre os homens.

Deus não está no topo de nenhuma hierarquia celeste. Deus é movimento contínuo. Deus é o todo que está no tudo. O tudo que está no todo, explicava Hermes Trimegistro.

Pátria é um Absurdo

A razão dos limites, a causa das guerras. Um espírito viril quer ser livre e em limites de qualquer espécie é oprimido, esmagado, sufocado.

Propriedade é Loucura

Suas coisas, né? Sua casa, seu carro, sua mulher, sua vaca, seu filho, seu cachorro, seu marido. Tudo seu. Tudo isso te prende. Se prenda às coisas e elas te prendem.

Acumula, conforme mandam. Mas já sabe : não vai levar nada. Caixão não tem gaveta. Mortalha não tem bolso.

(Excerto de Esses Seus Valores,
um texto definitivo sobre os “calores” burgueses)
.


quinta-feira, 28 de setembro de 2017




 Texto Profético,
Escrito há 64 anos

Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, – então, justamente então — reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora?

A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como… Decadência. Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo… O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas.”

~ Martin Heideggerqer
Filósofom nascido na Alemanha

dia 26 de setembro de 1889

Acabamos de chegar às
25.001 visualizações

Obrigado


Religião pode,
Política, nem Pensar


Uma parcela da população não quer ensino político nas escolas, com o argumento estúpido da “escola sem partido”, mas aceita o tal “ensino religioso” que, na realidade, é catecismo, porquanto não vai estudar as origens de todas as religiões e sim falar da religião de quem dirige a escola.

Lembrando sempre que o estado é laico, mesmo que todas as paredes de repartições públicas estejam ornamentadas com um Cristo crucificado.


Jorge Nicoli


Nada é impossível de mudar


Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de muda.


Bertolt Brecht



Do Real e do Idealizado

Muitas pessoas quando se relacionam, na verdade, elas não se relacionam com o outro como ele é, e sim com a expectativa que criam dele, com a pessoa que desejavam que ele fosse.


Muitos atritos acontecem em função disso: do choque entre o real e o imaginado, idealizado...

Maria Aparecida Francisquini

Psicóloga


De  Adélia

Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento.


Adélia Prado

Conversar com os Poetas

É uma necessidade conversar com os poetas. E se os poetas morrerem, provocarei os mortos, as flores do mal que estão na minha estante.

Nascida Patrícia Rehder Galvão, em São João da Boa Vista,SP, em 1910 escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista,cartunista, jornalista 
e militante política.




Feminista e Anarquista,
Uma Composição “Indigesta”


Sou "indesejável", estou com os individualistas livres, os que sonham mais alto, uma sociedade onde haja pão para todas as bocas, onde se aproveitem todas as energias humanas, onde se possa cantar um hino à alegria de viver na expansão de todas as forças interiores, num sentido mais alto – para uma limitação cada vez mais ampla da sociedade sobre o indivíduo.

Maria Lacerda de Moura
Nascida em Manhuaçu, MG, em 1887
 militante anarquista que se notabilizou por seus escritos feministas.



Das Tristezas

As tristezas não foram feitas para os animais, mas para os homens; mas se os homens as sentem muito, tornam-se animais.


Miguel de Cervantes
Romancista, poeta e dramaturgo
que nasceu em 29 de setembro de 1547


quarta-feira, 27 de setembro de 2017



Por Causa de Uma Fada


Às vezes penso que comecei a cuidar das coisas que amo por causa da passagem da vida. A vida passa e a gente começa a olhar tudo de maneira diferente, esta seria a lógica, porém conheço pessoas que estão no final da vida e continuam a fazer as mesmas coisas.

Não quer dizer que  atingi a sabedoria, mesmo porque nunca almejei tal estágio, da mesma forma que continuo – humano que sou – a cometer certos erros, mas aprendi a cuidar das coisas e da minhas paixões com maior zelo, procurando em preservar o máximo aquilo que conquistei.

Não aprendi com a vida, tampouco com anos de terapia, aprendi com  uma Fada que, um dia, apareceu vindo de alguma mágica floresta.


Jorge Nicoli

27 de setembro
123 Anos de Um Genial Músico




Bonfiglio de Oliveira
nasceu em Guaratinguetá,no dia  27 de setembro de 1894  compositortrompetista e contabaixista, contemporâneo e amigp de  de Pixinguinha e compôs choros, marchas e valsas.

Bonfiglio de Oliveira,  pouco conhecido em sua cidade natal, esquecido por aqueles que deveriam preservar a memória da cidade e principalmente deste genial músico que, um dia, Jacob do Bandolim escreveu numa contracapa de um LP, quando gravou Saudades de Guará, “este dispensa comentários”. Pixinguinha diria o mesmo.




Do Consumismo da Linguagem


Se levarmos em conta que falar qualquer coisa está muito fácil, que falamos em excesso e falamos coisas desnecessárias, um novo consumismo emerge entre nós, o consumismo da linguagem.

O problema é que ele produz, como qualquer consumismo, muito lixo. E o problema de qualquer lixo é que ele não retorna à natureza como se nada tivesse acontecido. 

Ele altera profundamente nossas vidas em um sentido físico e mental. O que se come, o que se vê, o que se ouve, numa palavra, o que se introjeta, vira corpo, se torna existência.


Márcia Tiburi



Trecho do
Discurso da Separação Amorosa

Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro.

Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando.
  
Esse interesse raras vezes resulta de uma genuí­na solidariedade. Decorre, na maioria dos casos, de uma situação ambivalente que lembra o mecanismo da gangorra. 


Flávio Gikovate




Desnecessários Deliciosos


Porque eu te amo, tu não precisas de mim. Porque tu me amas, eu não preciso de ti.

No amor, jamais nos deixamos completar. Somos, um para o outro, deliciosamente desnecessários.

Roberto Freire
Psiquiatra, escritor e jornalista
nascido  em São Paulo em 1927Rire


Do Amar

Uns amam pouco tempo,outros demais, uns vendem,outros compram;
Alguns praticam a ação com muitas lágrimas e outros sem um suspiro,sequer: pois todo o homem mata o objeto do seu amor e, no entanto, nem todo homem é condenado à morte.




Quem Mandou Acreditar


Você não desconfia que a cigana te enganou ?É por isso que, quanto mais você reza,mais fantasma de aparece;quanto mais você medita,mais fica com a
cabeça cheia de minhoca.

Bem feito !Quem mandou deixar os gurus do sistema

De Estes Seus Valores de
Plinio Marcos
Que nasceu em Santos
em 29 desetembro de 1935



Da Coragem

Quem perde seus bens perde muito; quem perde um amigo perde mais; mas quem perde a coragem perde tudo.

Miguel de Cervantes
Romancista, poeta e dramaturgo
nascido em 29 de setembro de 1547


terça-feira, 26 de setembro de 2017




Das Perdas
  
Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança.

Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização

Perder, dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas perdas.

Lya Luft
Escritora, colunista e professora universitária aposentada,
nascida em Santa Cruz do Sul, RS, em 1938




Antes da Caridade,
a Justiça Social


Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo.


E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.



Paulo Freire


Dos Solitários

Os solitários são os verdadeiros mestres da sociabilidade, pois o amor ao próximo se nutre dos frutos do deserto.

E se o silêncio é a voz de Deus, a solidão é a sua presença.


Alceu do Amoroso Lima

Nascido no Rio de Janeiro, em1893
crítico literário, professor, pensador,escritor e líder católico..

Adotou o pseudônimo deTristão de Ataíde.


A História Tenebrosa a ser Contada


Se, como é sabido, a História do Brasil está por ser escrita, com maior rigor, e necessidade, está por ser escrita a história do tenebroso período iniciado com o golpe militar de março de 1964, triunfante em 1º de abril.


Nelson Werneck Sodré
Historiador, nascido em 1911,
no Rio de Janeiro






Da Compreensão


Compreender não consiste em elencar dados. Mas em ver o nexo entre eles e em detectar a estrutura invisível que os suporta. Esta não aparece.


Recolhe-se num nível mais profundo. Revela-se através dos fatos. Descer até aí através dos dados e subir novamente para compreender os dados: eis o processo de todo o verdadeiro conhecimento. Em ciência e também em teologia.


(Os sacramentos da vida e a vida dos sacramentos.)

Leonardo Boff Boff




Passageiros de Segunda Classe

Somos todos passageiros da mesma nave espacial chamada Terra. No entanto, como nas caravelas dos colonizadores e nos aviões transatlânticos, viajamos em condições desiguais.


Frei Betto

segunda-feira, 25 de setembro de 2017



Uma Conta Perversa
6 = 100 Milhões

Um estudo sobre a desigualdade social no Brasil mostra que seis bilionários brasileiros detém riqueza equivalente a de 100 milhões da população mais pobre.

O levantamento também mostra que 5% dos mais ricos possuem riqueza  igual  aos outro 95%. Uma desigualdade obscena, uma concentração de renda pornográfica. Mas querem mais, assim como não querem a ascensão da classe mais pobre.

O interessante é que existe gente que defende a pena de morte para bandidos, prisão para menores, e – como é gente  desinformada e alienada – entende que a violência urbana é causada pelo DNA dos marginais, isto é, eles já nascem bandidos.

Para esta gente, manipulada pelo discurso da classe dominante, que usa a grande  mídia como porta-voz, a violência faz parte do instinto selvagem do ser humano, nada tem a ver com a sociedade em que ele vive.

Gente que precisava ler mais, se embrenhar na leitura sobre o ressentimento para entender a causa da violência urbana que assola o Brasil, assim como ler sobre países com índice de violência chegando a zero. Países que tem desigualdade dentro do padrão aceitável para uma sociedade civilizada, distribuição de renda próxima de uma civilização que se diz humana.

Quem sabe esta gente vai entender o que escrevo sobre a violência.



Jorge Nicoli

Ausência

Por que o vazio? Por que o espaço não preenchido? O que é este vão  separando o que vejo e o que realmente sinto?

E por que tu não vieste hoje?


Jorge Nicoli






Livraria especializada em protagonismo feminino negro


A bibliotecária Ketty Valêncio, que mora na zona norte de São Paulo, decidiu investir em um negócio e numa causa. Ela acaba de lançar a livraria virtual e itinerante Africanidades, especializada em autoras negras


Para saber como e onde comprar, visite o site deAfricanidades



Ketty


De Cervantes


O pesar e o prazer andam tão emparelhados que tanto se desnorteia o triste que desespera quanto o alegre que confia.

Miguel de Cervantes
Romancista – autor do clássico D. Quixote -,

poeta e dramaturgo, nascido 1547



Há um Homem Pelas Ruas

Muitos estiveram junto dele e não o viram. Muitos tocaram suas mãos e não o sentiram. Muitos desejaram suas palavras, mas não o ouviram. Muitos juram que ele não existe, mas há um homem pelas ruas.


Sérgio Jockymann
Jornalista, poeta, romancista e dramaturgo,

nascido em Palmeiras das Missões, RS em 1930



  
Apresentando Moacyr Sclar

- Escrevo há muito tempo. Costumo dizer que, se ainda não aprendi, não foi por falta de prática.

- O jeito é deletar – ou apagar – e começar de novo. Sempre melhora. Sempre.

Moacyr Scliar
Escritor e cronista,
nascido em Porto Alegre, em 1937



Uma Classe Enferma


O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem um perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.


Darcy Ribeiro






De Gilberto Freyre

É tão raro o homem de uma só época como raro é hoje raro o homem de uma só cultura ou de uma só raça, ou como parece vir sendo, o indivíduo de um só sexo.


Gilberto Freyre
Nascido no Recife, em 1900.
se dedicou a fazer um interpretação do Brasil
Adicionr à coleção

Preste Atenção
  

O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho
.
Theodore Adorno
Filósofo, nascido na Alemanha



sexta-feira, 22 de setembro de 2017



Esclarecimento Brilhante
Sobre a Precariedade da Educação


Ontem, talvez, tenha entendido porque a educação não anda bem por aqui, pois não é que um professor  esclareceu, afirmando,  com ênfase -  afinal é um professor - , que  a educação é ruim porque os alunos não querem nada com o estudo. Segundo sua brilhante dedução – ou observação – o professor se esforça para ensinar, porém os alunos não querem aprender.

Ainda, de acordo com o iluminado educador, os jovens de hoje, além de preguiçosos,  são mal educados, agressivos. Em suma, pequenos marginais.

E eu que imaginava que a educação ia mal porque o professor ganha pouco, por isso - a maioria – dá aulinhas  e o governo está se lixando para a educação. Sou um alienado mesmo.


Jorge Nicoli


Almas Gêmeas

De onde vem esta melancolia? Quem  a traz? E esta tristeza que a acompanha? Melancolia e tristeza parecem ser irmãs siamesas, geradas num ventre desconhecido. Talvez filhas do Diabo e, quem sabe, trazidas pelas mãos divinas de Deus.


Jorge Nicoli



Bobagens com Rara Qualidade

- A televisão digital vai proporcionar a todos assistirem  as bobagens televisivas com muito mais qualidade.


Jorge Nicoli


O Verdadeiro Rosto da História

O verdadeiro rosto da história afasta-se veloz. Só podemos reter o passado como uma imagem que no instante em que se deixa reconhecer lança um clarão que não voltará a ver-se. “A verdade não nos escapará” - esta palavra de Gottfried Keller caracteriza com exatidão, na concepção da história que têm os historicistas, o ponto em que o materialismo histórico realiza o seu avanço através dessa imagem.
  
Irrecuperável é, com efeito, toda a imagem do passado que corre o risco de desaparecer com cada instante presente que nela não se reconheceu. (A feliz notícia trazida pelo ofegante historiógrafo do passado sai de uma boca que, talvez no próprio instante em que se abre, fala já no vazio.)


Walter Benjamin,
Fil[osofo, nascido em 1892, na Alemanha