quarta-feira, 30 de maio de 2018




Lixo Golpista e Cínico

EDITORIAL DA FOLHA: TEMER É UM CADÁVER ENTRONADO


Resultado de imagem para otavio frias e temer imagem O "Cadpaver" e Otávio Frias Filho, do lixo


O lixo chamado  Folha de S. Paulo faz seu editorial mais violento contra o governo Temer. Diz que Temer já deveria estar fora do cargo há muito tempo e que se tornou um cadáver entronado; para o jornal, a permanência de Temer é o “aviltamento da Presidência da República”.

Dois aspectos a considerar neste “editorial”, o primeiro é o cinismo deste lixo, afinal é um dos responsáveis por colocar um cadáver” no Planalto. O segundo é que fica mais claro que tentam mais um golpe, já que o o outro afundou na lama


Jorge Nicoli





Divagando Sobre a Inveja
e o Invejoso


O invejoso é incapaz de olhar para si, de tentar enxergar em si, virtudes, por isso prefere invejar as virtudes do outro. Talvez, por trás disto esteja a falta de coragem para assumir responsabilidades consigo mesmo, pois ter virtudes significa ser responsável por elas.
  
Esta falta de coragem, leva à frustração de não ser o que poderia ser, então o melhor é projetar no outro o que gostaria de ser e esta fraqueza transforma o invejoso numa pessoa perigosa, obsessiva em busca da destruição de seu objeto de desejo.


Jorge Nicoli





Do Amadurecer


Amadurecer é dolorido, pois é sair dos esconderijos criados para fugir das nossas responsabilidades, é tirar a máscara infantil que usamos para enganar a nós mesmos. Nunca é fácil, portanto é preciso consciência para entender e coragem para mudar.
  

Jorge Nicoli




Do Existir


O homem nasce, mas só começa a existir quando toma consciência de sua existência, para continuar a existir terá que se construir a cada instante, caso contrário só estará no mundo, sem existir. E estar no mundo nada significa, pois só a consciência do existir é que permite ao homem ser do mundo.


Jorge Nicoli




Viver Independe do Conhecer


Faz parte da natureza do homem a eterna busca pelo desconhecido, a alucinada procura por elucidar os mistérios do mundo. O espírito aventureiro, a necessidade de descobrir coisas escondidas em vãos subterrâneos.
  
O homem vive atrás do conhecimento, talvez isso seja o que o mantenha vivo. Inegável conclusão, porém – por ignorância, quem sabe – não consigo compreender a ânsia do homem em querer descobrir novas galáxias, o desespero para saber se em Vênus tem praia ou se em Júpiter há campos floridos, sem falar na paranóia para saber a origem da Terra e dos seres que a habitam, assim como a perda de tempo em discutir se Jesus foi amante de Madalena, se Deus existe.

Sem contar com a nervosa polêmica sobre a existência dos OVNI. Tudo me parece uma grande bobagem. Que importância isto tem na nossa vida? Nenhuma. Da mesma forma que, se um dia, o homem chegar ao pleno conhecimento de tudo, nada mudará em sua vida, pois ela independe de suas descobertas ou de seus conhecimentos.
  

Jorge Nicoli




O Eu, o Vazio e o Nada


Olho para o vazio, dependurado sobre o nada. O vazio é um espaço entre o eu e o nada e o nada é que liga o vazio ao eu. O nada é o princípio, é a ocupação do vazio. Antes do nada só há o vazio, depois do nada vem o eu. Eu sou o espaço que há entre o vazio e o nada.


Jorge Nicoli



Homenagens
Para os que Precisam


Resisto a ideia de ser homenageado, da mesma forma que não desejo ser agraciado com títulos honoríficos. Não é por modéstia, apenas entendo ser uma tremenda chatice as cerimônias, comuns nestes eventos, além de tudo, quando faço algo de bom e de útil o faço porque quero e, sobretudo, porque me faz bem. Deixo as homenagens para aqueles que gostam de ser agraciados, que querem ser reconhecidos como beneméritos e eficientes servos de Deus.


Jorge Nicoli


terça-feira, 29 de maio de 2018



Censura, Estado de Exceção


 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Mulher é impedida de entrar em sorveteria por camiseta com “Lula Livre”


No Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, uma doutora sofre tentativa de censura para ir a uma sorveteria de acesso público por causa da roupa que usa. Em sua camiseta, estava escrito "Lula Livre".

Estamos ou não num estado de exceção? Continuamos indiferentes, preocupados com a gasolina, enquanto isso se planeja um novo golpe, se estabelece a arbitrariedade;


Jorge Nicoli


Fora Temer!
Gritam as Elites Agora?
Mais um Golpe à Vista.


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Não deu certo o golpe, Temer estragou tudo, por isso as elites podres querem ele fora. Estes caras –das elites - não estão interessados no bem da Nação tampouco olham para a população, querem salvar o golpe que se afunda na lama. Querem salvar dando outro golpe, com um arremedo de “parlamentarismo” – Dona Carmen concorda – ou com o simples cancelamento das eleições, com a elevação de um “insuspeito” ministro do STF.

Estas elites apodrecidas e estúpidas adoram golpes. Basta ver a história política deste Brasil de Marielle, de Chico Mendes, de Marighella.


Jorge Nicoli





NDo se Rotular


Tenho a impressão que algumas pessoas se sentem como produtos  expostos em gôndolas de supermercados. Não poupam os rótulos.


Jorge Nicoli


b>


orge Nicoli


Retalhos Mentais de Um Cidadão
(Quase) Equilibrado XII


Sou uma sucessão de erros e fracassos, compulsivamente buscando acertos e sucesso, perdido no centro de uma existência eivada por uma suposta racionalidade e cada vez mais distante da complexa insensatez que me levaria ao ca
o oásis para saciar minha sede de liberdade.


Jorge Nicoli



O Homem Não é o Predador


Que homem destrói o planeta? O homem constrói o  mundo, o que destrói o planeta e o homem é o capitalismo predador.


Jorge Nicoli



Elas Bateram Panelas


As meninas, umas já não tão meninas, filhas de militares mortos que recebem, em caráter vitalício, dos cofres da Previdência 5 bilhões de reais por ano. Quase todas casadas – sem papel assinado, claro -, trabalhando, mas mamando nas tetas do governo. A mamata, felizmente acabou em 2000, porém como não se pode retroagir, até 2060, estas meninas continuarão a sangrar os os cofres da Previdência. 



Jorge Nicoli


Mulher Sem Compostura,
Merece ser Estuprada, diz o Ju
iz

Imagem relacionada


Juiz não reconhece estupro porque vítima tinha bebido e já havia tido relação com acusado

O desembargador Marcos Machado, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, afirmou que não identifica crime de estupro em um caso em que a vítima, de 30 anos, estava alcoolizada, em sua casa, e anteriormente já teria mantido relação sexual com o agressor. O agressor está preso por ter ameaçado testemunhas. Gente fina.

Bom, se ela deu uma vez, o cara tem o direito de usar a hora que quiser, da maneira que quiser, afinal mulher que bebe não tem compostura.
Machismo de dar ânsia.



Jorge Nicoli

segunda-feira, 28 de maio de 2018




Vassalo da Ditadura

Inocenta Temer





Imagem relacionadaJ

Na televisão, o jornalista Alexandre Garcia jogou a culpa pela crise dos combustíveis  nos governos Lula e Dilma pelos incentivos na compra de caminhões. Defendeu Temer claramente.

Este pulha foi porta-voz do ditador de plantão João Figueiredo que, segundo a CIA, mandou assassinar “terroristas”. Este lix, que se auto-denomina jornalista, em algumas ocasiões mostrou preconceito mórbido e racismo abjeto.



Jorge Nicoli
.

Temer ou Um Ser Despido de  Centelha de Vida

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

É
 um desperdício de energia e um desgaste desnecessário ficar  gritando “Fora Temer”. Pedir para tirar alguém que não está não faz sentido. O que vimos na TV é tão somente um boneco, um ser tosco, despido de qualquer centelha de vida.



Jorge Nicoli

Intertexto


Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo.


Bertolt Brecht




OLHA NÓS NA RUA
Doa 2, sábado
11 h, Praça Principal
Lorena



A imagem pode conter: texto


Teatro Que se Passa na Rua


Vocês, artistas que fazem teatro Em grandes casas, sob sóis artificiais Diante da multidão calada, procurem de vez em quando O teatro que é encenado na rua. Cotidiano, vário e anônimo, mas Tão vívido, terreno, nutrido da convivência Dos homens, eis o teatro que se passa na rua.


Bertolt Brecht





Dos Animais


Os animais são seres maravilhosos, quase divinos, porém não conheço nenhum que tenha construído ou inventado algo em benefício da humanidade.


Jorge Nicoli


a


Nada de Que Não se Tenha
Lido Antes


São as indagações, as incertezas, as inquietações, as angústias, que impulsionam nossa vida, ao contrário, as certezas, a paz interior, a sabedoria nos jogam na cama da inércia. A ousadia e a coragem nos tiram do conformismo, o medo e a busca pelo que é fácil nos lançam nos braços da monotonia de um vida não vivida
;

Jorge Nicoli
si





Por que?


Tenho me perguntado sobre o porque desta ansiedade em produzir tanto, como tenho me indagado do porque deste súbito desapego às coisas e às paixões. Estaria eu mais inspirado e mais ansioso? Percebido que não vale a pena acumular coisas e paixões? Ou,  somente consciência de que a vida tem seu prazo de validade?
  

Jorge Nicoli








Não Me Calo


Entre os homens não existe igualdade, existe semelhança. Um homem nunca será igual ao outro, porque ele é uno. Cada homem é um ser único.
  
Os homens são semelhantes, independente da cor de sua pele.
Porém, se não existe igualdade há entre os homens a desigualdade, criada pelo preconceito  pela intolerância em não aceitar o outro como seu semelhante. Resquício dos séculos em que os homens de pele negra foram escravizados. Uma nódoa que mancha nossa história e, ao que parece, difícil de ser removida.

Mas é preciso não esmorecer, é preciso continuar a lutar, para que nossos descendentes possam viver num País em que o homem reconheça o outro como seu semelhante, independente da cor de sua pele.


Jorge Nicoli





Da Indiferença que Corrói


A indiferença atua poderosamente na história. Atua passivamente, mas atua. É a fatalidade; e aquilo com que não se pode contar; é aquilo que confunde os programas, que destrói os planos mesmo os mais bem construídos
.

Antonio Gramsci, filósofo marxista, nascido na Itáçia em 1891


sexta-feira, 25 de maio de 2018


De Gargalhar


Imagem relacionada

Desta paralisação algo faz-me rir, não é que os paneleiros e inimigos de Dilma e do PT estão bravos om o “governo” que eles ajudaram a colocar no Planalto. É de dar gargalhadas vendo o desespero desta gente. Na   realidade uma bando de analfabetos políticos, que é tão ignorantes que  continua a incluir  Lula no meio destes farsantes, esquecendo que nos tempos do PT a gasolina não passava de 3 reais e que nunca houve desabastecimento nem faltou combustível.


Jorge Nicoli


A Voz do Neo-liberalismo Tosco


A defensora das privatizações e economista da Era FHC, Elena Landau diz algo realmente peculiar sobre o efeito das manifestações. ”Mostra que os brasileiros não estão preparados para o livre mercado.” sta senhora já falou que “devia ser proibido criar estatal”.

É a voz  do tosco neo-liberalismo que iria salvar a Argentina, que jogou o Brasil – na Era FHC – nos braços do FMI, que doou patrimônio público, que elevou o preço da gasolina  em mais de 170% em 8 anos, que quase faliu Banco do Brasil Caixa Federal e Petrobras, que manteve o salário mínimo em menos de 70 dólares.


Jorge Nicoli



Do Pensar


= A vigilância constante também faz prisioneiro o carcereiro.

= Ponto de vista, às vezes, é tão somente um modo vesgo de ver as coisas..


Jorge Nicoli



Questões Intoleráveis


Por que o homossexual não deve ser homossexual? Por que o negro não pode ser negro? Por que a mulher não deve viver só? Por que ninguém diz “mãe casada”, mas diz “mãe solteira”? Por que o homem branco nunca é referência?  Por que o nu é condenável? Por que querem criminalizar as crianças? Por que dar a figura feminina sinônimos tão toscos? Por que responsabilizar a mulher pela violência cometida contra ela? Por que a intolerância política e religiosa? Por que a arte incomoda os imbecis? Por que não posso ser o que quero ser? Por que não posso me apaixonar por uma Fada?

Apenas questiono, não espero respostas.



Jorge Nicoli


Não está em mim
                          

Por que procurar em mim o pecado que está em sua cabeça? Por que querer apagar o que escrevo se o que o incomoda está na sua alma? Por que insiste em rasgar minha tela se o que vê esta nos seus olhos? Por  que me escolher  para destilar seu rancor se a iniquidade que procura não está em minha arte?


Jorge Nicoli
libr
Do Imponderável


O sorriso se apaga. E onde estão os verbos para contar a história? O olhar se anuvia.E para onde foram os versos para compor as estrofes? A tristeza se instala e não há história, as lágrimas escorrem e não há as estrofes..

Versos,  verbos e estrofes se perdem no meio da insondável melancolia e o silêncio percorre as veias abertas da imponderável paixão.


Jorge Nicoli
;


O Carnaval dos  Renegado
s

De repente me vejo num turbilhão de imagens multicoloridas, onde fadas, musas,  santos e demônios,desfilam ao som de cítaras e atabaques, envolvidos em densa nuvem de incenso e giro, como se fosse um mestre sala em torno de Maria, que carrega o pavilhão dos renegados por Deus.


Jorge Nicoli

s.

Sonhar,
Não Mais Acordar


Em um ato,  conto o fato. Salto do átrio e alço voo rumo ao alto. Encontro com astros, estrelas e naves espaciais,  deslizo pela via láctea, embrenho-me no meio da poeira cósmica. para ser abençoado por Jorge Guerreiro.

Munido assim, de coragem e versos venço os anjos  e os querubins, digo poemas, caio em teus braços, adormeço e sonho, para não mais acordar.


Jorge Nicoli


quinta-feira, 24 de maio de 2018



É Preciso Discutir  o
Que é ser Branco no Brasil


As pessoas brancas não discutem o que é ser branco no Brasil. O que é ser branco como metáfora do poder, o que significa fazer parte do grupo privilegiado É necessário que os sujeitos brancos se pensem também dentro dessa lógica de como o lugar social dele impacta no lugar do outro, e como o lugar dele é criado através da opressão de outros grupos. Ele acha que o fato de estar em todos os espaços de poder é porque ele é genial, ou porque é um direito natural, e não que isso é construído por meio da opressão de outros grupo
s.


Djamila Ribeiro, nascida em Santos em 1980, feminista, acadêmica,  pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Unifesp.


Penso
que a face mais espúria e covarde do ser humano seja a face da traição.

Como Penso
que prender-se ao passado seja uma maneira de se esconder do presente, abrindo assim, mão do direito de sonhar.


Jorge Nicoli





O Perigo da Paixão Duradoura


As paixões não devem durar mais do que dois anos, para não correr o risco destas se transformarem em amor, o que seria terrível, principalmente para um narcisista, como geralmente é o eterno apaixonado.  O amor aprisiona, sufoca e, o pior, faz com que se olhe para o outro. Inconcebível para um narciso. O amor encarna, difícil de ser eliminado. Quase sempre transcende a própria morte. Tomado pelo amor o indivíduo se perde em versos melosos, declarações tolas. O caos instalado.   

Amar é perder a capacidade de se apaixonar, embora exista quem diga que amar é renovar a paixão a cada instante. Uma grande bobagem. O melhor é não se arriscar a ir além do prazo de validade das paixões.


Jorge Nicoli




Esforço Inútil


Não adianta tentar explicar para as pessoas aquilo que elas não querem saber. Talvez  prefiram continuar não sabendo ou, quem sabe, entendam que aquilo não tenha a menor importância para a sua vida.


Jorge Nicoli




Duas Certezas


Tenho uma certeza, ninguém é insubstituível em nossa vida, como tenho uma outra certeza, tem sempre um alguém que faz uma enorme falta em nossa vida.
  

Jorge Nicoli

m


Presente


Ontem à noite, peguei algumas estrelas caídas no meu quintal e, com elas, fiz um colar para lhe dar de presente Pode ser que a lua enciumada, ameace deixar as noites sombrias, então pedirei a você que abra um sorriso para iluminar as noites escuras.


Jorge Nicoli



Como te Vejo II


Não me canso de te olhar e cada vez mais aprofundo o olhar para te ver como realmente és, então te vejo como feminista munida de um delicioso charme feminino, te vejo como uma mãe atenta e afetuosa, da mesma forma que te vejo como uma guerreira a vencer as batalhas propostas pela vida, usando como aramas, a inteligência e a sensibilidade, além de tudo te vejo com uma inquebrantável humildade, a humildade de quem conhece sua imensa força interior.


Jorge Nicoli



Fragmentos


Sobre a necessidade de se ter um par e a comodidade de ser do lar.  O porquê da estranheza em não querer apenas o calor do fogão e o frescor do tanque. O porquê do espanto em não aceitar o amor incondicional que a tudo suporta; Penso que cabe devaneios por sonhos e espaços, como cabe vida e arte e sinto que paredes e telhados são apenas molduras a compor os desejos de uma mul



Carmen Xavier, Mãe, Mulher, Atriz, colaboradora do Sopa de Cebola



Meritocracia e o Sucesso


Certas pessoas discursam enfaticamente sobre seu sucesso que, segundo elas, é fruto de seu trabalho. Um discurso meritocrático para se dar importância, se inserir como figura notável neste mundo, onde o sucesso parece ser fundamental.


Jorge Nicoli



quarta-feira, 23 de maio de 2018




De Dkanira


Ser feminista interseccional significa perceber, por exemplo, que nem todos os homens podem ser tratados da mesma maneira. Homem negro sofre racismo e pode sim ser discriminado por uma mulher branca nesta questão. Da mesma forma que um homem negro pode ser machista com uma mulher branca. Mulheres não são sempre vítimas e podem sim oprimir quando estão em uma posição de privilégio
.


Djamila  Ribeiro, nascida em Santos, em 1980, feminista, acadêmica, pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Unifesp.



Cabra da Peste


Eu sou de uma terra que o povo padec mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome, olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da Peste, sou do Ceará.



Patativa do Assaré, nascido   Antônio Gonçalves da Silva, em  Assaré, Cearpa em  1909, poeta popular,compositor,cantor e improvisador 




De Jorge de Lima


Olhei para o Céu e vi, quando me voltei para o lado vi, na minha frente lá estava, olhei para o chão e vi novamente, tenha os olhos limpos como o da criança e você verá, está em tudo, com seus servos corajosos, bravos, justos, integros, atentos, dispostos momento a momento, respiração a respiração, Anjos numerosos.
Seja parte do sustento deste lugar maravilhoso.



Jorge de Lima, nascido em União dos Palmares, Alagoas, em 1893, político, médico, poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor


         De Jornalista, de Jornalismo, de Imprensa,
Segundo Alberto Dines


= A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão.

- Jornalismo é serviço público, não espetáculo.

= Jornalistas alarmados produzem manchetes alarmistas. Fariam sucesso criando peças para o teatro de terror.

= Tudo na vida passa pela mídia. Até mais importante do que uma Lei da Imprensa é a sociedade participar do debate sobre os meios de comunicação.

= A maneira de obter a informação afeta seu teor.

= Lembrar é um atributo essencial da condição humana. Só ele produz o horror à violência, a todas as violências. (a propósito do AI- 5/promulgado em dezembro de 1968)

= A curiosidade do jornalista tem de ser a mesma do historiador, e a paciência do historiador, a mesma do jornalista.


Alberto Dines, nascido no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1932, nos deixou ontem,, 22, jornalista, professor universitário, biógrafo e escritor.




Da Greve


Uma greve, inclusive uma modesta, tem conseqüências sociais: fortalecimento da auto-confiança dos operários, crescimento do sindicato, e, com não pouca freqüência, uma melhora na tecnologia produtiva. O assassinato do dono da fábrica provoca apenas efeitos policiais, ou uma troca de proprietário desprovida de toda significação social.



Leon Trótski,nascido no Império Russo, em 1879,  intelectual marxista e revolucionário bolchevique, organizador do Exército Vermelho.


O Pensar de Cortazar


= Ser valente é muito mais fácil do que ser homem.

= Cada vez irei sentindo menos e, recordando mais.

= Vem dormir comigo: não faremos amor, ele nos fará.



Julio  Cortázar, nascido na ERmbaixada da  Argentina em Ixelles, Bélgica,em 1914, escritor.

terça-feira, 22 de maio de 2018


das Intulidades


 Imagem relacionada


ONU REJEITA PEDIDO DE LULA PARA SER SOLTO

=
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou o pedido do ex-presidente Lula para que seja solto no Brasil,

Quando jovm, ainda poeta imberbe, em um de meus versos perguntava “para que serve a ONU?” Hoje, anos depois, a pergunta continua atual. Para que serve esta organização, se não ser para reuniões inúteis.



Jorge Nicoli





Do  Lixo Global


Resultado de imagem para fotos de bonner


Bonner quebra protocolo da Globo e imita toscamente sotaque nordestino de telespectador

Se não bastasse apresentar um lixo, travestido de noticiário, o “jornalista” resolveu ampliar sua cretinice desfilando seu preconceito estúpido.


Jorge Nicoli

ily


O Lixo, Vassalo dos EUA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto



GLOBO SUGERE GOLPE MILITAR COMO SAÍDA NA VENEZUELA


Em editorial, o jornal O Globo, que apoiou os golpes de 1964 e 2016 no Brasil, sugere um caminho para a derrubada de Nicolás Maduro, na Venezuela: a intervenção militar, tese já defendida pelos Estados Unidos.

            Vassalo dos americanos que querem apenas o petróleo venezuelano. Os abutres continuam ameaçando a América Latina. 


Jorge Nicoli