quinta-feira, 9 de julho de 2020



O Re-Encontro com 9 de julho

O que foi a revolução constitucionalista de 1932? – Jornal O Pêndulo

Não raro, tenho atitudes intempestivas, análises  um tanto quanto rasas. Sou humano, nada tenho de sabedoria, nem pretensão em ser mestre. Às vezes, revejo opiniões, pensamentos, atitudes e, nestas ocasiões, me reconcilio – mesmo que fugaz -  com a sensatez.

Este preâmbulo é para me reconciliar com a tal revolução constitucionalista de 32. Entendia, sem me aprofundar, que teria sido uma guerra inútil, promovida por um exército brancaleonico, derrotado e humilhado – até foi – e  que  as comemorações do 9 de julho  eram dispensáveis.. Mas não as são.

Deste movimento, que emanou da população, se fez a Constituição de 34 e fez de São Paulo um estado respeitado.

Interessante é que depois disso nenhum paulista  foi  eleito presidente. Jânio era do Mato Grosso, FHC carioca e Lula, nordestino.

Enfim, está aqui o meu re-encontro com a história.



Jorge Nicoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário