quinta-feira, 31 de janeiro de 2019


Destilando a Raiva

A sensação de impotência nos abate, nos  prostra, nos arremessa ao canto escuro de nós mesmos. É esta sensação que toma conta de mim.

Impotente  estou diante do crime cometido por empresários gananciosos, posseiros da Vale. Crime hediondo. Vão pagar? Claro que não, prisão é para pobres e pretos. Nem monetariamente, a justiça é omissa, conivente e os políticos cúmplices.

            Impotente diante da justiça politizada, mesquinha, que rasga a constituição  e a joga na lata de lixo, quando impede Lula de velar seu irmão. Nenhum condenado, mesmo o mais perigosos, pode ser impedido de enterrar seus mortos. Lula foi..

            A sensação de impotência que assola minha alma. quando leio declarações estapafúrdias de ministros, nomeados pelo Messias. Bando de patetas. Perigosos porque são idiotizados e todo o idiota é perigoso pela própria natureza.

            Triste, impotente, mas  continuarei a destilar minha raiva escrevendo, mesmo que não sirva para nada.

Jorge Nicoli


            




Só Deus Pode nos Salvar




Ricardo Perez, Ministro da Educação acusa colunista do Globo de ser agente da KGB.

            KGB?  O pateta é ministro da educação  e nãosabe que a organização foi extinta em 1991. Será que sabe que caiu o Muro de Berlim? Que a União Soviética não existe mais?  O “novo Brasil” está entregue a patetas do mais alto quilate.


Jorge Nicoli


Penso
que a face mais espúria e covarde do ser humano seja a face da traição.

como penso
que o prender-se ao passado é uma maneira de se esconder do presente, abrindo assim, mão do direito de sonhar.



Jorge Nicoli


Desencantado


Quando se quebra o encanto rola o pranto, o canto se cala e calado no canto acalento o desencanto


Jorge Nicoli


Estranho Cansaço


Estou cansado. Cansaço estranho. Não é no corpo. Sinto-me cansado, um intenso cansaço na alma.



Jorge Nicoli


Minha Boêmia
(Fantasia)


Lá ia eu, de mãos nos bolsos descosidos; meu paletó também tornava-se ideal; sob o céu, Musa! Eu fui teu súdito leal; puxa vida! A sonhar amores destemidos!  O meu único par de calças tinha furos. – Pequeno Polegar do sonho ao meu redor  rimas espalho. Albergo-me à Ursa Maior.
- Os meus astros nos céus rangem frêmitos puros. 

Sentado, eu os ouvia, à beira do caminho, nas noites de setembro, onde senti tal vinho o orvalho a rorejar-me as fronte em comoção; Onde, rimando em meio à imensidões fantásticas,  eu tomava, qual lira, as botinas elásticas  e tangia um dos pés junto ao meu coração!
  


Arthur Rimbaud, poeta, nascido na França em 1854



Cultiva a Tua Diferença


Não és um homem normal. Isso te é uma inferioridade (ou uma superioridade?). Como em tudo o que é diferente. Cultiva a tua diferença. Mas uma diferença pode ser negativa. Esse o teu drama. Porque a tua diferença vai além e fica aquém dos outros. Tu querias ser os outros no em que lhes és inferior e ser diferente no em que lhes és superior. Mas toda a superioridade se paga. Paga e não bufes.


Vergílio Ferreira, escritor, nascido em Portugal em 1916


Imaginação ou Sensibilidade?

Não é certo que para a criação de uma obra literária a imaginação e a sensibilidade sejam qualidades equivalentes, e que a segunda possa sem grande inconveniente substituir a primeira, do mesmo modo que há pessoas cujo estômago é incapaz de digerir e que encarregam os intestinos dessa função. 

Um homem que nasceu sensível e que não tenha imaginação poderá apesar disso escrever romances admiráveis. O sofrimento que os outros lhe causarão, os esforços para o evitar, os conflitos que esse sofrimento e a outra pessoa cruel irão criar, tudo isso, interpretado pela inteligência, poderá constituir matéria para um livro não apenas tão belo como se tivesse sido imaginado, inventado, mas também tão exterior aos sonhos, do autor, se este, feliz, se tivesse deixado arrastar por si mesmo, tão surpreendente para ele próprio, tão acidental como um capricho fortuito da imaginação.


Marcel Proust, escritor, nascido na França em 1871


quarta-feira, 30 de janeiro de 2019



 Que Deus Seja Brasileiro


A gente torce no futebol, para que não chova no final de semana, para que os filhos estejam bem. Torcidas naturais, porquanto nosso time pode perder, pode chover, assim como os filhos podem não estar bem. Quer dizer, existem possibilidades claras de uma coisa ou outra. Agora torcer para que o Messias faça um governo no mínimo razoável é como esperar ver discos voadores. Improvável.

            Este primeiro mês de “governo” foi sucessão de erros, de desatinos internacionais, de desorientação, de incompetência. Discursos inconsistentes, inseguros, sem objetivos. Desastre completo, calado ou falando. Só resta torcer para que Deus seja realmente brasileiro.

Jorge Nicoli



   

De Volta ao Colonialismo

Governo do Messias suspende programa Sem Censura na TV Brasil




Um de seus programas mais antigos da TV Brasil, o “Sem Censura”, foi suspenso pelo atual governo do Messias. Mais um passo na escalada da estupidez que norteia o atual “governo”.

Sem Censura estreou na TV Brasil em julho de 1985, quando a outra  ditadura já agonizava, mas como a elite colonialista e estúpida que comanda o País não consegue viver sem capataz, elegeu o Messias.


Jorge Nicoli  


A Paranóia Anri-Inteligência


Instituto subordinado ao MEC tira do ar vídeos sobre Marx, Engels e Nietzsche

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) tem em seu site a “TV Ines”, com uma série de vídeos em Libras sobre os mais variados assuntos.

Desde que o novo governo tomou posse, alguns desses vídeos estão desaparecendo. Especificamente os que contavam a história de Karl Marx, Friedrich Engels, Marilena Chauí, Antonio Gramsci e Friedrich Nietzche.

Uma palavra para resumir mais este ato de estupidez: Paranóia. É o que move este governo estúpudo, paranoia anti-inteligência. Qualquer centelha de inteligência se corre para os extintores azuis. Neste império da burrice, a cor vermelha está proibida.

Jorge Nicoli  






Quem és Tu?


Tu és um individuo entre outros 7 bilhões e 400milhões de indivíduos compondo uma unica espécie dentre outras 3 milhões de espécies já classificadas que vive em um planetinha que gira em torno de uma estrelinha que é uma entre outras 100 bilhões de estrelas compondo uma unica galáxia entre outras 200 bilhões de galaxias num dos universos possíveis que de tanto se expandir um dia irá desaparecer... Quem és tu?



Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina, Parané, em 1954,  filósofo, escritor,educador e professor universitário


De Whitman


Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado, e disse à minha alma: quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos? E minha alma disse: não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho.



Walt, nascido nos EUA em 1819, poeta, contista e jornalista poeta, ensaísta e jornalista


De  Bukowski


Se vai tentar, vá em frente. Não há outro sentimento como este, ficará sozinho com os Deuses e as noites serão quentes. Levará a vida com um sorriso perfeito, é a única coisa que vale a pena.


Charles Bukowski, nascido na Alemanha, em 1920, radicado nos EUA,  poeta, contista e  romancista 




Ser Surpreendido Por Tudo
ou por Nada


Ser surpreendido por tudo é claro que é estúpido, e não ser supreendido por nada é algo que é considerado muito melhor. Mas isso não é realmente verdade. A minha mente não ser surpreendida por nada é muito mais estúpido do que ser surpreendido por tudo. Além disso, não ser surpreendido por nada é quase igual a não se sentir respeito por nada. E é realmente um homem estúpido aquele que é incapaz de sentir respeito.


Fiodor Dostoievski, escritor, nascido na Rússia em 1821


terça-feira, 29 de janeiro de 2019



Há 60 Anos
Aorendi a Caminhar


Há 60 anos, numa quinta-feira, dia 29 de janeiro de 1959, se lembro bem, às 8 horas da manhã, eu, garoto de 13 anos adentrava o pequeno recinto da Tipografia Zaccaro, dos irmãos Mário Rubens e Antônio Emílio, para iniciar  a aprendizagem da profissão de tipógrafo – hoje extinta. Aprendi, me servindo dela por muitos anos. Porém, mal sabia que a partir daquele dia eu mudaria o rumo da minha caminhada por este mundo. História longa que não cabe aqui.
Restam lembranças e a gratidão imensa ao Mário – que se foi – e ao Palmeira – apelido do Antônio -, por terem indicado o melhor caminho.  



Jorge Nicoli


Cade Nosso Herói?

Engenheiros que prestaram serviço à Vale são presos em São Paulo e em
Minas Gerais

O Ministério Público de São Paulo e a Polícia Civil cumpriram dois mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais contra engenheiros que atestaram a segurança da barragem,, que se rompeu. Em Minas, foram cumpridos outros três mandados de prisão.

Mais uma vez, os canalhas que receberam a doação do Príncipe de França, serão inocentados. Não pagarão indenização e continuarão a matar inocentes e destruir a natureza.

E por falar nisso, cadê p “herói da classe média”, paladino da justiça, dr. Sérgio Fernando? Crimes dessa gente, não vem ao caso?


Jorge Nicoli 


Resultado de imagem para fotos do moro

Passamos das
40.000
visualizações


Nenhuma descrição de foto disponível.

seja nosso parceiro divulgando nosso blog

sopadecebolalorena.blogspot.com.br






Os Dois Mundos

Existe o mundo lá fora que nãoo conheço, há o mundo aqui dentro que não tenho acesso.  Saio para olhar o mundo lá de fora, pouco vejo, está coberto pelas brumas, procuro olhar para o mundo aqui de dentro, nada vejo, está imerso no imenso vazio.  Esforço para fazer parte do mundo lá de fora, não sou aceito,  procuro abrigo no mundo aqui de dentro, não sou acolhido.  Há crueldade no mundo lá de fora e insensatez no mundo aqui de dentro.. Só resta abraçar às minhas angústias para continuar sobrevivendo.

Jorge Nicoli


Da Indignação

Quando não tiver mais as força para gritar contra as injustiças, para lutar contra os desmandos de pequenos ditadores, ainda assim  restará a capacidade de me indignar.

Jorge Nicoli
:po


Das Declarações de Amor

Pensei em Boy George: meu-amor-me-abandonou-e-sem-ele-eu-nao-vivo-então-quero-morrer-drogado. Lembrei de John Hincley Jr., apaixonado por Jodie Foster, e que escreveu a ela, em 1981: "Se você não me amar, eu matarei o presidente". E deu um tiro em Ronald Regan. A frase de Hincley é a mais significativa frase de amor do século XX. A atitude de Boy George - se não houver algo de publicitário nisso - é a mais linda atitude de amor do século XX. Penso em Werther, de Goethe. E acho lindo.


Caio Fernando Abreu, nascido em Santiago, RS, em 1948, jornalista, cronista, dramaturgo

Canalhas Impunes,
de Novo?

A polícia está atrás de empresas de engenharia que teriam atestado que a barreira de Brumadinho não oferecia risco de se romper. Parece que, mais uma vez, vão tentar  livrar a cara dos canalhas, donos da Vale.


Jorge Nicoli


29 de janeiro
124 Anos de Um Barão

= A guerra é uma coisa tão absurda e incompreensível que, quando se registra um combate de amplas proporções, até as baixas são altas.






Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido por Apporelly e pelo falso título de nobreza de Barão de Itararé, nascido no Rio Grande, dia 29 de janeiro de 1895,  jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político.


Batalha de Itararé

A Batalha de Itararé acabou entrando para a a história como a "Batalha Que Não Houve!!!". Exageros a parte pode-se afirmar que houve combates importantes naquele outubro de 1930 que fizeram parte de um conjunto ao qual a batalha final pela cidade de Itararé, em São Paulo se insere. O combate decisivo foi evitado pela decisão do Coronel Paes de Andrade que resolveu parlamentar com o General Miguel Costa, comandante revolucionário. Ocorreram combates em Quatiguá, Capela da Ribeira e na Fazenda Morungava. Em todos são registrados mortos.

Bandeira de Itararé

Itararé, município do Estado de São Paulo, 320 km da capital, ao sul fazendo divisa com o Paraná.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019




A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna


Luis Salvador Carmona, nascido na Espanha em 1708, escultor do século XVIII.




A População não Deve Nada


Banco do Brasil e Caixa abrem contas de doação e agências móveis em Brumadinho


            E a população vai ter que ajudar fazendo doações? A tragédia é de responsabilidade da iniciativa privada., que se sequestre dinheiro destes canalhas, donos da Vale e do Príncipe dos Jardins e seus asseclas, cúmplices  deste crime.



Jorge Nicoli



A Consciência de Matheus


Hoje, por estar especialmente triste, não vou me furtar à queixa: Por que vocês elegeram o nada, o abismo mais tristonho, a moral mais tacanha, a truculência machista, o discurso mais sem poema e sem verdade? Por que essa escolha tão recrudescida e vazia de invenção?

Nós éramos o lugar da invenção da novidade do futuro!!!!!

Tá duro encarar a menor tristeza cotidiana nessa terra azêda que nós viramos desde o golpe, e, definitivamente, desde o voto hediondo e suicida que meu país enlouquecido deu a essa gente tão ignóbil e tão vulgar.


Matheus Nachtergaele, ator consciente de seu papel na sociedade



Da Solidariedade

Tem gente que vive  no inferno de sua vida e, solidária, quer  dividir com outros seus inefáveis demônios.


Jorge Nicoli


O Príncipe Cúmplice

Imagem relacionada

Claro que os donos da Vale não serão punidos, como é claro que o grande cúmplice desta tragédia,  o Príncipe de Paris,  continuará a vomitar livremente seus ideais neo-liberais, encastelado em seu “pequeno” apartamento em Higienóplis.


Jorge Nicoli



Estado Mínimo
Destruição em Massa


O Príncipe das Galáxias doou a Vale, uma empresa estatal lucrativa, com o discurso do estado mínimo e miséria máxima, como consequência. Junto a isso se misturam centenas de mortos e destruição do meio ambiente.  Estes canalhas, donos da Vale, não vão indenizar nenhuma família, não vão recuperar o meio ambiente destruído, não irão para a cadeia. Continuarão a destruir vidas e terras, impunes.



Jorge Nicoli


A Eficiência da Iniciativa Privada


Os mal informados repetem o discurso-padrão de que o Estado não sabe gerir nada, defende, assi, a privatização das empresas  públicas porque, segundo essa classe desinformada, só a iniciativa privada produz lucros - pra quem:? A Vale prova isso, muito lucro, muitas mortes  como bônus aos acionistas. E viva as privatizações.



Jorge Nicoli



28 de janeiro
169 Anos de Marti


- O homem que honra a si mesmo é capaz de ver as virtudes de outro homem.
MartiJohnManuel K TRestauration.jpg


José Julián Mart
nascido dia 28 de janeiro de 1853, em Havana,
escritor e poeta, patriota e mártir,  símbolo da luta de Cuba por independência da Espanha, organizou e unificou o movimento de independência cubana, fundando o Partido Revolucionário Cubano em 1892. Foi assassinado por soldados espanhóis.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Só Faltam 47 Meses


25 dias do governo messiânico e o vazio envolvendo a perspectiva de um Brasil novo. Diante de nós gente desequilibrada  emocionalmente, desqualificada socialmente, despreparada politicamente que se afunda no mar de incoerências, escândalos., falácias. Governo completamente desorganizado se perde na truculência, seu único item programático. No vazio imenso onde  não há nada para se sustentar, o Brasil caminha inexoravelmente para o abismo.

Seria trágico se não fosse ópera bufa, este fragilizado e patético governo, comandado pelo Messias, querer  resolver o problema da Venezuela.  Mas calma só faltam pouco mais de 47 meses para ficarmos livres deste pesadelo.


Jorge Nicoli


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas














Sociedade Cíclica

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis. Eis uma metáfora pela qual os modernos são apaixonados; sempre dizem: “Não se pode atrasar o pêndulo”. A resposta é clara e simples: “Pode-se sim”. Um pêndulo, que é um objeto construído pelo homem, pode ser modificado por um dedo humano a qualquer hora. Assim, a sociedade, que é um objeto de construção humana, pode ser reconstituído sob qualquer forma já experimentada.

Gilbert Chesterton, escritor e ensaísya, nascido na Inglaterra, em 1874
 

J


Não Aprendemos a Lição

Durante os meses de setembro e outubro de 1968, o III Festival Internacional da Canção realizava sua Fase Nacional e, após o resultado, que premiou a bela Sábia, de Tom Jobim e Chico Buarque, se ouviu uma das maiores vaias de todos os festivais, talvez só comparada à dada a Sérgio Ricardo, um ano antes, no Festival da Record.  As vaias intermitentes eram dirigidas exatamente à vencedora. O público queria a canção de Vandré. Além das vaias se ouvia da multidão, uníssono, o coro de “marmelada”. Então Geraldo Vandré, antes de interpretar Pra Não Dizer que não Falei das Flores, segunda colocada,  num belo discurso sobre as funções de jurados e compositores, o encerrou com uma frase antológica: “gente, a vida não se resume em festivais”. Nada mais verdadeiro, os festivais se perderam no meio da poeira do tempo, e a vida continua, assim como se continua cantando a canção de Vandré, aqui e acolá, , cultuando Chico Buarque, e esperando, sem saber, que quem sabe faz a hora.

Jota Pedro, colaborador do Sopa de Cebola

o:p>


Xangô , colaborador do Sopa de Cebola






Não se Pode Esquecer

Em 10 de dezembro de 1948, era aprovada pela Assembléia Geral da ONU, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, sendo o Brasil um de seus signatários. Pois bem, quando este documento completava seu vigésimo ano de vigência, a ditadura militar, que regia o País desde 1964, resolveu, três dias depois, 13 de dezembro de 1968, dizer não  aos Direitos do Homem, promulgando o execrável AI5. O mais sombrio de todos os dezessete  decretos emitidos pela sombria ditadura. A partir daí o regime passou a ser pautado pelas prisões arbitrárias e cassações de mandatos de adversários, intervenções em cidades consideradas estratégicas,  fechamento de sindicatos e de organizações estudantis e, claro, a permissão para torturar e assassinar “subversivos”. O decreto foi assinado pelo então general/ditador de plantão, Costa e Silva, Logo Costa  e Silva seria afastado, sob a alegação de que estava doente, uma junta militar tomou conta do poder para entregá-lo ao General Garrastazu Médici, um dos grandes assassinos da história da humanidade. Nunca foi julgado, mesmo porque o brasileiro é um povo bonzinho e,  preferindo perdoá-lo, assim como perdoou todos os  ditadores assassinos. 

Xangô , colaborador do Sopa de Cebola





Há 102 Nascia Callado

= Quem opta pelo regime autoritário não tem fé nem apreço pela criação artística


Immagine di Antônio Carlos Calado


Antônio Callado
nascido dia 26 de janeiro de /1917 no Rio de Janeiro,  escritor, jornalista e dramaturgo.



26 de janeiro
75 Anos de Ângela


É preciso compreender que classe informa a raça. Mas raça, também, informa a classe. E gênero informa a classe”, diz. “Raça é a maneira como a classe é vivida. Precisamos refletir bastante para perceber as intersecções entre raça, classe e gênero, de forma a perceber que entre essas categorias existem relações que são mútuas e outras que são cruzadas. Ninguém pode assumir a primazia de uma categoria sobre as outras.

  (Foto: Reprodução/Blog da Boitempo)


Angela Davis
Nascida dia 26 de janeiro de 1944,

autora e ativista negra,  militante na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Foi uma polêmica figura da sociedade norte-americana e membro do Partido Comunista no país.



137 Anos de Virgínia


= Cada um tem o seu passado fechado em si, tal como um livro que se conhece de cor, livro de que os amigos apenas levam o título.




Virginia Woolf

nascida dia 25 de janeiro de 1882,  na Inglaterra,  escritora,  escreveu vários romances e ensaios políticos. Seus clássicos incluem “Entre os Atos e Diários”, “Orlando” ,
13

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019



Mais Um Pateta
 
Novo presidente do Inep defende que escolas resistam ‘a ideologias e crenças inadequadas  
O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, afirmou, que o Brasil necessita de uma nova escola com “resistência a ideologias e crenças inadequadas ou inconsequentes”.
Declarou que “algumas (dessas ideias) têm origens e interpretações superficiais, de pseudointelectuais ou de um oportunismo político-partidário que levou o nosso país a uma situação insustentável.”

            Tem razão, tanto que se elegeu o Messias. Falando sério, ele fala de que? Que ideologias são essas? Mais um pateta neste governo de patetas.


Jorge Nicoli


Santo Capitalismo

Ouvi que as 26 pessoas mais ricas do mundo têm renda superior a 4 bilhões de seres humanos. Isto é, mais da metade da população mundial tem menos do que um insignificante número de privilegiados.

Começo a acreditar que o capitalismo é único sistema que pode nos proporcionar ascensão  econômica. A livre iniciativa é a solução para sanar a pobreza no mundo.


Jorge Nicoli


 Arrogantes



Secretário de estado americano não quer cumprir ordem de expulsão de Maduro


O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que Nicolás Maduro não tem autoridade legal para romper relações diplomáticas com os Estados Unidos, pois Washington não reconhece seu governo. Ele também afirmou que o governo americano não vai retirar seus diplomatas da Venezuela, o que significa ignorar uma ordem emitida mais cedo por Maduro.

Se acham os donos do mundo, desrespeitam países que não se submetem às suas ordens. Um raça de gente arrogante, prepotente e estúpida, assim como são todos os imperialistas.


Jorge Nicoli


O Pensar de Lacan


= Há alguma coisa que se repete na sua vida, que é sempre a mesma, essa é a sua verdade. E o que é essa coisa que se repete? É uma certa maneira de gozar.

= Ponham algo de si na psicanálise, não se identifiquem comigo. Tenham seu estilo próprio, pois eu tenho o meu.



Jacques-Marie Émile Lacan, nascido em Paris, em 1901, mpsicanalista 



lágrimas/sangue

as lágrimas escorrem
pela face do poeta
e misturam-se
ao sangue coagulado
no peito
da jovem negra


Jorge Nicoli






Brechtniana


Que tempos são esses em que vestir vermelho é arriscar-se a ser linchado? Que tempos são esses em que discordar é ser estigmatizado como idiota? Que tempos são esse em que defender um ideal é quase um sacrilégio?

Vivemos num tempo de guerra em que o sol se esconde atrás de sombrias nuvens, em que o temporal do ódio e da intolerância ameaça os ares puros da liberdade, onde paira a discórdia entre os homens.
Que tempos são esses em que o risco de se exilar em sua própria terra torna-se eminente? Vivemos num tempo de guerra
em que a defesa dos direitos e da liberdade é considerado quase um crime.

(Parte dos versos são
de Berilt Brecht)



Jorge Nicoli




Uma  opção


Onde tu estavas quando vivíamos sob a égide das baionetas? Eras, ainda, um desconhecido e anônimo cromossomo? Ou um acovardado, escondido atrás do manto do conformismo? Se ainda não eras nem um projeto de gente, haveremos de entender , se eras apenas um conformista, terás de reavivar tua memória, lembrar-te das mordaças e dos gritos que ecoavam dos porões daqueles tempos de sombras, das lágrimas derramadas por pais e irmãos em busca de notícias e corpos. Se nem um nem outro sabeis dos tempos sombrios por que não procuras saberdes? Agora, se não te fazes bem o ar da liberdade é porque teus pulmões estão tomados pela cinza da intolerância, se não consegues cantares de alegria, talvez estejas rouco, por engolirdes o ranço das falácias e se teus olhos não consegues ver o nascer do sol é porque estais cego pela maldição do ódio.

Pode ser que eu esteja equivocado porém prefiro continuar a entoar o cântico da liberdade a correr pelas ruas e praças se banhando no sol de um novo mundo


Jorge Nicoli




Constatação de um Escrevinhador

Só escrevo movido por minhas angústias, minhas inquietudes e minhas paixões – sempre – improváveis. Tenho a clareza de que, se um dia elas me abandonarem serei incapaz de delinear uma frase sequer.

Jorge Nicoli


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019



Brecht e o Teatro Épico

"Épico" é um adjetivo que se refere a algo que relata uma ação heróica. No teatro grego antigo, temos os heróis e suas histórias, seus feitos. Brecht escreveu seus textos na primeira metade do século 20, acompanhou um mundo que passou por duas guerras mundiais, viu o surgimento do socialismo com a Revolução Russa de 1917, sofreu a perseguição nazista. Seu teatro épico é uma forma de discursar seus ideais  Brecht recusa o espetáculo como hipnose ou anestesia: o espectador deve conservar-se intelectualmente ativo, capaz de assumir diante do que lhe é mostrado a única atitude cientificamente correta - a postura crítica. É com a quebra da quarta parede e o diálogo do ator com o público que Brecht aspirou a essa postura crítica da sociedade frente aos acontecimentos...

Excerti de texto de
Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP. Arte).