segunda-feira, 14 de agosto de 2017




Cinema

Filme a re/Ver

 http://br.web.img3.acsta.net/medias/nmedia/18/90/78/52/20295598.jpg

As Vantagens de Ser Invisível, 2012, Direção Stephen Chbosky, conta a história de Charlie, um garoto inerte à vida, filho mais novo entre três e um tanto distante de seus pais que aparecem eventualmente e que, no inicio do ano letivo, espera reverter a situação da “invisibilidade”, conta para isso com Patrick, novo amigo homossexual que passa pelos conflitos de sê-lo, e que leva com bom humor – fuga da realidade? -  e sua meio irmã Sam. Enquanto Sam prefere tratar sua insegurança e baixa auto-estima em péssimos relacionamentos,   comum entre eles, assim como a cumplicidade, e ambos adoram flertar com a liberdade. Charlie é misterioso e traz consigo fortes resquícios de uma infância perturbadora, porém a relação com Sr. Anderson, professor de literatura, passa a ser inspiração e referência para o seu futuro.  Parece filme da sessão da tarde mas que, na realidade, aborda questões pertinentes ao ser humano,  é uma delas, que dá nome ao longa, é a dificuldade dos jovens de se inserirem no mundo. São “invisíveis, às vezes, para a sociedade, aqui representada pela escola. que marginaliza os “deslocados”.

Dentro deste quadro Charlie se tornar visível a partir do olhar do outro, perde o receio da visibilidade. Que o supreende.

E por falar em visibilidade, o que é realmente invisível é a estrutura familiar, apenas os pais de Charlie aparecem, mesmo que de forma decorativa. com aparições superficiais, uma forma de reforçar o desinteresse pelos jovens, uma resistência por suas questões e, por que não, ao que é novo.  Mas a vida segue seu fluxo natural, sem grandes atalhos, realista, assim como a vida deve ser.

 Carmen Xavier
Mãe, Mulher, Atriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário