sábado, 31 de março de 2018



Brecht iria adora.
Eu também




Mulher interrompe aos gritos peça sobre política no Festival de Curitiba

Aconteceu no 27º Festival de Curitiba, o público se deparou com uma situação que fugiu do roteiro da peça “Manual de Autodefesa Intelectual”. A mulher gritava que tinha pago ingresso para ver teatro e  não política. Foi vaiada, mas continuou na plateia.

Bertolt Brecht, o dramaturgo alemão entendi que o espectador não podia ser passivo. portanto iria adorar, mesmo porque era uma oportunidade para se discutir a função do teatro. Na realidade eu também adoraria uma situação destas.


Jorge Nicoli, diretor de teatro

Quase uma poesia

Sentado no meio da sala vazia
olho com olhos vagos
a imensidão dó nada
e nada há além do enorme vazio
que preenche o vago espaço
da sala em que acomodo
a minha extensa solidão



Jorge Nicoli


À Prova de Balas
(para Manuela)

As balas podem calar a voz, as balas  podem cerrar os olhos,  as balas podem cortar as mãos, as balas  podem destruir estruturas, as balas podem servir aos covardes.  As balas só não podem assassinar as ideias, porque as ideias  são à prova de balas

Jorge Nicoli

Imagem relacionada


Manuel d´Ávila, deputada estadual gaucha




Dos Afetos

- Os afetos, numa relação, razoavelmente saudável,  podem ser demonstrados ou não, porém toda a relação,  só sobreviverá se houver afetos compartilhados.


Jorge Nicoli


Tropicália,
Duas canções essenciais

Vamos duas canções essenciais para se começar a entender a Tropicália, Geléia Geral, de Gilberto Gil/Torquato Neto e Tropicália, de Caetano Veloso. As duas, com letras longas, com versos parecendo dispersos  (comuns no tropicalismo), com a normais variações de gêneros musicais. Geléia Geral, que tem arranjo de Rogério Duprat, desmistifica o discurso elitizado bossanovista, misturando folclore, Frank Sinatra, Mangueira, Portela, dizendo que tudo é permitido, que tudo é divino maravilhoso. Já Tropicália (arranjo de Júlio Medaglia) usa e abusa das variações tanto na melodia quanto na letra, povoada de imagens mostrando o Brasil que Oswald de Andrade .  É claro que a Tropicália não se resumiu  nestas duas canções, mas é primordial para  quem queira entender o universo musical deste movimento, que durou pouco, mas mudou os rumos da MPB.


Resultado de imagem para fotos caetano e gil juntos


Jota Pedro, colaborador do Sopa de Cebola

quinta-feira, 29 de março de 2018







O Pensar de Manuela

- Nossas ideias são à prova de bala.

Manuela d'Ávila nascida em Porto Alegre em 1981, jornalista,deputada e pré-candidata à Presidência da República pelo PC do B



Resultado de imagem para manuela d´ávila fotos


Não dá para Ser Omisso


Não dá para ignorar a ameaça que ronda o País, como não dá para  ficar indiferente a esta ameaça. O fascismo, graças à mídia tendenciosa e a omissão da justiça, reaparece com força e sua tradicional ignorância ameaçando a liberdade e nossa já frágil democracia.

Ignorar isso é ser omisso e a omissão é a porta aberta para a opressão
.


Jorge Nicoli

Resultado de imagem para imagens do fascismo




As Linguagens do Amor


As três linguagens do amor concreto: a linguagem da cabeça, a linguagem do coração e a linguagem das mãos. Tem que haver harmonia entre as três, de tal maneira que você pense o que sente e o que faz, sinta o que pensa e o que faz e faça o que sente e o que pensa. Isto é o concreto. Ficar somente no virtual é como viver numa cabeça sem corpo.


Francisco,  que nasceu Jorge Mario Bergoglio; na Argentina em 1936, jesuíta e o 266.º Papa da Igreja Católica 






Da Leitura


Os livros mudam o destino das pessoas. Substâncias perigosas, servem para acalmar e atiçar; abrir novas possibilidades e nos fechar em universos circunscritos; estimular a ação ou estimular a prudência. O fato é que ninguém passa incólume a uma boa leitura. Entra-se de um jeito e a saída é de outro, mesmo sem que se saiba de antemão como sairemos.



Ignácio de Loyola Lopes Brandão, nascido em Araraquara em 1936, contista, romancista e jornalista 



Da Filosofia


- A meta ideal da Filosofia continua sendo puramente a concepção do mundo, que precisamente, em virtude de sua essência, não é ciência. A ciência não é nada mais do que um valor entre outros.



Edmund Husserl, nascido na Alemanha em 1859,  matemático e filósofoque estabeleceu a escola da fenomenologia.

O Pensar de Fromm


- Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.



Erich Fromm, sociólogo, de origem judaica,  nasceu na Alemanha em 1900. 

O Pensar de Roberto Freire
(psicanalista)



- Estar vivo não nos distingue radicalmente dos mortos; mas, estar apaixonado, sim.

- Tragicamente, o ser humano se habituou a viver migalhas do amor, porque na sociedade capitalista há uma regra infalível: quem ama não fica rico.




Roberto Freire nasceu em São Paulo, em 1927. médico e especializou-se em psicanálise.


O Pensar de Gikovate


Tornamo-nos efetivamente tolerantes e entendemos o que significa respeito humano justamente quando aceitamos, de modo definitivo, sem dor e até com crescente sensação de alegria, que somos todos diferentes e que, lógico, viveremos de forma menos padronizada.



Flávio Gikovate, nascido em São Paulo em 1943 médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor.

quarta-feira, 28 de março de 2018


Temer Não,
Del Nero Sim


Resultado de imagem para del nero tite fotos



O técnico da seleção brasileira de futebol, Tite,  afirmou que não vai visitar o “presidente” Temer, nem antes da viagem à Rússia, nem se o Brasil for campeão. Então pensei, ele é dos nossos.

Ledo engano, pois quando perguntaram sobre a corrupção na CBF, saiu pela tangente, dizendo que não  era hora de falar sobre o assunto e que o mais  importante é a seleção. Traduzindo, o mais importante é o salário e o status. Não vai ao Planalto, mas aceita ser funcionário do Del Nero, que não pode sair do País para não ser preso.


Hipocrisia pura,  acovardado, receio de perder o emprego, talvez menos pelo dinheiro - tem cacife para atuar em qualquer clube aqui ou lá fora - , e mais pelo status, pela vaidade. Decepcionante.

Jorge Nicoli, que torce para a Argentina



Até Quando a Indiferença?

Apertaram o gatilho de novo. Desta vez contra o Lula. São os mesmos de sempre. Desta vez não acertaram ninguém, pode  ser que da próxima vez não errem.

E nós, continuamos indiferentes, esperando que a polícia, a justiça resolvam agir para impedir este avanço fascista.  Somos ingênuos ou acomodados?



Jorge Nicoli

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé


Elementais
                                                                                                                                              
Há um rastro de luz no ocidente,
veem-se estrelas e nuvens escuras...
é noite... há olhos e pios distantes,
e no ar, uma certa candura;

letras em versos, notas musicais,
esses elementos, esses vultos,
seres de luz, esses elementais
ocultos no oculto dos cultos;

que, à noite, passam num flash, feito flechas,
como este março que se vai  – já é abril.
Por que tudo passa? É sempre a mesma pergunta.

Tudo passa porque Deus quer, ele deixa.
Esta tarde também se foi, mas, quem percebeu?
– Só  esses seres que o olhar humano não assunta.


Antonio Carlos Galhardo, poeta, cantor, defensor das causas do meio ambiente, nascido em Guaratinguetá em 1953




Sonhar,
Não Mais Acordar


Em um ato conto o fato. Salto do átrio e alço voo rumo ao alto. Encontro com astros, estrelas e naves espaciais,  deslizo pela via láctea, embrenho-me no meio da poeira cósmica. para ser abençoado  por Jorge Guerreiro.

Munido assim, de coragem e versos venço os anjos  e os querubins,
digo poemas, caio em teus braços,
adormeço e sonho, para não mais acordar.


Jorge Nicoli



Jesus, Muito Mais que um Mqrketing


Esta semana  nos chama para uma reflexão sobre a figura de Jesus. Seria uma  produto de marketing muito bem elaborado?  Como o de  um certo refrigerante.  Altamente consumido em todo o mundo o tal refrigerante vai sobreviver por milhares de anos? Provavelmente não. Então qial seria o segredo do sucesso desta figura que, verdadeira ou não sobrevive há mais de dois mil anos e parece que vai permanecer mais uns bons milhares de anos. Isto se uma destas inúmeras profecias sobre fim do mundo não acontecer de fato.

O mundo não vai acabar, portanto a figura mítica e mística de Jesus permanecerá entre os homens de fé, também entre os homens de pouca fé ou daqueles de nenhuma fé,

Deixando de lado a improbabilidade da Santíssima Trindade ou do Filho unigênito de Deus, tese desmistificada por qualquer aprendiz de cientista, o fato é que os Evangelhos com os ensinamentos do Mestre continuam – e continuarão – a ser uma fonte de estudos, assim como um cabedal de conceitos de grande valia. Mesmo para aqueles que não acreditam em sua existência. Sobretudo, há ainda a singularidade dos quatro Evangelhos, a mesma história contada por quatro pessoas diferentes, sendo que duas delas – Marcos e Lucas – nunca viram Jesus.

Há de se perguntar, o que levaria um ateu a propor uma reflexão sobre Jesus?  Talvez seja apenas um curiosidade por esta figura enigmática ou, quem sabe, um profundo respeito pelo que há de beleza nos Evangelhos.


Jorge Nicoli

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livreJesus, do filme de Pier Paolo Pasolini, O Evangelho Segundo São Mateus, 1964

t'> 


Se Pertencer

Numa sociedade que se move pelo status e aparência, a  relação com  o corpo está, infelizmente, subordinado a certos paradigmas e imposições sociais. Principalmente, o corpo feminino, sempre visto como um convite ao prazer sexual masculino, onde qualquer ato ou aparência pode ser encarado como algo provocativo ou sensual. Porém, a mulher devería se enxergar livre de toda regra e desejo alheio. As roupas que se usa, as formas que se expõe, o  jeito, nada pode ser responsabilizado pelo o que outro sente. O que é despertado só pode ter sentido e razão naquele que sente. Não em quem o desperta.

A única regra que deveria valer  é o próprio conforto e bem-estar. Não  deve se vestir e nem estar preocupada com a impressão que vai causar no outro, mas sim, no prazer que se sente ao se ver.  E isso é difícil quando não se pertence.

Na maioria das vezes, se repete um padrão, que a mídia mostra ou  aquilo que o “mundo fashion”  apresenta como o ideal. Se  repete o que as celebridades usam, se copia os “modelos” incutidos socialmente; e estipula como devem se comportar Se vestir conforme a idade  e na rua,  mulheres tão parecidas, parecem terem sido “fabricadas” em série. A maioria alisa os cabelos e gasta tempo e muito dinheiro para transformar suas formas naturais.

Não existe o mesmo peso quanto a imagem do homem. Aliás quando eles subvertem o que seria considerado “normal” é tido como interessante e autêntico. Porém, a imagem da mulher está tão aprisionada aos conceitos externos que nem se percebe a violência contra sua essência. É impressionante o número de títulos de revistas, livros, artigos que apresentam fórmulas para se  “valorizar”, para ser mais atraente ou transparecer seriedade, como se dependesse disso para descobrir e “mostrar” quem realmente se é.

Portanto parem de ditar regras sobre o comportamento das mulheres.  Deixem-nas ser livres. Elas já suportaram, por muito tempo, o peso do mundo masculino. São milênios carregando este fardo, encaradas como serviçais,  objetos  do prazer e do bem-estar alheio. Nunca de si.


A imagem pode conter: Silvia Ambrósio, sorrindo Sílvia Ambrósio, jornalista e atriz, de Cachoeira Paulista





O Pensar de Merleau-Ponty


- Por meu campo perceptivo, com seus horizontes espaciais, estou presente em meu meio, coexistindo com todas as outras paisagens que se estendem além, e todas essas perspectivas formam juntas umas única onda temporal, um instante no mundo.



Maurice Merleau-Ponty, nascido na França em 1908 filósofo fenomenólogo 



Da Educação do Homem


- O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança.



Carl Ransom Rogers m nascido nos EUA em 1902, Psicólogo humanista, desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa. 



O Pensar de Jaspers


- As perguntas em filosofia sao mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta.

- O poder dos escritores está na força de persuasão. Embora sejam frequentemente desconsiderados, em razão de sua impotência, são os escritores que dão vida às formas de representação e aos modos de pensamento.



Karl  Jaspers, nascido na Alemanha em 1883,  filósofo e psiquiatra.


O Pensar de Lacan


- Ponham algo de si na psicanálise, não se identifiquem comigo. Tenham seu estilo próprio, pois eu tenho o meu.

- Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou.



Jacques Lacan, psicanalista, nascido na França em 1901

terça-feira, 27 de março de 2018


Do Apaixonar-se


Apaixone-se! Não paga nada, faz bem aos olhos , chacoalha a alma, desarruma o coração, mas nos põe vivos e prontos para o destempero das emoções... ao contrário, o corpo fica repousado no frágil a tecido da alma Apaixone-se e curta a delícia dos pequenos sofrimentos...


José de Lima, poeta, ator, diretor de teatro e professor, nascido em Guaratinguetá em 1955, radicado em São Paulo








Se Emocionar com Leminski


A imagem pode conter: 1 pessoa


Ervilha da Fantasia, documentário para TV, sobre o grande escritor, poeta, tradutor e professor Paulo Leminski, realizado em 1985 por Werner Schumann. São pouco mais de 25 minutos de sensibilidade, de  inteligência e de um profundo e esclarecedor discurso sobre  a poesia e o poeta. Leminski tem razão quando diz que os povos amam seus poetas. Pena que ele não tenha percebido a importância da terapia na vida de algumas pessoas.
           
Documentário disponível no you tube


Jorge Nicoli




O Pensar de Walter Benjamin


- Quanto mais esquecido de si mesmo está quem escuta, tanto mais fundo se grava nele a coisa escutada.

- Uma das principais tarefas da arte sempre foi criar um interesse que ainda não conseguiu satisfazer totalmente.



Walter Benjamin, nascido na Alemanha, de origem judaica,  em 1892, ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo.


Aspectos Positivos do Trabalho


O trabalho é bom para o homem. Distrai-o da própria vida, desvia-o da visão assustadora de si mesmo; impede-o de olhar esse outro que é ele e que lhe torna a solidão horrível. É um santo remédio para a ética e a estética. O trabalho tem mais isto de excelente: distrai a nossa vaidade, engana a nossa falta de poder e faz-nos sentir a esperança de um bom evento.


Anatole France, escritor, nascido na França em 1844




Usar as Palavras dos Outros com Cuidado


Um escritor exprime-se em palavras que já foram usadas porque elas exprimem melhor a sua ideia do que ele mesmo o pode fazer, ou porque são belas e espirituosas, ou porque espera que elas toquem uma corda de associação na mente do seu leitor, ou porque deseja mostrar que é culto e lido.


As citações devidas a este último motivo falham invariavelmente: o leitor inteligente descobre-o e passa a desprezar o autor; o leitor menos avisado talvez fique impressionado, mas ao mesmo tempo sente repulsa, pois as citações pretensiosas são o caminho mais seguro para o tédio.



Henri Watson Fowler, professor, nascido na Inglaterra em 1858




Loucura Subjetiva


Às vezes não tenho tanto a certeza de quem tem o direito de dizer quando um homem é louco e quando não é. Às vezes penso que não há ninguém completamente louco tal como não há ninguém completamente são até a opinião geral o considerar assim ou assado. É como se não fosse tanto o que um tipo faz, mas o modo como a maioria das pessoas o encara quando o faz.


William Faulkner, escritor, nascido nos EUA em 1897




O Verdadeiro Filósofo


Se a ideia de Deus não é conhecida na natureza, deve portanto tratar-se de uma invenção humana... Mas não me olheis como se eu não tivesse sãos princípios e não fosse um fiel servidor do meu rei. Um verdadeiro filósofo não pretende de modo algum subverter a ordem natural das coisas. Aceita-a.  Só pretende que o deixem cultivar os pensamentos que consolam uma alma forte. 

Para os outros, é uma sorte que existam papas e bispos para reter as multidões da revolta e do crime. A ordem do Estado exige uma uniformidade do comportamento, a religião é necessária ao povo e o sábio deve sacrificar parte da sua independência para que a sociedade se mantenha firme.



Umberto Eco, escritor e filósofo, nascido na Itália em 1932




O Prazer de Viver


É o prazer de viver que dispersa, suprime a concentração, paralisa todo o impulso para a grandeza. Mas sem prazer de viver... Não, a solução não existe... A menos que seja uma solução fazer de um grande amor uma raiz e nele encontrar a fonte de vida sem o castigo da dispersão.



Albert Camus, escritor, ensaísta, novelista, dramaturgo, filósofo francês, nascido na Argélia em 1913


segunda-feira, 26 de março de 2018



Um Lixo  Fétido

A imagem pode conter: texto

Não tenho aparelho de TV em minha casa, prefiro uma mente saudável, porém nos domingos ao tomar meu café na padaria, sou obrigado a ouvir a programação do lixo global.

A manhã é recheada com programas otimistas, mostrando um Brasil maravilhoso, em que o tal empreendedorismo é o caminho para o sucesso. No campo, nas pequenas empresas, no esporte, só não progride quem não quer. O pódio é acessível a todos, assim como mas bobagens novelísticas  que assolam os lares brasileiros.

Saio de lá com a  clareza de que nada mais fétido e nauseabundo do que este lixo chamado Globo.



Jorge Nicoli


Aproveitar o Lampejo de Inteligência


O que dizer se nada se tem a  dizer? Poe que não aproveitar o silêncio das palavras? Calar-se, vez ou outra, pode ser um lampejo de inteligência.



Jorge Nicoli


A humanidade de Deus


Na realidade sou o quê? Um Deus? Um homem? A mistura dos dois, quem sabe? Um Deus-homem com poder, mas que pode pecar e sair dançando pelas ruas e praças, sem me importar com os olhares de recriminação. Mas Deus não pode dançar nem pecar. Sou um homem-Deus. Criei meu céu e meu inferno, coloquei o bem e o mal numa só alma, o bom e o mau num só espírito. Concebi a unidade dos opostos, dei à luz a escuridão e pari as sombras, estabeleci a ordem nas guerras urbanas, e deixei a desordem proliferar nos campos santos.

Manchei com sangue o branco da paz e limpei a face do Cristo com a bandeira vermelha, beijei a face do demônio, bailei com os anjos, comi o pão que o diabo amassou e sorvi o vinho sagrado das cerimônias religiosas.

Fiz poemas para as prostitutas e sexo com as puras, apertei a mão dos marginais e dei às costas aos homens de bem. Ordenei que o pecado e o perdão fizessem as pazes, que o puro e o ímpio se abraçassem. Girei nos terreiros com os Orixás e me ajoelhei diante das imagens de santos e virgens, rezando em latim. Sou o quê? Sou Deus que se fez homem.

  
Jorge Nicoli





Sou Apenas Um Escrevinhador


Vez ou outra cometo algumas frases pseudo filosóficas, porém sem nenhuma pretensão de ser um filósofo, até porque me falta o conhecimento necessário para tanto e as tais frases são apenas reflexões, que resolvo compartilhar, sem a mínima intenção de convencer ninguém.

Não pretendo ser guru, muito menos mostrar caminhos para quem quer que seja tampouco liderar algum movimento filosófico ou ideológico. Não tenho nenhuma vocação para ser um Buda ou um Bakunin, quero continuar a ser apenas um escrevinhador de frases.


Jorge Nicoli






O Pensar de Sartre


- O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.

- Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.


Jean-Paul Sartre, filósofo, escritor e dramaturgo, nascido na França em 1905





O Pensar de Saramago


- Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo.

- Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais.


José Saramago, escritor, nascido em Portugal em 1922




O Pensar de Foucault

- De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco.

- Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.



Michel Foucault, filósofo, nascido na França em 1926


O Pensat de Hannah


- O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido.

- Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime.


Hannah Arendt, filósofa, de origem judaica, nascida na Alemanha em 1906
 9



O Pensar de Simone


- Quanto mais o nível da técnica aumenta, mais as vantagens que os novos progressos podem trazer diminuem em relação aos inconvenientes.


- O bem é aquilo que dá maior realidade aos seres e às coisas; o mal é aquilo que disso os priva.



Simone Weil, filósofa, nascida na França em 1909

sábado, 24 de março de 2018



Retalhos Mentais de Um Cidadão
(Quase) Equilibrado II


O que me mantém vivo? Meus escritos ou minhas eternas e irresponsáveis paixões? Escrevo para aplacar as angústias que se apoderam de mim, me apaixono para não deixá-las se perderem, num círculo vicioso e insano. Nas angústias estão a vitalidade e a força de meus textos, nas paixões está a fonte de onde jorram as angústias que me impelem a escrever compulsivamente. Por isso fujo do amor, que é a morte das paixões, para continuar me apaixonando irresponsavelmente, dando vida as angústias que farão fluir meus versos para que eu possa viver plenamente.


Jorge Nicoli
-b






Nada de Que Não se Tenha Lido Antes


São as indagações, as incertezas, as inquietações, as angústias, que impulsionam nossa vida, ao contrário, as certezas, a paz interior, a sabedoria nos jogam na cama da inércia. A ousadia e a coragem nos tiram do conformismo, o medo e a busca pelo que é fácil nos lançam nos braços da monotonia de uma vida não vivida.
Os animais são seres maravilhosos, quase divinos, porém não conheço nenhum que tenha construído ou inventado algo em benefício da humanidade.



Jorge Nicoli


Por que?

Tenho me perguntado sobre o porque desta ansiedade em produzir tanto, como tenho me indagado do porque deste súbito desapego às coisas e às paixões. Estaria eu mais inspirado e mais ansioso? Percebido que não vale a pena acumular coisas e paixões? Ou,  somente consciência de que a vida tem seu prazo de validade.


Jorge Nicoli

sexta-feira, 23 de março de 2018

A República Fascista
A imagem pode conter: texto
Milícias de direita agridem com chicotadas mulheres
que iam para a manifestação pró-Lula

Às vezes sou um otimista, sempre espero que o pessoal do Sul desminta a imagem que tenho de parcela do povo de lá. Não colabora, não resiste ao uso de violência, de prepotência, de racismo e, principalmente, de um fascismo  entranhado na mente e no coração.


Jorge Nicoli


Divagando Sobre o Acaso


Há casos que acontecem por acaso, embora haja quem diga que nada acontece por acaso e se nada acontece por acaso, os casos não seriam por acaso. Neste caso, o acaso não teria função, passando a ser um mero acaso.


Jorge Nicoli

sa


Dois Poeminhas de Adélia


Deus é mais belo que eu.

E não é jovem.

Isto sim, é consolo

===============================================================

Minha tristeza não tem pedigree,

já a minha vontade de alegria,

sua raiz vai ao meu mil avô.



Adélia Prado, poetisa e escritora, nascida em Divinópolis em 1935


Canta América


Não o canto de mentira e falsidade que a ilusão ariana
cantou para o mundo na conquista do ouro, nem o canto da supremacia dos derramadores de sangue das utópicas novas ordens de napoleônicas conquistas, mas o canto da liberdade dos povos e do direito do trabalhador…


Solano Trindade, poeta, dramaturgo, artista plástico, ativista cultural e da causa dos negros




Verbo Ser


Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?

Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. 

R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser.  Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.





Motivo


Eu canto porque o instante existee a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento.


Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo.Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: — mais nada.



Cecília Meireles, poetisa, nascida no Rio de Janeiro em 1901

O Terror do Otimismo


A verdadeira razão porque todos nós pensamos tão bem dos outros é que todos temos medo de nós próprios. A base do otimismo é o puro terror. Julgamos que somos generosos porque atribuímos ao nosso vizinho a posse daquelas virtudes que pensamos poderem vir a beneficiar-nos.


Louvamos o banqueiro para podermos exceder o nosso crédito, e encontramos bons princípios no assaltante na esperança de que nos poupe as carteiras. Acredito em tudo o que disse. Tenho o maior dos desprezos pelo otimismo.


Oscar Wilde, dramaturgo, escritor, poeta, cronista, nascido na Irlanda em 1854



Do Anarquismo


O anarquismo é neutro, e defende a sociedade ideal que tanto sonhamos. Uma vez que você acredita, nada mais é capaz de te desiludir ou decepcionar, pois o anarquismo já fará parte de você, e jamais te trairá como o nosso sistema atual, que é covarde e ganancioso.

Se você desistir dessa causa, você terá se traído, não o anarquismo, que prosseguirá com as pessoas conscientes.



Errico Malatesta, nascido na Itália em 1853, teórico e ativista anarquista

quinta-feira, 22 de março de 2018


Nem Todos São Marielle


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up e atividades ao ar livre


Então o lixo global e a classe média medíocre resolveram transformar a imagem de Marielle Franco num símbolo da luta contra a violência urbana que assola o Rio de Janeiro. E por que fazem isto? Primeiro, para desqualificar a  verdadeira luta de Marielle, que é a luta contra tudo que Globo  e burguesia defendem, segundo, para justificar a tal intervenção militar comandada pelos  Maronhos. Estes lixos – globo/burguesia – cumprem seu papel, divulgar o pensamento da elite podre que domina o País.  

Portanto não acredite, nem todos são Marielle.


Jorge Nicoli, que tem lado