quarta-feira, 28 de março de 2018


Jesus, Muito Mais que um Mqrketing


Esta semana  nos chama para uma reflexão sobre a figura de Jesus. Seria uma  produto de marketing muito bem elaborado?  Como o de  um certo refrigerante.  Altamente consumido em todo o mundo o tal refrigerante vai sobreviver por milhares de anos? Provavelmente não. Então qial seria o segredo do sucesso desta figura que, verdadeira ou não sobrevive há mais de dois mil anos e parece que vai permanecer mais uns bons milhares de anos. Isto se uma destas inúmeras profecias sobre fim do mundo não acontecer de fato.

O mundo não vai acabar, portanto a figura mítica e mística de Jesus permanecerá entre os homens de fé, também entre os homens de pouca fé ou daqueles de nenhuma fé,

Deixando de lado a improbabilidade da Santíssima Trindade ou do Filho unigênito de Deus, tese desmistificada por qualquer aprendiz de cientista, o fato é que os Evangelhos com os ensinamentos do Mestre continuam – e continuarão – a ser uma fonte de estudos, assim como um cabedal de conceitos de grande valia. Mesmo para aqueles que não acreditam em sua existência. Sobretudo, há ainda a singularidade dos quatro Evangelhos, a mesma história contada por quatro pessoas diferentes, sendo que duas delas – Marcos e Lucas – nunca viram Jesus.

Há de se perguntar, o que levaria um ateu a propor uma reflexão sobre Jesus?  Talvez seja apenas um curiosidade por esta figura enigmática ou, quem sabe, um profundo respeito pelo que há de beleza nos Evangelhos.


Jorge Nicoli

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livreJesus, do filme de Pier Paolo Pasolini, O Evangelho Segundo São Mateus, 1964

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