segunda-feira, 30 de setembro de 2019


Pequenos Fatos
de  uma Ação Cultural

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jorge Nicoli e Carmen Xavier, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Da ação cultural do Calçadão no sábado, três fatos merecem atenção, um, a senhor que veio nos agradecer pelos momentos de alegria, o outro, as crianças que pararam – pelo menos até mãe chamá-las – para nos assistir e a atitude de alguns meninos que estavam de bicicleta de respeitar nossa apresentação.  Escolheram outro caminho.

Três pequenos fatos que nos fortalecem para continuar nossa caminhada.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
.

Fotos de Tatá Cardooso
Das Coisas Imortais

Das coisas do mundo, apenas duas são imortais, a arte e as ideias. Para desespero dos ditadores, elas ao à prova de bala.

Jorge Nicoli

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Carmen Xavier e Jorge Nicoli, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre


Foto de Tatá CCardoso

O Mundo Precisa de Poesia V

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas




foto de Tatá Cardoso


Nenhuma descrição de foto disponível.


O Mundo Precisa de Poesia IV

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Meu amigo Jorge Nicoli,
muito mais que resistindo,
existindo!
Juntamente com Carmem Xavier, Jorge Abdalla e Marcondes.
..."No palco, na praça, no circo, num banco de jardim
Correndo no escuro, pichado no muro
Você vai saber de mim
Mambembe, cigano
Debaixo da ponte
Cantando
Por baixo da terra
Cantando
Na boca do povo
Cantando"...

Nenhuma descrição de foto disponível.

Texto e foto de Tatá Cardoso


O Mundo precisa de Poesia III

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

meu oficio
na fotografia
é mostrar 
o que não se vê!
A quarta parede”, 
é uma divisória imaginária
A registrei nessa foto
quando a atriz
com força da sua arte
a revelou com toda a verdade
do Teatro!


Nenhuma descrição de foto disponível.


Texto e foto de Tatá Cardoso


O Mundo Precisa de Poesia  II


A imagem pode conter: 1 pessoa

Entrei no personagem
espero a deixa
"vou dizer pra ela
que eu gosto 
do seu cheiro
da cor do seu cabelo
que ela faz minha pupila dilatar!"
Quando terminar
pego minhas palavras
coloco no bolso
e quando chegar em casa
as devolvo ao espelho..

Nenhuma descrição de foto disponível.


Texto o e foto de Tatá Cardoso


O Mundo Precisa de Poesia

A imagem pode conter: Carmen Xavier e Jorge Nicoli, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas andando, barba e atividades ao ar livre

...distraído
estava a caminhar
quando
de repente
vi um homem
a incendiar
a própria gravata
que te colocava
um nó na vida.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Texto o e foto de Tatá Cardoso

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Sinto Muito
Mas  não Creio
em Benemerência


A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Não raro sou distraído para algumas questões ou notícias, até por isso passou despercebido a polêmica causada pela menina sueca Greta Thunberg com seu discurso na ONU.  Segundo alguns, discurso raivoso e agressivo, segundo outros, necessário e oportuno.  A causa da menina é o meio ambiente, a salvação do mundo.

Os machos de plantão detonaram a garota, enquanto ecologistas a divinizaram. Não sou macho de plantão nem ecologista. Entendo que algumas ONG ambientalistas sejam sérias, outras nem tanto. Esta que levou Greta a ONU é financiada por Georfe Soros, mega  investidor americano, um dos 30 homens mais ricos do mundo. Sua fortina é calculada em mais de US$ 25 bilhões de dólares. Nada que venha dessa gente me comove;

Na realidade, isto pouco me interessa. O discurso da moça, que foi para Nova Iorque num barco do pai, a benemerência oportunista de um investidor nas causas ambientalistas – poderia investir parte da fortuna para minorar a fome no quarto mundo, salvando sua alma da mesma maneira -, a reação dos machistas imbeciliizados são irrelevantes para mim.

Relevante é olhar para nossa terra, perceber que, mais do que a destruição meio ambiente, está se destruindo uma Nação.

Jorge Nicoli






Das Solidões

A solidão voluntária é necessária para que possamos ficar, um tempo,  com nós mesmos, já a solidão imposta, por nossa incapacidade de nos relacionar saudavelmente com o outro,  nos jogará fatalmente num  escuro poço ou, o pior, num profundo processo depressivo.


Jorge Nicoli


Dos Pequenos e Grandes Desafetos

Não devemos perder nosso  precioso tempo com pequenos desafetos. Não vale a pena. Guardemos pois, energia para os grandes desafetos. Estes sim, são motivadores para que sejamos, cada vez,  melhor.


Jorge Nicoli

125  Anos de  Bonfiglio

 Resultado de imagem para fotos de bonfiglio de oliveira


Bonfiglio de Oliveira
nasceu em  Guaratinguetá, dia 27 de setembro de 1894, compositortrompetista, saxofonista e, vez ou outra, contra-baixista; Contemporâneo e amigo de Pixinguinha.

Bonfiglio ainda não recebeu de sua terra natal o merecido reconhecimento, como o músico maior da  cidade de Dilermando Reis


Jorge Bicoli..

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

 38 de setembro
Satavá Cosme e Damião


A imagem pode conter: 2 pessoas

Cosme e Damião,
gêmeos.C.Crê-se que foram médicos, e  teriam exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé.

Na mitologia grega, há registros desde o século V que esse culto já estaria estabilizado noMediterrâneo, através de cultos que relatavam a existência de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.

Grupos isolados tentam demonstrar que els não existiram e eram a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux.

Pelo sim, pelo não. Saravá Cosme e Damião.





Saravá
Cosme e Damião

Resultado de imagem para foto de michael schumacher


Após 6 anos em coma, Schumacher volta a ter consciência

O alemão teria realizado o procedimento no hospital  e, consciente, já pode ser liberado para retornar a sua casa, em Lausanne, na Suíça.

No dia de Cosme e Damião,  resolvi compartilhar esta boa notícia. Um guerreiro que merece viver muito tempo curtindo as batalhas vencidas. Principalmente esta.


Jorge Nicoli

quinta-feira, 26 de setembro de 2019



83 Anos de um Cara Genial


Escrevi uma vez que era um cético que só acreditava no que pudesse tocar: não acreditava na Luiza Brunet, por exemplo. Cruzei com a Luiza Brunet num dos camarotes deste Carnaval. Ela me cobrou a frase, e disse que eu podia tocá-la para me convencer da sua existência. Toquei-a. Não me convenci. Não pode existir mulher tão bonita e tão simpática ao mesmo tempo. Vou precisar de mais provas.


Luis Fernando Veríssimo, nascido em Porto Alegre, dia 26 de setembro de 1936, escritor, humorista, cartunista, tradutor,roteirista de televisão, autor de teatro e romancista. Nas horas vagas, saxofonista.

26 de setembro
130 Anos de Heidegger




Origem significa aquilo a partir do aqui e através do qual uma coisa é o que é como é.  A origem de algo é a proveniência da sua essência. A pergunta pela origem da obra de arte indaga a sua proveniência essencial.  O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro.


Martin Heidegger, nascido na Alemanha em 26 de setembro de 1889, filósofo, escritor, professor universitário e foi reitor na ascensão do nazismo, Seu grande pecado.
No Calçadão

Nenhuma descrição de foto disponível.

para homenagear

A imagem pode conter: 1 pessoa

Fernanda Montenegro
Sábado, dia 28

11 horas


. Das Coisas a Dizer

Ninguém é obrigado a me ouvir. Assim faço, porque tenho coisas a dizer, mesmo que estas não tenha importância para o outro. Não tenho verdades nem pretensão em ser guru, muito menos em ser sábio. Digo coisas porque é preciso dizer e quem quiser ouvir, que ouça.


Jorge Nicoli




O Encanto do Encontro

Há o encanto porque houve o encontro, há o encontro porque os olhos se encantaram. No encanto deste encontro nasce um imensurável sentido para a vida;..

Jorge Nicoli
o


Quero Apenas o Silêncio

Hoje não quero cometer os tradicionais arroubos filosóficos, muito menos  compor versos. Não é por falta de inspiração e melancolia. Minhas eternas angústias continuam atentas. Motivos  suficientes para meus deslizes poético-filosóficos. Nem é preguiça.

Não quero escrever nada. Não deixei de pensar ou de refletir. As palavras não me abandonaram, estão presentes, ansiosas por se mostrarem. Não estou vazio e não tenho vontade de me esvaziar. Ainda continuo apaixonado e percebi que  tenho saudade, bons motivos  para tecer um belo texto poético.

Não estou cansado nem conformado. Hoje queria apenas o silêncio, o silêncio envolvente, quero me fartar dele e assim poder dormir, sem sonhar. Não quero o sono da morte, só  o silêncio, vindo de mim mesmo.

Jorge Nicoli




.


Do Olhar para Nós

A única maneira de nos enxergar é nos afastar de nós mesmos, numa distância em  que nossos olhos possam nos alcançar. Somente assim conseguiremos nos ver como realmente somos. Não o fazendo continuaremos na dependência do olhar do outro que, nem sempre, nos olha como realmente somos


Jorge Nicoli




Do Instante

Cada instante é um momento único, por isso é necessário que ele seja imortalizado, por uma  lente ou, quem sabe, por um inolvidável afeto.


Jorge Nicoli
O MUNDO PRECISA DE POESIA
e o Brasil mais ainda
por isso o

Nenhuma descrição de foto disponível.

vai para o
CALÇADÃO,
Sábado, dia 28
11 horas


A imagem pode conter: Jorge Nicoli, em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: Jorge Nicoli, em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jorge Nicoli, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

quarta-feira, 25 de setembro de 2019



Realmente Lamentável


Bolsonaro na ONU

A questão não é ser a favor ou contra o Messias, a questão é analisar com um mínimo de isenção seu discurso na ONU. Foi anacrônico, tosco, deselegante, desinformado, falacioso,. Como pode um presidente não entender coisas básicas do mundo. A guerra fria acabou. Ele não sabe, além do mais dizer que p Brasil viveu o perigo do socialismo, com o PT, é coisa de analfabeto estrutural. Lamentável.


Jorge Nicoli
Reflexão de um Velho
Sobre Amigos

Comecei a pensar nos amigos que restaram. Sim, restaram. Alguns partiram, outros deixaram de merecer o adjetivo e outros tantos me dispensaram do posto. E à medida que a vida caminha menos amigos  estarão me acompanhando.

A velhice serve para poucas coisas e uma delas é poder escolher os amigos, sem nenhuma culpa. Sobretudo, serve para que se reconheça o amigo e o separe dos inúmeros conhecidos e diversos companheiros de bar. A velhice é seletiva. Hoje tenho pouquíssimos amigos e quando me for, menos terei. Só espero que o suficiente para carregar meu caixão.

Jorge Nicoli




A  Claridade da Vida

Tem gente que não pode ver nenhuma beleza na vida. Se perceber que a vida tem seu lado luminoso provavelmente cometerá o suicídio. Tem gente que  não suporta  a claridade da vida.

Jorge Nicoli




Da Moral

A moral é um conceito sócio/religioso,  geralmente usado pela sociedade para manter os seus excluídos conformados com sua exclusão.


Jorge Nicoli
 q




Jorge Nicoli




Deus Cansado

Olhei para o alto a procura de Deus, Não O vi. Imaginei que tivesse renunciado ao cargo divino. Não renunciou. Se retirou para descansar. Talvez, aproveite o retiro para refletir sobre  seu real papel no mundo e, quem sabe, encontre uma forma gentil de dizer a essa gente que Deus também se cansa..

Jorge Nicoli


Jorge Nicoli




Da Hipocrisia dessa Gente

Tem gente que  é contra o aborto pois, segundo essa gente, todos têm direito à vida, porém, essa gente defende o uso de armas para matar quem tem direito à vida.


Jorge Nicoli

a




Triste Canto

Sentado no canto escuro canto um canto triste. Anjos barrocos e demônios acompanham meu canto com guitarras e flautas, enquanto Deus e o Diabo aplaudem meu canto que conta a tristeza de um amor que se foi.

Jorge Nicoli


Jorge Nicoli




O Que Faço de Mim?

Que tenho feito de mim?  Que tenho feito com as coisas que estão em minhas mãos? Construindo sonhos. Para que servem os sonhos? Para serem sonhados, mais nada. Sonhos se esvanecem, se perdem nas ilusões que eles produzem.

E o que tenho feito de mim? Alimentando ilusões, construindo a vida que não é a minha?. Talvez o faça por medo de ter a própria vida

Passo o tempo escondido atrás das artes e encoberto pelos versos fúteis  para não me reconhecer. Como tenho falado demais para não pensar no que importa.   E o que importa? Não saberei responder enquanto não souber o que faço de mim.

Jorge Nicoli


terça-feira, 24 de setembro de 2019



Histórias que o Disney Contava

Witzel assina decreto retirando redução de mortes por policiais como meta e estimula letalidade

Polícia causa 1 a cada 3 mortes violentas em São Paulo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Barbárie. Quem colocou essa gente no poder? Será que nosso inconsciente coletivo foi revelado? Talvez esta história de povo pacato e bondoso fosse apenas uma história de Walt Disney.

Jorge Nicoli



O Vazio e o Nada

Estou diante de um imenso vazio contemplando o nada. Ou estou diante do nada a contemplar o imenso vazio? Não sei. Só sei que há um imenso vazio  a me ligar  ao nada.
  
Jorge Nicoli


nt--> >


b-stops:127.6pt'>Jorge Nicoli






Desejos

Não  desejo mais ser acariciado pelas minhas quimeras e nem desejo mais me sustentar em fios invisíveis. Não pretendo mais me enredar nas teias  das impossibilidades, assim como desisti de carregar a pesada  mala de minhas sandices. Sobretudo, não quero mais me perder nos escuros vãos de meus eternos devaneios.

Jorge Nicoli


>


b-stops:127.6pt'>Jorge Nicoli







Não Sei

Não sei se estou triste ou se estou revoltado. Não sei se escrevo com o coração ou com alma. Não sei se permito que o peito me aperte ou se deixo explodir a ira contida. Não sei se me calo. me recolho à minha solidão para poder engolir este rancor em silêncio. Não sei se solto o grito contra a injustiça e a estupidez que assolam  minha Terra e não sei se peço a Deus  que olhe por nós ou se imploro ao Diabo que nos proteja daqueles que irão nos julgar.

Jorge Nicoli


b-stops:127.6pt'>Jorge Nicoli






A história infantil.

Quando era criança as princesas moravam em castelos, usavam coroas douradas, pelo menos na minha imaginação, casavam-se com belos príncipes e eram felizes para sempre. Viviam em paises longínquos com nomes estranhos.

Não  lembro se sonhava em casar com uma delas, como não lembro se  tive vontade de morar num castelo. Príncipe. nunca pensei em ser, porque não aprecio cavalgar e todos eles tinham cavalo. Cresci e tudo se foi, princesas, príncipes, cavalos, castelos e, junto, minha infância. Nada ficou, a não ser a realidade, povoada de incertezas e dúvidas, sem as histórias para me abrigar.

Jorge Nicoli





Diretor da Funarte ofende Fernanda Montenegro após atriz criticar Bolsonaro


A imagem pode conter: 1 pessoa

O cara é Roberto Alvim, diretor de teatro, professor de artes cênicas que dirige o  Centro de Artes Cênicas da Funarte. As ofensas dirigidas à atriz vai de mentirosa à sórdida, de canalha a imbecil.

Se não bastasse ofender a uma mulher reconhecida como Diva do nosso teatro, o imbecil ofendeu uma senhora digna prestes a completar 90 anos.

Este sujeito representa, com galhardia, a horda de imbecis que tomou conta deste País.

Jorge Nicoli


segunda-feira, 23 de setembro de 2019


23 de setembro
122 Anos de Delvaux


A imagem pode conter: 1 pessoa, sala de estar, área interna e close-up

Paul Delvaux, nascido dia 23 de setembro de 1897, na Bélgica,  pintor do movimento surrealismo. Em 1934, participou da exposição Minotauro, em Bruxelas.

A imagem pode conter: pessoas sentadas






A Consciência de Liberdade

Só se pode desfrutar da liberdade quando se tem consciência da própria liberdade. E ter consciência, é poder estar onde se quer estar, é caminhar pelos caminhos que escolher, é poder se apaixonar sem pudor, enfim. é poder se aproveitar, sem remorso, da própria solidão
.
Jorge Nicoli
ss=i




Quase Filosofia

O medo de nos perder de nós mesmos, vez ou outra, nos impede, às vezes, de nos encontrarmos com a nossa própria vida.

Jorge Nicoli






O Pensar no Medo

Se pensar que sempre irá me faltar coragem para dizer coisas, que precisarei dizer, que não terei coragem para tomar as decisões, que deveriam ser tomadas  e todas as vezes, quando precisar, a coragem irá me deixar e  não poderei ser eu, então me verei perdido em torno de mim mesmo, não querendo me encontrar, na certeza de que não terei coragem de me enfrentar, de enfrentar o medo de ter coragem. O  medo que irá me lançar no labirinto dominado por fantasmas criados pela minha falta de coragem de vencer os meus medos.


Jorge Nicoli




Não Conheço a Mim Mesmo

Não me conheço. Não quero me conhecer, porque o dia que chegar a este a me conhecer, provavelmente perderei o prazer de viver. A minha  motivação é o descobrir, a cada dia, nova partícula de de mim mesmo.
.

Jorge Nicoli


Certas Coisas

Tem certas coisas em nossa vida que podemos descartar usando a razão e o exercício do desapego. Tem certas coisas na nossa vida, que se acomodam de tal maneira em nossa alma, que não  há como nos desfazer  delas, sem sofrer  grande desgaste. Neste caso se tornam inúteis a razão e o exercício.


Jorge Nicoli


Meritocracia e o Sucesso

Certas pessoas discursam enfaticamente sobre seu sucesso que, segundo elas, é fruto de seu trabalho. Um discurso meritocrático para se dar importância, se inserir como figura notável neste mundo, onde o sucesso é fundamental.

Jorge Nicoli



sexta-feira, 20 de setembro de 2019


Indignação, Nossa Arma


Vídeo mostra homem sendo torturado em supermercado Extra de SP

Dia desses um adolescente foi torturado num outro supermercado em São Paulo., por dois seguranças. Tinha furtado um chocolate. Este um pedaço de carne. Deviam estar com fome.

Mas a questão central é a violência praticada por  empregados – eles não são proprietários  nem sócios. São pobres, só um pouco melhores daqueles que furtaram. Então por que a fúria, na defesa de algo que jamais alcançarão?

Claro que seguranças são pagos para dar segurança aos ricos. Portanto, ou cumprem o papel ou terão que roubar chocolate ou carne. Mas não justifica a violência, o papel de justiceiro. Patologia pura,  consequência do estado doentio criado por uma horda de psicopatas, que dissemina o ódio e a intolerância. Que prega a justiça pelas próprias mãos, a barbárie.

A nós resta a indignação.

Jorge Nicoli







Das Implicâncias

À medida que envelhece o ser humano torna-se mais implicante, com menos paciência. Comigo não é diferente. Não sou implicante grosseiro muito menos deselegante. Não perco a compostura com filas, nem com a cara de mofo de algumas caixas de supermercados. Não esbravejo quando alguém usa o caixa preferencial para pagar as contas da família toda, não raro, da rua inteira.

Claro que certas coisas revelam meu traço implicante, uma delas é o aparelho de televisão em restaurantes e o que impressiona é a família sair para jantar ou comer uma pizza, ficar comendo assistindo novela ou umas das bobagens televisivas.  E qual a simbiose entre o ônibus e o celular? A pessoa adentra ao coletivo e saca, da bolsa ou do bolso, o aparelho. Pode ser um fetiche. Aliás, feitiche irritante, principalmente quando resolve dar ar de sua graça em espetáculos teatrais.

A lista de implicância é mais extensa, mas estou pensando em fazer terapia, pois posso viver mais alguns anos.

Jorge Nicoli




Chama o Ladrão,
Chama o Ladrão

PMs vandalizam carro e furam pneus após baile funk na zona sul de SP

PM dispara tiro de bala de borracha à queima-roupa no rosto de mulher em São Paulo

A SS do “gestor” Bolso-Dória continua sua marcha fascista.

Jorge Nicoli





O Fim do Mundo

O mundo caminha para a sua destruição. Não para a destruição física. Nenhum imbecil atirará a primeira  ogiva nuclear. O mundo está à beira de sua destruição. Não dos valores morais. Uma grande bobagem. O mundo será destruído e não será por causa de invasão alienígena. Outra bobagem inominável. ET não existe. O mundo vai acabar, porque a inteligência humana está se desmanchando e o mundo não sobreviverá com a inteligência artificial.

Jorge Nicoli



A Era da Destruição


Quanto mais complexa for a visão menos ela se presta à sátira; quanto mais compreende menos é capaz de resumir e dizer linearmente. Por exemplo: Shakespeare e Dostoievski, nenhum deles satiriza. A era do entendimento, a era da destruição – e assim por diante. 

Virginia Woolf. Escritora, nascida na Inglaterra em 1882


O Pensar de Gorki

= Crês em Deus? Se creres, Ele existe. Se não creres, não existe

= Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão.

= A alma de um homem faminto alimenta-se sempre melhor e de uma maneira mais higiênica do que a de um homem farto


Maksim Gorki, nasido na Rússia em 1868  Moscovo, 18 de junho de 1936), foi um escritor, romancista, contista e ativista político


Revoada n’alma

Aquela sinfonia é a mesma
revoada que tenho n’alma
sabe essa agonia de quem
não sabe para onde vai
e volta para o mesmo lugar

É como subir as escadarias
de um morro nunca visitado
você caminha pé a pé
e não sabe onde finda
Há sempre um condutor
que te leva na morada
dos desejos de uma noite
eu não dormi com ele
mas ele dormiu comigo
seu corpo brasa vulcânica

Da janela de fora
vem a agonia dos pássaros
eles cantam por desespero
não sabem pra que lado vão!
E eu só quero partir…

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre

Elizandra Souza,poetisa, nascida em 1983 na periferia de São Paulo,


quinta-feira, 19 de setembro de 2019




Das Lembranças

Não cultivo saudade. O ontem foi  ontem. Já fui garoto, adolescente. Passaram, levados pela vida. A vida caminha, leva sonhos, esconde a saudade, deixa lembranças.

Lembranças da minha incapacidade em manusear o estilingue e empinar o papagaio, de ter jogado bolinha de gude e fincão sem grande sucesso. Lembrar, sem saudosismo  dos rachas no murundanha e na rua de terra. Dos dedões estourados e dos cortes nos pés.

A vida passa, deixa só lembranças, como as das secretas paixões pelas meninas mais velhas, dos ingênuos namoros  com meninas quase ingênuas. Eram dias de uma quase ingenuidade e eu, Ingênuo, acreditava na glória, vinda de outros campos.

Sonhos que a vida levou,  não se preocupou em deixar saudade. E assim, ao lado da vida, continuo a caminhar em direção as minhas origens. De tudo, ficaram as lembranças. Isto basta.

Jorge Nicoli









Estranhamento XXIII

Estranho ouvir o pastor dizer que Deus é dono da prata e do ouro. Estranho porque a Bíblia – que, segundo os pastores ,é a voz de  Deus -  diz que Jesus, o Filho de Deus, condenava aquele que acumulava ouro e prata. Pastor não lêa Bíblia?

Jorge Nicoli






bsp;

Jorge Nicoli







Estranhamento XXII

Estranho quando alguém afirma que o ser humano é a pior espécie que existe. Estranho porque  tal afirmação vem de outro ser humano, como é sabido que o mundo é habitado e dirigido por seres humanos e, não se pode negar, houve evolução. Ou não? Os dinossauros ficaram milhões de anos por aqui. Parece que não saíram da mesmice, pois lhes faltava   inteligência. Será que cachorros e gatos fariam melhor?

Jorge Nicoli
p