quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Da Insensatez

Vivo num mundo que não é - e nem será – o melhor dos mundos. Mundo habitado por animais e humanos. Os animais irracionais e os humanos, às vezes, não muito diferentes. Humanos não são – e nem serão – exemplos de sensatez. Se não vivo no melhor dos mundos, tendo como companhia irracionais e humanos pouco  sensatos, por que gosto de estar neste mundo?  Simples, sou um insensato.
Não se Calar.
Não Consentir

Quem cala consente, diz o ditado popular, portanto não dá para se calar quando a injustiça prolifera, quando a desigualdade social ameaça tomar conta do País. Não dá para consentir que os desmandos dos incompetentes mandem em nós. Se calar é permitir  que os falsos profetas vomitem suas  nauseabundas verdades  sobre nós, é consentir que os poderosos sufoquem o grito por liberdade.

A Angústia da Responsabilidade

Sartre diz que o homem é um ser em constrição e para tanto é preciso ter a consciência disso. Penso que, na realidade, o homem consciente se re-constrói a todo o instante. Não há como fugir da angústia que vem com a responsabilidade do re-construir-se. Não é um processo indolor, fácil, pelo contrário, causa dor, incômodo, por isso, além da consciência do se re-construir, há de não se ter medo.



Do Ouvir o Silêncio

Acostumei-me com o silêncio. Ele não incomoda. Tem dias que busco o silêncio de mim mesmo, de meus pensamentos. O silêncio dos pássaros, das aves noturnas, são dias em que Deus se cala e meus demônios preferem se aquietar. Dias em que desligo de meus ouvidos para ouvir somente o silêncio.

.
Jorge Nicoli










Nenhum comentário:

Postar um comentário