sexta-feira, 29 de novembro de 2019


Do Desamparo


Por que da busca incessante pelos afagos? Por que a impaciência em encontrar os abraços para acalentar o desamparo? Por que este desejo incontido de um colo para aninhar o desalento?


Jorge Nicoli


Não Abandone seu Cão

Não abandone  seu cão. Cães abandonados sofrem. Agora, filhos abandonados se viram, sempre dão um jeito de viver. Eu disse viver?


Jorge Nicoli


Do Não Pensador

- O empreendedorismo é apenas o sub-produto do capitalismo, que faz o indivíduo acreditar que é possível ascender socialmente e ser feliz dentro do sistema que privilegia somente uma certa classe.

Jorge Nicoli



Ouvindo London, London

Sentado à mesa do boteco meus olhos olham os céus à procura da claridade lunar. Não a vê, buscam rostos conhecidos não os reconhecem. Sozinho, sentado à mesa do boteco,  meus olhos perlambulam a procura de alguém que lhes sorria, ninguém se importa em sorrir para meus olhos. Na solidão da mesa meus  olhos inquietos procuram os teus olhos.  Não os encontra e no choro contido ouvindo a melancolia de London, London, meus olhos olham os céus à procura de discos voadores.



Jorge Nicoli

O Estreitamento do Mundo

Existem certas pessoas que olham o mundo com a visão caolha, dividem o mundo entre o bem e o mal, entre anjos e demônios. amigos e inimigos, criam conceitos estreitos sobre isto  e aquilo, avaliam coisas a partir  de um nebuloso prisma. Enfim, existem certas pessoas que encarcera a imensidão do mundo num estreito corredor. O seu

Jorge Nicoli



Desalento

Lá vou eu
mundo adentro
levando nas costas
erros, desencontros,
desafetos,desencantos.

Enfrentando dragões
e demônios,
suportando  dores,
lavando  feridas,
enxugando  prantos.

Lá vou eu,
vida adentro,
levando nos bolsos
versos mofados
no pescoço,
imagem de Jorge
e nas mãos
buquê de flores mortas.

Jorge Nicoli




É Apenas Neura?



A imagem pode conter: texto

Black Friday, termo babaca e traduzido como “sexta-feira preta”. Não há nada de racismo e preconceito? Que é idiota nãi tenho dúvida. Aliás, termos dos “brothers” americanos usados por aqui me dão ânsia.


Jorge Nicoli

quinta-feira, 28 de novembro de 2019



Quero o Colo de Minha Mãe

Este governo nomeou ministro do meio ambiente que não gosta da natureza, ministra da agricultura que não gosta da agricultura, ministro da educação analfabet, ministro das relações exteriores que não gosta da diplomacia, secretário especial da cultura, diretor de teatro, que detesta artista. Agora, para completar a obra,  nomeia um negro para a Fundação Palmares, que diz que a escravidão fez bem aos negros.

Olorum, para o mundo que quero descer, ir pro colo da minha mãe.

Jorge Nicoli





A Face da Estupidez

A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livre e água


Apoiador de Bolsonaro agride esquerdista até a morte em Balneário Camboriú

A vítima era um esquerdista histórico do balneário.

Esta é a face do fascismo. Da violência exacerbada como argumentação.

E nós quietos, aceitando como normal o avanço da barbárie.

Jorge Nicoli




Às Favas a Lucidez

O que é ser lúcido? Talvez seja ver as coisas conforme elas realmente são. Mas ver as coisas conforme realmente são, não é senti-las. Ser lúcido é não se permitir sentir, é não poder se perder. É se abraçar à razão. Ser lúcido é não poder se apaixonar, pois se apaixonar é perder o rumo, é sair do prumo, é se atirar num turbilhão de sensações estranhas. É cometer tolices e. como se sabe, tolice não é compatível com as regras da lucidez. Durante um tempo tentei ser lúcido, dominar minha insensatez, desapaixonar,  porém minhas angústias e inquietudes me fiobrigaram a escrever versos. Então, às favas a lucide

Jorge Nicoli









Linhas

Há um corte na linha do horizonte, há uma morte na linha do trem, há a linha que sutura o corte, há o medo na linha de frente, há o pecado na linha do Equador, há o planeta que se alinha, há o amor que se desalinha e num emaranhado de pontas não me dou conta das minhas próprias angústias.

Jorge Nicoli



Os medos guardados

Onde escondo meus medos? Não sei se os escondo, talvez apenas não os leve comigo, deixo-os quardados no quarto de despejo, com a porta aberta, para que eles tenham a liberdade para sair  quando  quiserem.

Jorge Nicoli




Do Existir

O homem nasce, mas só começa a existir quando toma consciência de sua existência, para continuar a existir terá que se construir a cada instante, caso contrário só estará no mundo, sem existir. E estar no mundo nada significa, pois só a consciência do existir é que permite ao homem ser do mundo.


Jorge Nicoli


Do Amadurecer

Amadurecer é dolorido,  é sair dos esconderijos criados para fugir das nossas responsabilidades, é tirar a máscara infantil que usamos para enganar a nós mesmos. Nunca é fácil, portanto é preciso consciência para entender e coragem para mudar.


Jorge Nicoli


Da Sabedoria e da Paz

Alcançar a sabedoria é um dos  grandes objetivos do homem, tornar-se sábio e ser cada vez melhor, assim chegar ao final de sua vida em plenitude. Busca a sabedoria e, junto, deseja a paz – que a sabedoria vai trazer –, assim como procura ser cada vez melhor. Respeitando a missão de cada um, ando em outra direção, fugindo da sabedoria, que entendo ser alienante, como não desejo a paz, por ser castradora, da mesma forma que não almejo ser melhor do que sou. Até porque não sei bem o que sou e faço as coisas que entendo que devem ser feitas, sem nenhum conceito para avaliá-las. Enfim, não quero ser sábio nem melhor  do que sou. Quanto a paz, deixo-a para os que habitam os cemitérios.

Jorge Nicoli





quarta-feira, 27 de novembro de 2019



Filosofia de Almanaque

A vida é uma sucessão de muitos erros e alguns acertos, de angústias constantes e inquietudes  imprevistas, de alegrias e  tristezas disputando espaço, de amores eternos e paixões temporárias. Todos sabem disso, mas o que muitos não sabem é que a vida não é para ser jogada num quarto de despejo.


Jorge Nicoli


Meritocracia e o Sucesso

Certas pessoas discursam enfaticamente sobre seu sucesso que, segundo elas, é fruto de seu trabalho. Um discurso meritocrático para se dar importância, se inserir como figura notável neste mundo, onde o sucesso é fundamental.

Jorge Nicoli










 Meritocracia e o Sucesso

Certas pessoas discursam enfaticamente sobre seu sucesso que, segundo elas, é fruto de seu trabalho. Um discurso meritocrático para se dar importância, se inserir como figura notável neste mundo, onde o sucesso é fundamental.

Jorge Nicoli




























































A Luz Que Ilumina é a Mesma Que Cega

A luz de certos seres iluminados é tão reluzente que ilumina os que lhes são afetuosos, mas cega aqueles que vivem nos obscuros corredores da mediocridade.


Jorge Nicoli











Desapego, um Ato de Coragem

Desapegar das coisas que não têm mais serventia, desapegar de certos sonhos que não se concretizam, desapegar das paixões impossíveis, desapegar dos relacionamentos esgotados, desapegar de alguns conceitos mofados, em suma, desapegar daquilo que não nos serve mais.

Desapegar não é fácil nem cômodo, exige sacrifício e grande dose de coragem pois desapegar é abrir mão daquilo que, teoricamente, nos mantém abrigados, longe dos perigos desta vida.

Jorge Nicoli











Pensamento Contemporâneo

Não existe o moderno, existe o contemporâneo. A modernidade é uma palavra antiga e tudo que hoje é antigo já foi, um dia, moderno. Talvez a única coisa realmente moderna no contemporâneo seja fazer tudo que já foi feito de maneira criativa.


Jorge Nicoli













Qual a Conclusão?

‘              O religioso cristão acredita na Bíblia e lá está escrito que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. De repente ele descobre que o cão é melhor do que o homem, que foi criado à imagem e semelhança de Deus. Diante disso a que conclusão se deve chegar

Jorge Nicoli

Jorge Nicoli











O Livre Arbítrio
Não é Bem Assim

Religiosos costumam pregar que temos o livre arbítrio, isto é, poderemos escolher nosso caminho, porém, não é bem assim, pois, segundo estes mesmos religiosos, Deus só perdoa aquele que seguir o estreito caminho do bem. O caminho designado por Deus. Portanto não há liberdade de escolha, se optar por o largo caminho do pecado estaremos condenados a queimar eternamente no fogo dos infernos.



Jorge Nicoli










terça-feira, 26 de novembro de 2019



A Cultura de Joelhos


A imagem pode conter: 2 pessoas


Flip – Feira Literária Internacional de Parati - 2020 terá abertura de Bolsonaro e homenageará a poeta Elizabeth Bishop, que apoiou o golpe de 1964

Esta escritora americana, viveu 20 anos no Brasil, disse que o golpe de 64 foi uma “revolução rápida e bonita. Poético.

A cultura se rendendo ao que há de mais nefasto no País. Triste ver esta dupla num evento cultural.


Jorge Nicoli





A Gênesis e a Besta

“Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!”, da Gênesis, 3:19;

Guedes, o Paulinho, resolveu ignorar o início do versículo e e se esta besta continuar na economia, nos transformaremos em pó e, para completar a obra, sermos enterrados nos escombros desta Terra.


Jorge Nicoli 


Deus não Muito Criterioso

Algumas coisas me parecem tão estranhas. Fogem da minha limitada compreensão. Estranho quando alguém diz que Deus quer que eu faça isto ou aquilo. Estranho porque não é só um alguém e sim, vários, o mais estranho [e que fazem parte da mesma casta. E pensar que Ele já foi mais criterioso na escpçha de seus emissários.


Jorge Nicoli


O Homem e Sua Missão

O homem nasce, cresce e alguém lhe diz que ele tem uma missão a cumprir, ele acredita. Começa a tentar descobrir qual seria a tal missão, e passa sua vida com a missão de procurar a sua missão na vida. Vai para as igrejas, pratica filantropia, escreve textos e mais textos indicando o melhor caminho para o  outro seguir, faz palestras sobre como o outro deve cuidar dos filhos, como deve fazer para manter seu casamento, como o outro pode ser feliz, assim o homem vai passando pela vida. Mas o homem continua insatisfeito, ainda não encontrou a tal missão. Às vezes, chega a perder as esperanças, mas ouve a misteriosa voz a lhe cobrar a missão confiada. Lá vai o homem na incansável busca da sua missão aqui na Terra.

E, desta forma, passa a vida indo de lá pra cá, tentando cumprir a missão, mesmo que não saiba bem qual seja. Um dia porém chega ao fim do caminho, olha para trás, frustrado por não ter cumprido a sua missão, que era simplesmente a de viver a vida.

Jorge Nicoli







Viver Independe do Conhecer

Faz parte da natureza do homem a eterna busca pelo desconhecido, a alucinada procura por elucidar os mistérios do mundo, o espírito aventureiro, a necessidade de descobrir coisas escondidas em vãos subterrâneos. O homem vive atrás do conhecimento, talvez isso seja o que o mantenha vivo. Inegável conclusão, porém – por ignorância, quem sabe – não consigo compreender a ânsia do homem em querer descobrir novas galáxias, o desespero para saber se em Vênus tem praia ou se em Júpiter há campos floridos, sem falar na paranóia para saber a origem da Terra e dos seres que a habitam, assim como a perda de tempo em discutir se Jesus foi amante de Madalena, se Deus existe,. sem contar com a nervosa polêmica sobre a existência dos OVNI.

 Tudo me parece uma grande bobagem. Que importância isto tem na nossa vida? Nenhuma. Da mesma forma que, se um dia, o homem chegar ao pleno conhecimento de tudo, nada mudará em sua vida, pois ela independe destas descobertas ou destes conhecimentos. A mudança só se dará quando o homem descobrir a si mesmo.

Jorge Nicoli



















Um Pacto com Deus

Eu e Deus ficamos muito tempo afastados, um do outro, mas, dia desses O convidei para um papo amigável que Ele, gentilmente aceitou. Conversamos durante horas, falando de minhas coisas, de minhas angústias, de minhas inquietudes, das minhas paixões, enquanto Ele falou de sua preocupação com seus filhos diletos e com as coisas deste imenso mundo.

Durante o agradável papo, restabelecemos nossa amizade e estabelecemos um pacto para uma convivência pacífica, ficando estabelecido que Ele irá continuar cuidando de suas atribuições como o Senhor da Terra que, convenhamos, não são poucas e que eu cuidaria da minha vida, com tudo que ela tem de bom ou de ruim, cometendo meus erros e tentando, por minha conta, acertar. Isto é, cada qual cuidando do que lhe cabe,  com a certeza de que nos encontraremos novamente, em uma outra esfera, onde estabeleceremos um novo pacto.

Korge Nicoli




Certos Discursos
me dão Ânsia

 Nenhuma descrição de foto disponível.

Tem gente que costuma dizer que preso tem vida boa, não trabalha, cone, bebe e dorme. Uma sugestão, se é tão boa a vida de preso, por que essa gente não se oferece para trocar de lugar com ele?

Jorge Nicoli

Cada Vez Mais Fétido


Resultado de imagem para imagens de esgoto

Guedes, o Paulinho,  ameaça com volta da ditadura: 'Não se assustem se alguém pedir o AI-5'

Quem seria este “alguém”?  

Assustador. Abriram mesmo os esgotos da casa grande.

Jorge Nicoli

segunda-feira, 25 de novembro de 2019









138 Anos
do  Joâo do Povo





João XXIII 

 nascido Angelo Giuseppe Roncalli, na Itália, no dia 25 de novembro de1881, criadir da Teologia da Libertação, quase mudou a história da Igreja Cat´plica..


Do João

Consulte não seus medos, mas suas esperanças e seus sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível fazer.


Papa Joâo XXIII

A Cara do Dono


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo


O novo – novo? – partido Aliança Pelo Brasil, do Messias e cúmplices, tem o número 38, referência ao revólver “treis oitão”  esímbolo desenhado com balas de fuzil.

Nada mais fascista e truculento. A cara dos seus criadores.


Jorge Nicoli 


Eles Acertaram

Não houve erro na eleição dessa gente  e, 2018. Os 40 milhões de  inconsequentes que se juntaram aos 17 milhões de fascista e conservadores para jogar o Brasil  MP meio do caos não cometeu nenhum erro, apenas cumpriram o programado. Quando se cumpre o planejado não há erro; Acertaram, quem errou foi a esquerda e os progressistas que esqueceram – por comodismo ou empafia - de fazer o planejamento correto. Não fizeram o essencial que era a politização de parte da população.  Não basta encher a barriga, é preciso preencher a consciência.


Jorge Nicoli 


Os Frutos de 1964

Brecht em seu  Elogio da Dialética diz “os tiranos fazem planos para dez mil anos”. Nada mais real, Em 1964 deram o golpe que começa a se frutificar nos dias atuais. Frutificar e se fortalecer. O golpe começa a colher seus frutos e planejar sua estabilidade por dez mil anos. A destruição da educação, o esfacelamento  da cultura, o fortalecimento da mídia burguesa disseminando falácias e propagando mediocridade, criaram uma massa amorfa, alienada, incapaz de raciocinar elementarmente e, assim possibilitar o aparecimento de pequenos ditadores  que irão sustentar e perenizar o domínio dos reais tiranos,  as elites, moradoras da casa grande.


Jorge Nicoli


Coisas que Incomodam

Na política, entre outras coisas, duas me incomodam muito, uma. pobre se apoderando do discurso capitalista, a outra, gente de esquerda preferindo animal ao ser humano. Coisas incompatíveis.


Jorge Nicoli


Em Parceria com Freud

Quando alguém responder algo que você não perguntou, não se preocupe, o problema não é seu.


Jorge Nicoli, parafraseando Freud

sexta-feira, 22 de novembro de 2019



Aplausos

Loja tira a palavra “criado-mudo” do catálogo e explica a origem racista do termo

A imagem pode conter: texto


A marca de móveis Etna descobriu que a palavra criado-mudo remete à escravidão, quando os senhores obrigavam os escravos a ficarem mudos ao lado de suas camas, com água e roupas. Eram castigados se abrissem a boca.

Como disse o racismo está encalacrado em nossa alma e no nosso dia a dia. E não percebemos.

Jorge Nicoli




Singularidade

Às vezes
Demoramos a entender
O significado das palavras.
Hoje eu vi
Uma Palavra
Nas Coisas
Singularidade
O fundo era tingido de céu
Com poucas nuvens
Ao centro um Ypê
Com uma única flor rosa
À direita uma jabuticabeira pequena
Exibindo um pássaro azul...
Singularidade
Parece pouco?
Não acabou!
Uma brisa suave
Trouxe o perfume levíssimo
De orquídeas
Olhei ao alto e vi
A Singularidade
Desprendendo da paineira
Em forma de algodão
O vento puxou
O vento soprou
E a Singularidade subiu
Desafiando a gravidade
Flutuou no ar
Prometendo
Não mais volt

Jorge Abdalla, poeta, conrista, ator e engenheiro, nascido em Espírito Santo do Pinhal, SP, em 1962. Radicado em Guaratinguetá




Afetos

Amaram-se
Profundamente,
Um amor alucinado
Num silêncio
Absurdo.
Conjugaram verbos,
Versaram sonhos,
Trocaram vocábulos
Juntaram afetos
Por todas as letras...
Resistiram sinceros
Às trocas desejosas,
Provaram carícias ternas
Entre juras
E delírios contidos.
Não amalgamaram
Promessas
Em seus combinados.
Tornaram-se plenos,
Apaixonados.
Contudo,
Ficou a cumplicidade consolidada
Pelo sabor
De um beijo guardado
Entre os segredos.
Mas, o amor...
Que este perdure infinito
Noutro canto constante,
Onde o tempo passado
Seja um enorme presente.


José de Lima, ator, poeta, letrista, professor, nascido em Guaratinguetá em 1955. Radicado em São Paulo



O Homem Mente


O homem mente para se livrar de situações que julga desagradáveis para ele – claro -, a tal “mentira necessária”. O homem mente por esperteza, para enganar o outro, obter vantagens.  O tal esperto, que elabora um roteiro plausível. Tem objetivos. Mentiroso organizado.

E o homem mente porque se sente excluído do mundo. Baixíssima auto-estima. Por medo de não ser aceito no mundo real,  cria um mundo só seu. Um conto de fadas com toques surreais, num emaranhado de fatos, de datas, de personagens, de referências inverossímeis  de si. Um personagem  despido de qualquer traço de verossimilhança. Um mito na vã tentativa de ser visto e convidado a entrar no mundo que ele não consegue tocar.

Jorge Nicoli

Animal é Animal

Nenhuma descrição de foto disponível.


Para esclarecer, animal não tem inteligência, não pensa, não aprende nada. É adestrado. Animal possui instintos. Não é carinhoso nem afetuoso, apenas quer sobreviver. Carinho, afeto, amor são sentimentos, por isso, humanos.

Gostar de animal é muito bom, mas gostar do ser humano é melhor ainda.

Jorge Nicoli


Os Imecis
Saíram do Pântano


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

Professor alvo de ataque racista, em Bauru, desabafa: “Difícil viver tendo que provar que sou humano”

Nasceu negro num país de  racistas


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Polícia vai investigar católicos conservadores que tentaram impedir missa em homenagem à consciência negra

Aconteceu no Rio de Janeiro, na Glória, zona sul. Barbárie.


Jorge Nicoli

quinta-feira, 21 de novembro de 2019



Do Positivo de uma Catástrofe III

Por causa das eleições de 2018, deixei de me relacionar com alguns amigos e parentes. Dizem que a política não deve ter influência nas nossas relações; Isto é, discussões e posições políticas devem ficar à margem da amizade.

Os desenlaces foram causados por uns, outros por mim. Faz falta?  Nenhuma. Voltarei a ter contato? Provavelmente não.  Tenho amigos que pensam diferente de mim? Sim, mesmo porque estes pensam.


Jorge Nicoli


Do Positivo de uma Catástrofe II

Mantega volta a ser hostilizado, agora em restaurante do Guarujá

Como disse as eleições nos fizeram bem, revelaram quantos imbecis temos no Brasil.


Jorge Nicoli





Do Positivo de uma Catástrofe

Não podemos negar que as eleições de 2018 nos fizeram um bem. Sim, repito, fizeram um bem enorme ao País. Elas revelaram a real face de parte desta população boazinha e cordata que acreditávamos ser. As eleições e a posse de alguns governantes permitiram que víssemos, com clareza, o espectro de uma gente que se escondia no armário da hipocrisia.

As portas se abriram e aí estão os asquerosos racistas, misóginos, homofônicos, fascistas, fundamentalistas, imbecis, que se travestiam de gente ordeira e pacífica.

Hoje, pelo menos, vemos um povo como ele é. Sem máscara. Com facilidade reconhecemos os  que estão do nosso lado.

Jorge Nicoli





Começo a Entender
o Resultado de 2018



Professor da Unesp é chamado de "macaco" e esfaqueado em Bauru

Em pleno Dia da Consciência Negra, o professor da Unesp Juarez Xavier voltou a ser vítima de crime de racismo. Foi ferido a golpes de canivete.

Eke já tinha sido vítima de racismo ma própria universidade, com inscrições em banheiros e até ameaçado de morte em redes sociais.

Penso, há mais imbecis neste País dp que pode imaginar minha vão consciência.

Jorge Nicoli




A “Bondade” Recinhecida

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A  Assembléia Legislativa de São Paulo irá prestar homenagem ao “simpático e bondoso” Augusto Pinochet

Uma simples sugestão, fazer homenagens a outros homens “honrados e magnânimos”, Hitler, Médici, Geisel, Stroesner, Mussolini, Brilhante Ustra, Sérgio Fernando Fleury, Calígula, Jack Estripador, entre outros.

Jorge Nicoli



quarta-feira, 20 de novembro de 2019



Indagações Quase Infantis




Mãe, por que os anjos só podem ser brancos, rosas. amarelos ou azuis? Por que eles não podem ser negros? Deus não gosta de preto. mãe?


Jorge Nicoli
Ruas Assépticas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, pessoas andando e atividades ao ar livre

Homem mata moradora de rua a tiros após ela lhe pedir R$ 1

Vamos liberar as armas, assim teremos menos moradores de rua a  enfear as nossas ruas.

Jorge Nicoli




A Inconsciência
a Propagar o Preconceito

A segunda é dia de branco, a inveja boa é a inveja branca, a alma dos naus é negra, o dia ruim  é negro, nuvens de chuva é negra, coisa mal feita é coisa de preto e a coisa está preta. O preconceito caminha sem a gente perceber e assim a gente continua propagando esta estupidez.

Jorge Nicoli






Tem mais Imbecis
do que se Inagiba


Tem mais negro no crime", diz o deputado Silveira, que quebrou placa de Marielle

Das vítimas da violência policial 73% são negros. Realmente, mais presente no crime, como vítima.


Jorge Nicoli


Não há Racista
nem Imbecil no Brasil


Deputado Coronel Tadeu, do PSL vandaliza exposição sobre o Mês da Consciência Negra na Câmara

Concordamos que não há racismo neste Brasil da igualdade social e racial.

Jorge Nicoli



Águas da Cabaça

 
“Esse fruto seco que tudo carrega
Elixir dos deuses e do diabo
Águas para o banho
Águas que matam a sede
É vida, é ventre

Quando pensam que morri
Renasço nas mãos de uma mulher

Ser cabaça, ser fértil
simples, discreta
suave, dura e impermeável
Reverberar o som com suas sementes”


Elisandra Souza, poetisa,feminista, ativista da causa do negro,  nascida em 1983 no bairro de Jardim Iporanga, periferia Sul de São Paulo

A imagem pode conter: texto

Quem tá gemendo?
(trecho)

Quem tá gemendo
Negro ou carro de Boi?
 
Carro de boi geme quando quer
Negro não
Negro geme porque apanha
Apanha pra não gemer

Gemido de negro é cantiga
Gemido de negro é poema


Solano Trin

dade, poeta, artista plástico, ativista da causa do negro, nascido no Recife em 1908

terça-feira, 19 de novembro de 2019





Dia da Bandeira
de Quem?


Resultado de imagem para bandeira do brasil imagens

Nossos professores não nos contavam a história conforme aconteceu. Talvez por ideologia da classe dominante, na intenção de nos dar o sentimento patriótico.

Nosso hino é  da independência, assim como a bandeiram que era do império. Já existia. Só mudaram o centro, saíram as armas do império entrou o azul – inspirado na abóbada do palácio.  O verde é da casa dos Bragança, a qual pertencia D. Pedro, o amarelo é a cor do império austríaco, da Dona Leopoldina  e a frase dp positivismo, corrente filosófica surgida na França, no início do século 19.

Como se vê, nada parece com o que os nossos mestres nos ensinavam.

Jorge Nicoli




Escrotos e Cínicos


Resultado de imagem para imagens  e estadão


Estadão diz que Bolsonaro deve demitir Weintraub imediatamente: “se porta em desacordo com a decência”


Resultado de imagem para imagens miriam leitão e estadão

Miriam Leitão sobre desmatamento: o peso do desatino do governo Bolsonaro recai sobre todos nós

Gente cínica. Essa gente contribuiu para que o golpe fosse dado contra Dilma,  como teve participação na eleição deste incompetente.

A mídia escrota é tão inconsequente quanto os outros 40 milhões que votaram  no “mito”.

Jorge Nicoli



Pra que nome?

Há um grito represado na minha garganta, como há uma lágrima presa na minha retina. Um soluço estancado no meu peito não rasga o véu do silêncio. Meus ouvidos, antes surdos, ouvem as canções sacras entoadas pelo coro de todos os meus demônios.

Meus dedos tateiam a escuridão dos meus olhos, enquanto o perfume das flores mortas envolve os meus sentidos. Um corpo dividido em partes desiguais, pedaços disformes espalhados pelos cantos da velha casa que, um dia, abrigara minhas carnes. Há um ar frio rondando minh´alma, ainda intacta, como há o gosto do fel curtido em minha boca.

Jorge Nicoli


Spacing> 

Jorge Nicoli




Não dá para me Calar

Não consigo me calar diante da indiferença, tão maléfica quanto as ideologias nazi-fascistas. Se uma produz torturas, opressão, cerceamento das liberdades, anulação do estado de direito, a outra permite que isto aconteça.  De certa forma torna-se cúmplice.

Entre os indiferentes, não incluo a grande massa que pouco acesso tem à educação e à cultura, falo dos artistas que, olham para seu próprio umbigo e se admiraram nos seus espelhos, narcisicamente.

Uma censura aqui,  outra mais ali, um intervenção lá, uma página rasgada na sala,  outra no palácio e os indiferentes alegrando a burguesia, de olho nos míseros trocados e deixando a vida rolar.

Jorge Nicoli





Ação Encena
em Ação Cultural

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé



No sábado, dia 16, o Grupo de Teatro Ação Encena, de Guaratinguetá, esteve na Tertúlia, em Lorena, evento cultural organizado pela Sofoa Zappa, apresentando Fazendo Arte na Rua e O Banquinho 


As Três Belas

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Carmen Xavier, pessoas sorrindo, pessoas em pé


A poetisa Elisandra Souza, a atriz Carmen Xavier e sua filha Sofia


O Urubu

Alguém tirou
o urubu dos céus,
já não  o vejo
sobre minha cabeça.

Será  que foi Deus?
Deus não faria isso.
O homem? Pode ser
Por que?
Por ser negro
e macular o azul?
Não sei.
Sei que já não vejo
o urubu
planando com suavidade
desfilando sutileza.

Se não foi o homem
e nem Deus.
quem sabe
eu tenha perdido
a sensibilidade
me tornando cego
e, por isso já não vejo
mais o urubu nos céus.


Jorge Nicoli



A Liberdade em Sartre

A liberdade, em Sartre, é compreendida como nadificação, não tem essência, daí a crítica de Sartre a toda forma de determinismo. A liberdade não é uma qualidade ou característica a mais no homem, como se, além de ser homem, se fosse livre. O homem é livre, liberdade e homem são a mesma coisa na filosofia sartriana, em que se fazer, agir, ou seja, escolher, é tentar ser definitivamente – o que resulta em ser condenado à liberdade e fracassar.

A partir do modo como Sartre tematiza a liberdade, é possível entender que um motivo ou móbil só pode fazer sentido e ter importância para uma ação-escolha segundo um determinado projeto original do para-si (de tentar ser um em-si), o que acaba por expor os conceitos de “angústia” e “responsabilidade” correlacionados à liberdade.


Vinícius Loureiro Renaud, da Universidade Federal Fluminense 

segunda-feira, 18 de novembro de 2019


De Onde Sairam?



Vídeo incorporadoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Dia 15 de novembro foi pródigo em  atos patéticos, defronte uma das  lojas  do pateta mor Luciano  Hang, outros patetas travestidos de patriotas desfilaram, ao som da Canção do  Exército e sob o comando da voz de outro pateta,, desfilaram diante da estátua da liberdade.  Nada mais indecente.

Para completar o ministro da educação – de que? –, nas redes sociais, diz maravilhas do Império e das  princesas Isabel e Leopoldina. Para o imbecil, feministas honestas e decentes.  Mais pateta impossível.

Uma pergunta, de onde saíram estes idiotas?

Jorge Nicoli