sexta-feira, 30 de junho de 2017




Pensamento de Um Não Pensador

- Uma coisa que me intriga no ser humano, de um modo geral. Ele acredita em Deus, no Diabo, nos santos, nos Orixás, em macumba, em fantasmas, em alguns políticos, em conversa de pais e amigos, masns não consegue acreditar em si mesmo, na sua força, na sua capacidade de mudar os rumos das coisas.

Jorge Nicoli

=============================================================

Fonte, de Duchamp, 1917.  Típica da era industrial, esta obra traduz a impessoalidade que caracteriza a vida moderna. Quintessência do dadaísmo, ela questiona o que é arte e não é, dando origem à chamada arte conceitual. Paradoxalmente é a mais radical afirmação da subjetividade. O sentido de uma obra passa a ser uma “atribuição”  e não um dado que lhe supostamente imanente.

 FONTE

 






O Beijo

O beijo fulmina-nos como o relâmpago, o amor passa como um temporal, depois a vida, novamente, acalma-se como o céu, e tudo volta a ser como dantes. Quem se lembra de uma nuvem?

Guy Maupassant
francês, nascido em 1850
escritor e poeta, conhecido por seus contos repletos de crítica social e situações psicológicas..

========================================================

Primeira Aquarela Abstrata, de Kandinsky, 1910. Esta pequena aquarela divide a história da arte em dois períodos: antes e depois da arte abstrata. Antes dela tem-se a impressão de que a pintura retrata o mundo exterior, figurativa, A partir dela, contudo, adquire autonomia absoluta, tornando-se um universo intuitivo de sensações. É o nascimento da pintura em estado puro.

PRIMEIRA AQUARELA ABSTRATA



Da Gramática



- A gramática, a mesma árida gramática, transforma-se em algo parecido a uma feitiçaria evocatória; as palavras ressuscitam revestidas de carne e osso, o substantivo, em sua majestade substancial, o adjectivo, roupa transparente que o veste e dá cor como um verniz, e o verbo, anjo do movimento que dá impulso á frase.


Charles Baudelaire
nascido em 1821 na França
poeta, considerado um dos precursores do Simbolismo, tendo influenciado as artes plásticas do século XIX.

=======================================================================================================

Senhor de Avignon, de Picasso, 1907 Obra, que mais parece uma caricatura, viola as convenções clássicas e acadêmicas ainda prevalecentes, da arte figurativa. Picasso havia sido influenciado por Cézanne e pelas máscaras negras africanas. “Senhoras de Avignon” abre caminho para a revolução cubista, sendo um passo fundamental (e intermediário) entre dois extremos: o impressionismo e o abstracionismo.


SENHORAS DE AVIGNON




Chegar ao  Conflito Criativo

- A terapia faz com que o indivíduo deixe de repetir de forma morta e chegue a um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver.


nascido na Alemanha, de origem judaica, em 1893,
psicoterapeuta e psquiatra

==================================================================

A Liberdade Guiando o Povo, de Delacroix, 1830.  As principais referências do realismo é a pintura de Gericault e depois, Courbet. Eugène Delacroix situa-se entre os dois mestres: contudo, supera o passadismo do primeiro e abre caminho para o segundo. Com esta tela (retrato da revolução francesa) a arte passa a representar o tempo presente e seus próprios mitos. 


A LIBERDADE GUIANDO O POVO





De Camus

- Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo.

Albert Camus
francês, nascido na Argélia em 1913
escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e filósofo/
Nobel/1957 por sua importante produção literária.

==============================================

Juízo Final, de Michelangelo. 1535/1541. Com o aparecimento deste afresco a arte renascentista foi definitivamente condenada. Todos os elementos de “O juízo final” opõem-se de maneira consciente e vigorosa contra os ideais vigentes. Por isso a obra é considerada o marco de superação do classicismo, na Itália. De quebra, inaugura o maneirismo e abre caminho para o barroco. (Onde: Capela Sistina, Vaticano)

  O JUÍZO FINAL