sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018



Uma Ironia Não Digestiva

Sempre me surpreendo com a reação  agressiva de algumas pessoas quando digo que nunca trabalhei e que tenho orgulho disso. Faço em tom de ironia,  todavia há uma meia verdade nesta história, pois só trabalhava onde me sentia bem e isto não é trabalhar,. O tal ócio criativo, do italiano Domênico De Mais.

Esta reação faz lembrar uma crônica do grande Lima Barreto, na qual ele descreve a prisão de um pedinte, com alguns mil réis no bolso, pela polícia. Crime de vadiagem, o que Lima contesta dizendo que não houve constrangimento porquanto as pessoas deram por  vontade própria. Eu não trabalhar também constituiria crime de vadiagem., segundo estas pessoas.

Mas o curioso é que estas pessoas não contestam  os herdeiros, que nada fizeram para ter a herança, como não se indignam com os rentistas, tampouco não me parece que  se revoltem quanto a agiotagem. Eles não trabalham.

Na realidade esta ironia vai além, não tolero  ouvir histórias de conquistas através do trabalho duro, do sofrimento para ser o que se é hoje.  O tal Self-made man, mais uma bobagem  descartável vindo dos Estado Unidos, que o brasileiro consome. Em mim, dá ânsia.

Jorge Nicoli
Lorenense, nascido em Guaratinguetá,
em 1945



Nenhum comentário:

Postar um comentário