A Escola Como Forma de Dominação
A escola não se
diferencia das demais, percebe-se que a rigidez e o bom uso do corpo são lemas
que fazem da disciplina um meio de obtenção do aumento da eficácia produtiva.
“O momento histórico das disciplinas é o momento em que nasce uma arte do corpo humano que visa não unicamente o aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas a formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente”. (Foucault)
“O momento histórico das disciplinas é o momento em que nasce uma arte do corpo humano que visa não unicamente o aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas a formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente”. (Foucault)
As ordens verbais
presentes na escola, revelam o controle dos comportamentos, onde as crianças
deveriam agir uniformemente segundo uma sinalização que lhes era ordenada. A
forma de assentar nos bancos e usar as lousas automaticamente são também um
referencial do uso explícito dos poderes.
Michelle Mirttes Albuquerque Feitosa,Graduada em Pedagogia e Psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário