segunda-feira, 27 de julho de 2015

Monica Vitti em A Noite


Filmes de Sempre

Do mestre Antonioni: A Noite

Michangelo Antonioni foi um cineasta italiano que conseguiu levar às telas muitas das angústias que assombram o ser humano, construiu sua carreira de cineasta/roteiristas com filmes herméticos, era amado pelos críticos, aqui um belo exemplo do talentoso diretor, que tem na chamada trilogia da incomunicabilidade (os dois outros são:  A Aventura e O Eclipse) uma de suas marcas registradas.

A trama: os problemas de um casal em crise: Lidia e Giovanni. O marido muito preocupado  consigo próprio e com um livro que está escrevendo parece não dar conta  ou perceber a crise conjugal.

Tudo vai ser revelado ao final de uma festa tediosa e levemente dissoluta.

O roteiro é do mestre Antonioni, com a colaboração de Tonino Guerra e Ennio Flaiano.

Filme difícil, pesado até, não é indicado para todo tipo de público, mas vale ser conhecido. Câmera e montagem mantêm os protagonistas em constante distanciamento um do outro.

Mesmo quando conversam ou se tocam um engenhoso esquema de contraplanos dão a impressão de
que estão separados, como se seus movimentos fossem paralelos e nunca pudessem se cruzar. Assim também com os diálogos. Ganhou o prêmio Urso de Ouro em Berlim

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Noite (La Notte), Itália/França, 1960, drama, direção de Michangelo Antonioni, no elenco: Jeanne Moreau, Marcello Mastroianni, Monica Vitti

Joel B. Ramos

============================================================

Apoio Cultural

José Roberto
cantor







Nenhum comentário:

Postar um comentário