domingo, 31 de dezembro de 2017




Da Necessidade de se re-Construir

Nada mudará no ano novo se não mudarmos nossas concepções sobre isto ou aquilo, nada mudará se não estivermos dispostos a encarar a vida, convidando=a para ser nossa companheira.
  
O ano só será novo se permitirmos, nos perder, vez ou outra,  para se encontrar, assim como o novo ano só será novo se aceitarmos nossos erros como forma de nos re-construirO novo só será novo quando tivermos a consciência desta re-construção.


Jorge Nicoli

Não Me Calo

Entre os homens não existe igualdade, existe semelhança. Um homem nunca será igual ao outro, porque ele é uno. Cada homem é um ser único, embora semelhante ao outro. Os homens são semelhantes, independente da cor de sua pele.

Porém, se não existe igualdade há entre os homens a desigualdade, criada pelo preconceito e pela intolerância em não aceitar o outro como seu semelhante. Resquício dos séculos em que os homens de pele negra foram escravizados. Uma nódoa que mancha nossa história e, ao que parece, difícil de ser removida.

Mas é preciso não esmorecer, é preciso continuar a lutar, para que nossos descendentes possam viver num País em que o homem reconheça o outro como seu semelhante, independente da cor de sua pele.

Jorge Nicoli


.



Jorge Niccoli




Refletindo Sobre a Inveja
e o Invejoso


O invejoso é incapaz de olhar para si, de tentar enxergar em si, virtudes, por isso prefere invejar as virtudes do outro. Talvez, por trás disto esteja a falta de coragem para assumir responsabilidades consigo mesmo, pois ter virtudes significa ser responsável por elas.


Esta falta de coragem, leva à frustração de não ser o que poderia ser, então o melhor é projetar no outro o que gostaria de ser e esta fraqueza transforma o invejoso numa pessoa perigosa, obsessiva em busca da destruição de seu objeto de desejo.



Jorge Niccoli




Da filosofia


A filosofia se sustenta nas inquietudes, nas angústias, nas incertezas do ser humana, à medida que ela envereda pelos caminhos dos dogmas religiosos e sofre a influência de Deus se perde num emaranhado de anacrônicos clichês e de pensamentos previsíveis


Jorge Niccoli





Não Conheço a Mim Mesmo

Não me conheço. Não quero me conhecer, porque o dia que chegar a este conhecimento, provavelmente perderia o prazer de viver. A minha grande motivação é o descobrir, a cada dia, uma nova partícula de mim mesmo.

Jorge Niccoli


sábado, 30 de dezembro de 2017


Do Incerto


Nunca tenho a certeza de nada, nunca sei ao certo se estou no caminho certo, o certo é que continuo divulgando minhas incertezas e caminhando rumo ao que é incerto.


Jorge Nicoli


A imagem pode conter: texto 

Nós não acreditamos no tempo, acreditamos na vida. O tempo é imutável, a vida não,, o tempo não passa, a vida sim, por isso é preciso estarmos atentos para que a vida e nós não passemos em vão.








De Um Não Pensador

Prender-se ao passado é uma maneira de se esconder do presente, abrindo assim, mão do direito de sonhar.

Jorge Nicoli








PENSO
que a face mais espúria e covarde do ser humano seja a face da traição.


Jorge Nicoli




O Teatro Sem Medo


Sou um veterano militante na arte teatral e nela já fiz de tudo, tanto como diretor quanto como ator. Comédias, textos infantis, políticos/sociais, psicológicos, poético-musicais, com pessoas engajadas e com diletantes, com jovens ou com os não tão jovens.



Já estive andando pelos palcos e pelas praças, divertindo e me divertindo, levando seriedade e, às vezes, risos, para muita gente ou para quase ninguém. Algumas alegrias uma ou outra frustração.


No fim, um saldo positivo. Nada do que fiz dá saudade, apenas traz lembranças, não há arrependimento, porém não repetiria algumas coisas.  Vivi o momento histórico, o que cabia a mim, hoje vivo outro momento, em que o fazer teatral passou a ter significado diferente, o da luta contra o descaso e a banalização da própria arte, e isso demanda um teatro sem concessões, que toque profundamente a sensibilidade de quem se dispuser a vê-lo.


Um teatro que provoque reflexões sobre as relações humanas e o papel do homem no contexto político/social. O teatro que dê subsídios para a discussão mais profunda sobre as coisas do mundo. Enfim um teatro que tenha a coragem de se expor, que não tenha medo de dizer. que não se calará.


Jorge Nicoli


Será um Sintoma do Amor?

Uma amiga me disse que estou amando. Estranho, pois é um sentimento pouco usual na minha vida, aliás, só o sinto com filhos, netos, irmãos e um ou outro amigo, por isso o espanto. Minha amiga desfiou um rosário de argumentos para provar que estou amando.. Argumentos razoáveis e pertinentes, então veio a dúvida: estarei eu amando? Na realidade não sei bem quais são os sintomas de um amor. .

Será que sentir falta de alguém como sinto de ti, é um deles?


Jorge Nicoli

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017



De Um Não Pensador

O passado é um bau cheio de lembranças, saudade e roupas que não nos servem mais,  o futuro é um saco cheio de sonhos e de ilusão  que não irá nos servir, o presente  é uma enorme  caixa repleta de, surpresas e paixões que nos ajudarão a contar uma bela história.

Jorge Nicoli




Do Amor


- Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo...


Caio Fernando Abreu
Jornalista, poeta, dramaturgo, escritor

Nascido em Santiago, RS, em 1948


O Casamento,
Segundo Caio

Poderíamos casar, teríamos um apartamento, tomaríamos café as cinco da tarde, discordaríamos quanto a cor das cortinas, não arrumaríamos a cama diariamente, a geladeira seria repleta de congelados e coca-cola, o armário, de porcarias, adiaríamos o despertador umas trinta vezes, sentaríamos na sala de pijama e pantufas, sairíamos pra jantar em dia de chuva e chegaríamos encharcados, nos beijaríamos no meio de alguma frase, você pegaria no sono com a mão no meu cabelo e eu, escutando sua respiração. Eu riria sem motivo e você perguntaria porque, eu não responderia, saberíamos.

Caio Fernando Abreu
Jornalista, poeta, dramaturgo, escritor

Nascido em Santiago, RS, em 1948



Dos Gurus Cibernéticos


É assustador  a quantidade de gurus do bem viver e do sucesso fácil que infesta as redes sociais. Todos eles com fórmulas mágicas para que o outro tenha sucesso na vida, que viva bem, que seja feliz nos relacionamentos.

Olham a vida como uma coisa esquematizada, pronta, padronizada, modelo único, que cabe em qualquer um. Vomitam suas fórmulas, esquecendo que cada indivíduo tem sua história, influências familiares e sociais, suas angústias, inquietudes,. Para estes gurus do sucesso fácil, tudo é resolvido com planejamento – como se a vida fosse uma equação matemática – ou com pensamentos  positivos - como se pensar mudasse o mundo.

O que mais me assusta é saber que tem gente que acredita nestas falácias, que creem que  mudar o rumo da vida é coisa simples  e se assim fosse, a filosofia poderia ser descartada e a psicologia tornar-se-ia supérflua.

Jorge Nicoli




De Pessoa

Como é por dentro outra pessoa?  Quem é que o saberá sonhar? A alma de outrem é outro universo com que não há comunicação possível, com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma senão da nossa; as dos outros são olhares, são gestos, são palavras, com a suposição de qualquer semelhança no fundo.




Da Resistência

Cantarei versos de pedras. Não quero palavras débeis para falar do combate. Só peço palavras duras,
uma linguagem que queime.  Pretendo a verdade pura: a faca que dilacere,  o tiro que nos perfure,  o raio que nos arrase. Prefiro o punhal ou foice  às palavras arredias.

Não darei a outra face.

Lara de Lemos,
Poetisa e jornalista,
nascida em Porto Alegre, em 1923




Do Amor

Sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando, mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois.





Ter Deus

Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possí­vel, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar, é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim dá certo.


Guimarães Rosa


Do Ciúme

- O ciúme. Que irritante. Ele é uma expressão da avidez da propriedade. Ou da petulância do domínio. Ou do gosto da escravização.

Vergílio Ferreira
Escritor, nascido em Portugal em 1916



Vive o Dia de Hoje!


Não penses para amanhã. Não lembres o que foi de ontem. A memória teve o seu tempo quando foi tempo de alguma coisa durar. Mas tudo hoje é tão efêmero. Mesmo o que se pensa para amanhã é para já ter sido, que é o que desejamos que seja logo que for. É o tempo de Deus que não tem futuro nem passado. Foi o que dele nós escolhemos no sonho do nosso absoluto.

Não penses para amanhã na urgência de seres agora. Mesmo logo à tarde é muito tarde. Tudo o que és em ti para seres, vê se o és neste instante. Porque antes e depois tudo é morte e insensatez. Não esperes, sê agora. Lê os jornais. O futuro é o embrulho que fizeres com eles ou o papel urgente da retrete quando não houver outro.

Vergílio Ferreira
Escritor, nascido em Portugal em 1916




Da Tolice

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente. É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente.


Nicolau Gogol
Escritor, nascido na Rússia em 1809




As Paixões Humanas


Eu considero inteligente o homem que em vez de desprezar este ou aquele semelhante é capaz de o examinar com olhar penetrante, de lhe sondar por assim dizer a alma e descobrir o que se encontra em todos os seus desvãos. Tudo no homem se transforma com grande rapidez; num abrir e fechar de olhos, um terrível verme pode corroer-lhe as entranhas e devorar-lhe toda a sua substância vital.


Muitas vezes uma paixão, grande ou mesquinha pouco importa, nasce e cresce num indivíduo para melhor sorte, obrigando-o a esquecer os mais sagrados deveres, a procurar em ínfimas bagatelas a grandeza e a santidade. As paixões humanas não têm conta, são tantas, tantas, como as areias do mar, e todas, as mais vis como as mais nobres, começam por ser escravas do homem para depois o tiranizarem.


Bem-aventurado aquele que, entre todas as paixões, escolhe a mais nobre: a sua felicidade aumenta de hora a hora, de minuto a minuto, e cada vez penetra mais no ilimitado paraíso da sua alma. Mas existem paixões cuja escolha não depende do homem: nascem com ele e não há força bastante para as repelir.


Uma vontade superior as dirige, têm em si um poder de sedução que dura toda a vida. Desempenham neste mundo um importante papel: quer tragam consigo as trevas, quer as envolva uma auréola luminosa, são destinadas, umas e outras, a contribuir misteriosamente para o bem do homem.


Nicolau Gogol
Escritor, nascido na Rússia em 1809


quinta-feira, 28 de dezembro de 2017


Ano Novo
e às vezes, só um Novo Ano


Não acredite que a mudança do calendário possa influenciar em sua vida, a mudança no calendário é tão somente uma convenção, a vida é muito mais do que isso. Só se pode mudar alguma coisa na vida se tiver consciência do que deva ser mudado e coragem para efetivamente mudar. Caso contrário será apenas um novo ano, com as velhas promessas.


Jorge Nicoli 


A Ditadura do Tempo


Sim o tempo reina; ele retomou sua brutal ditadura. E está-me empurrando, como se eu fosse um boi, com seu duplo aguilhão: "Vai, anda, burrico! Vai, sua, escravo! Vai, vive, maldito!"

Charles Baudelaire
Nascido emParis, em 1821

Poeta, boémio, dandy, flâneu e teórico da arte


Da Ditadura


- Uma ditadura é um estado em que todos têm medo de um e cada um tem medo de todos.
.

Alberto Moravia
Escritpr e jornalista, nascido na Itália em 1907




O Desejo de Ser Sincero é Superficial


O desejo de ser sincero é superficial. Não é por acaso que muitos dos romances entre os últimos aparecidos são escritos na primeira pessoa, de modo a que o eu repetido e disseminado ao longo das páginas produza uma sensação de algo muito próximo a uma lembrança, a uma confissão, a um diário.

Não é também por acaso que neles se evita com muito cuidado o enredo ou de certa forma tudo o que possa parecer invenção; e que se narre os fatos com garra jornalística, como coisa que realmente tivesse acontecido.
 A sinceridade, no seu estrito sentido, não suporta a narração objetiva que é um princípio de artifício nem a invenção que em todas as ocasiões pode parecer falsa.

A sinceridade parece-se muito com o mar em certos dias. Há manhãs de tanta bonança que se andamos de barco e nos inclinamos para contemplar a água debaixo de nós, tem-se a impressão de que estamos suspensos sobre transparentes e tangíveis precipícios. A água, por muito profunda que seja, não se opõe a que se olhe a prumo para baixo e se veja, numa claridade esverdeada, o fundo areoso espargido de seixos e de trigueiras céspedes. Nasce então uma espécie de exaltação, deseja-se tocar aquele fundo que parece estar muito perto de nós.
  
No entanto quando se mergulha, mesmo com todo o peso do nosso corpo e toda a força da nossa impulsão só conseguimos penetrar na água um par de metros. Nem sequer afloramos aquela encantada e longínqua profundidade.


Alberto Moravia
Escritpr e jornalista, nascido na Itália em 1907




De Blake

Não revele aos amigos os seus segredos, porque você não sabe se algum se tornará seu inimigo. Não cause ao seu inimigo todo o mal que lhe possa fazer, porque você não sabe se ele se tornará um dia seu amigo.


William Blake 
Nascido em Londres, em 1757

poeta, tipógrafo e pintor



  

De Mia Couto


- O bom do caminho é haver volta. Para ida sem vinda basta o tempo.


Mia Couto
Escritor e biólogo,
nascido em Moçambique em 1955



Temos que o Saber Conquistar


Estou completamente cansado de pessoas que só pensam numa coisa: queixar-se e lamentar-se num ritual em que nos fabricamos mentalmente como vítimas.

Choramos e lamentamos, lamentamos e choramos. Queixamo-nos até à náusea sobre o que os outros nos fizeram e continuam a fazer. E pensamos que o mundo nos deve qualquer coisa.

Lamento dizer-vos que isto não passa de uma ilusão. Ninguém nos deve nada. Ninguém está disposto a abdicar daquilo que tem, com a justificação de que nós também queremos o mesmo. Se quisermos algo temos que o saber conquistar. Não podemos continuar a mendigar, meus irmãos e minhas irmãs.


Mia Couto
Escritor e biólogo,
nascido em Moçambique em 1955


quarta-feira, 27 de dezembro de 2017



De Minha Implicância


Há certa implicância de minha parte com aqueles que atribuem inteligência superior aos animais, inclusive atribuindo a eles QI superior ao ser humano, porém nas minhas andanças pelas ruas da cidade sempre deparo com cães querendo me atacar e irritados com minha figura avançam nas grades – uns até escalam as mesmas – na ânsia de me morderem. Neste momento penso na possibilidade do ser humano fazer o mesmo, atrás de uma grade tentando atacar um cão. Inimaginável. Portanto continuo entendendo que animal é tão somente um animal.

Jorge Nicoli






I 
Indagações Quase Existenciais

Para que serve a vida se vivemos fugindo das paixões? De que adianta viver se vivemos tentando isolar todo o sofrimento? Que valor tem a vida se não queremos ter angústia? De que vale a vida se toda nossa alegria é para esquecer da própria vida?
  
Jorge Nicoli




Dp Sentido da Vida


Por mais que a vida tenha um sentido, só conhece o combate eterno que os deuses travam entre si, ou, evitando a metáfora, só conhece a incompatibilidade dos pontos de vista últimos possíveis, a impossibilidade de regular os seus conflitos e portanto a necessidade de se decidir a favor de um ou de outro.


Max Weber
Nascido na Alemanha em1864

 intelectual, jurista e economista, considerado um dos fundadores da Sociologia
  




O que é a Gestalt:


Gestalt, Gestaltismo ou Psicologia da Forma é uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes. Gestalt é uma palavra de origem germânica, com uma tradução aproximada de “forma” ou “figura”.

A teoria da Gestalt, também conhecida como Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX.

Os pioneiros desta doutrina e formuladores das Leis da Gestalt foram os psicólogos Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.

A Gestalt surgiu como uma doutrina de oposição ao Atomismo, uma filosofia que acreditava ser possível a percepção do todo apenas após a compreensão das diferentes partes.




Falar de si Próprio


Como o perigo de desagradar provém principalmente da dificuldade em avaliar quais as coisas que se notam e quais as que não são notadas, pelo menos por prudência nunca deveria a gente falar de si mesmo, pois esse é um tema em que seguramente a nossa visão e a alheia não coincidem nunca. 

Ao mau costume de falar de si mesmo e dos próprios defeitos, cumpre acrescentar, como formando bloco com o mesmo, esse outro hábito de denunciar nos caracteres alheios defeitos análogos aos nossos.


E constantemente estamos a falar nos referidos defeitos, como se fora uma espécie de rodeio para falar de nós mesmos, em que se juntam o prazer de confessar e o de absolvermo-nos. 


Marcel Proust
Escritor, nascido na França em 1871







Alma e Corpo
- A Ilusão da Integridade


Em qualquer momento em que a consideremos, a nossa alma total tem sempre um valor quase fictício, apesar do numeroso balanço das suas riquezas, pois ora umas, ora outras, são indisponíveis, quer se trate de riquezas efetivas como de riquezas da imaginação... Pois as perturbações da memória estão ligadas às intermitências do coração.  

É sem dúvida a existência do nosso corpo, semelhante para nós a um vaso em que estaria encerrada a nossa espiritualidade, que nos induz a supor que todos os nossos bens interiores, as alegrias passadas, todas as nossas dores, estão perpetuamente em nossa possessão.

Marcel Proust
Escritor, nascido na França em 1871






De Fritz


- Eu não estou neste mundo para viver correspondendo às expectativas de ninguém, nem acho que o mundo deva corresponder às minhas.


Fritz Perls

Psicoterapeuta, um dos criadores da Gestalt, nascido na Alemanha, de origem judaica, em 1878


A

Da Terpia

- A terapia faz com que o indivíduo deixe de repetir de forma morta e chegue a um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver.

Fritz Perls

Psicoterapeuta, um dos criadores da Gestalt, nascido na Alemanha, de origem judaica, em 1878

terça-feira, 26 de dezembro de 2017



Do Veganismo

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.

Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais."

Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada. Existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. 

Do site
Seja Vegano




Comida Vegana



Indagações Quase Existenciais


Para que serve a vida se vivemos fugindo das paixões?  De que adianta viver se vivemos  tentando isolar todo o  sofrimento? Que valor tem a vida sem não queremos ter angústia? De que vale a vida se toda nossa alegria é para esquecer da própria vida?


Jorge Nicoli




Pensar é Compartolhar

- Estar em solidão significa estar consigo mesmo; e, portanto, o ato de pensar, embora possa ser a mais solitária das atividades, nunca é realizado inteiramente sem um parceiro e sem companhia.

Hannah Arendt 

Nascida na ,Alemanha, de origem judaica, em 1906  filósofa política, uma das mais influentes do século XX


A Prisão Dourada


Tenta fazer esta experiência, construindo um palácio. Equipa-o com mármore, quadros, ouro, pássaros do paraíso, jardins suspensos, todo o tipo de coisas... e entra lá para dentro.

Bem, pode ser que nunca mais desejasses sair daí. Talvez, de fato, nunca mais saisses de lá. Está lá tudo! "Estou muito bem aqui sozinho!".

Mas, de repente - uma ninharia! O teu castelo é rodeado por muros, e é-te dito: 'Tudo isto é teu! Desfruta-o! Apenas não podes sair daqui!". Então, acredita-me, nesse mesmo instante quererás deixar esse teu paraíso e pular por cima do muro 

Mais! Tudo esse luxo, toda essa plenitude, aumentará o teu sofrimento. Sentir-te-ás insultado como resultado de todo esse luxo... Sim, apenas uma coisa te falta... um pouco de liberdade.


Fiodor Dostoievski
Escritor, nascido na Rússia em 1821




De Foucault


- Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa.


Michel Foucault
Filósofo, nascido na França em 1926




O Poder do Discurso


Por mais que aparentemente o discurso seja pouco importante, as interdições que o atingem logo e depressa revelam a sua ligação com o desejo e com o poder.

E o que há de surpreendente nisso, já que o discurso - como a psicanálise nos demostrou - não é simplesmente o que manifesta (ou oculta) o desejo; é também o que é o objeto do desejo; e já que - a história não cessa de nos indicar - o discurso não é simplesmente o que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, aquilo pelo que se luta, o poder do qual procuramos apoderar-nos.

Michel Foucault
Filósofo, nascido na França em 1926





De maupassant

- Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no momento da derradeira separação.


Guy de Maupassant 
Nascido em 1850, na França

escritor e poeta



De Lacan


- Há alguma coisa que se repete na sua vida, que é sempre a mesma, essa é a sua verdade. E o que é essa coisa que se repete? É uma certa maneira de gozar.

Jacques Lacan
Nascido em Paris , em 1901

Médico e psicanalista.

domingo, 24 de dezembro de 2017


Papai Noel Existe


Papai Noel não existe. E daí? O que vai mudar no mundo quando descobrimos que o bom velhinho não existe?  Nada. Porém no mundo das crianças muda e muito saber que Papai Noel é tão somente uma fábula. A criança precisa viver neste mundo da ilusão, da fantasia, da imaginação, precisa acreditar em fadas, princesa, príncipes, Papai Noel, como precisa de alguns heróis e heroinas. E por que precisa acreditar em tudo isso? Para que não se torne uma criança irritante e, posteriormente, um adulto repleto de patologias.


Jorge Nicoli





Justificar a Vida

- E se não fosse para lutar melhor seria não ter nascido, pois a vida só pode se justificar se for para ser vivida sem medo.

Jorge Nicoli



sábado, 23 de dezembro de 2017




O Risco é Não se Arriscar

Rir é arriscar-se a parecer louco. Chorar é arriscar-se a parecer sentimental. Estender a mão para o outro é arriscar-se a se envolver. Expor seus sentimentos é arriscar-se a expor seu eu verdadeiro. Amar é arriscar-se a não ser amado. Expor suas idéias e sonhos ao público é arriscar-se a perder.

Viver é arriscar-se a morrer... Ter esperança é arriscar-se a sofrer decepção e  tentar é arriscar-se a falhar. Mas... é preciso correr riscos,  porque o maior azar da vida é não arriscar nada..

Soren Kierkegaard
 Nascido em 1813, na Dinamarca

 filósofo, teólogo, poeta, crítico social, e autor religioso que é amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista. 


Parafraseando Sartre

- Estar no mundo não é existir, a existência depende da consciência  de si mesmo, de sua própria existência. Em suma, pode se passar pelo mundo se ter existido.


Jorge Nicoli


De A Náusea

Os homens. É preciso amar os homens. Os homens são admiráveis. Sinto vontade de vomitar – e de repente aqui está ela: a Náusea. Então é isso a Náusea: essa evidência ofuscante? Existo – o mundo existe -, e sei que o mundo existe. Isso é tudo. Mas tanto faz para mim. É estranho que tudo me seja tão indiferente: isso me assusta.
  
Gostaria tanto de me abandonar, de deixar de ter consciência de minha existência, de dormir. Mas não posso, sufoco: a existência penetra em mim por todos os lados, pelos olhos, pelo nariz, pela boca… E subitamente, de repente, o véu se rasga: compreendi, vi. 

A Náusea não me abandonou, e não creio que me abandone tão cedo; mas já não estou submetido a ela, já não se trata de uma doença, nem de um acesso passageiro: a Náusea sou eu.


==============================================


Trecho significativo do romance existencialista A Náusea – um dos mais importantes obras do existencialismo – publicado em 1938


Esparsas de Camus

Um homem é mais homem pelas coisas que silencia do que pelas que diz. Vou silenciar muitas.

Sabendo que não há causas vitoriosas, gosto das causas perdidas: elas exigem uma alma inteira, tanto na derrota quanto nas vitórias passageiras.

Criar é viver duas vezes...

Todos tentam imitar, repetir e recriar sua própria realidade. Sempre acabamos adquirindo o rosto das nossas verdades.

Albert Camus 
Francês, nascido em Mondovi, Argélia, em 1913

escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo 

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017



O Que Fazemos da Nossa Vida

O que estamos fazendo da nossa vida? Esta é uma questão sempre levantada por nós ou por gente próxima de nós.  Uma questão que pode ser pertinente, afinal, o que estamos fazendo da nossa vida?

Talvez a resposta para nós mesmo  seja simples, apenas vivendo. Fazendo da vida  um imenso espaço para  exercitar a própria vida, sem muitos calculos,  sem grandes previsões e  sem qualquer  entendimento. Porém a questão quando levantada pelo outro   não comporta uma resposta tão trivial , pois o outro espera de nós muito mais do que vivermos a vida, espera que façamos da vida uma grande festa recheada  de sucesso e de felicidade, assim como espera que  sigamos o caminho traçado por ele.

Aliás, aí surge a grande questão: se a vida é nossa, por que o caminho tem de ser o indicado pelo outro?



Jorge Nicoli





Da Necessidade do Sofrimento

O sofrimento, entretanto, é necessário para a formação do homem; todo homem de boa compleição deve trilhar esse caminho: "Essas dores podem ser bastante penosas: mas sem dores não é possível tornar-se guia e educador da humanidade; e coitado daquele que quisesse sê-lo e não tivesse essa pura consciência!"


Por fim, o gênio que sobrevive ao sofrimento que lhe cria e lhe acompanha acaba superando as noções de "bom" e "mau", e a moral existirá apenas como um vestígio de uma cultura inferior:

Enfim, quando a tábua de sua alma estiver totalmente coberta de esperiências, ele não desprezará nem odiará a existência e tampouco e amará mas estará acima dela ora com o olhar da alegria, ora com o da tristeza, e tal como a natureza terá uma disposição ora estival, ora outonal.

Quando o seu olhar tiver se tornado forte o bastante para ver o fundo, na escura fonte de seu ser e de seus conhecimentos, talvez também se tornem visíveis para você, no espelho dele, as distantes constelações das culturas vindouras.

Friedrick Nietzsche
Filósofo e filólogo,
nascido na Alemanha em 1844