terça-feira, 19 de dezembro de 2017




Do Teatro

O RITMO


O ritmo no teatro é um assunto de extrema importância, portanto, não deve ser tratado com ingenuidade. Stanislavski sempre usou em seus trabalhos o termo Tempo-Ritmo, pois considerava que não podiam existir em separado no teatro.

Há uma harmonia entre eles, e se altera um dos fatores, o efeito global também é alterado. Sua complexidade se dá porque frequentemente é composto de vários tempo-ritmos diferentes.

Não é fácil para os atrores falarem num tempo-ritmo certo. A maioria chega a esse resultado de uma maneira intuitiva e não consciente. Quando as circunstâncias propostas exigem, eles conseguem por si só impor um ritmo mais nítido. 

Há dois fatores: O tempo-ritmo interior e o tempo-ritmo exterior, que juntos produzem o tempo-ritmo composto. Todos nós fazemos muitos gestos sem ao menos se dar conta disso, e utilizá-los na atuação possibilita impor um ritmo interior. A sonoplastia, quando usada adequadamente, confere ao ator um ritmo exterior. Nada no teatro é criado sem uma função, e a função da sonoplastia é justamente essa.

Do Livro
Ator e Metodo –

Eugenio Kusnet




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