Do Teatro
O RITMO
O ritmo no teatro é um assunto de extrema importância,
portanto, não deve ser tratado com ingenuidade. Stanislavski sempre usou em
seus trabalhos o termo Tempo-Ritmo, pois considerava que não podiam existir em
separado no teatro.
Há uma harmonia entre eles, e se altera um dos fatores, o
efeito global também é alterado. Sua complexidade se dá porque frequentemente é
composto de vários tempo-ritmos diferentes.
Não é fácil para os atrores falarem num tempo-ritmo certo. A
maioria chega a esse resultado de uma maneira intuitiva e não consciente.
Quando as circunstâncias propostas exigem, eles conseguem por si só impor um
ritmo mais nítido.
Há dois fatores: O tempo-ritmo interior e o tempo-ritmo
exterior, que juntos produzem o tempo-ritmo composto. Todos nós fazemos muitos
gestos sem ao menos se dar conta disso, e utilizá-los na atuação possibilita
impor um ritmo interior. A sonoplastia, quando usada adequadamente, confere ao
ator um ritmo exterior. Nada no teatro é criado sem uma função, e a função da
sonoplastia é justamente essa.
Do Livro
Ator e Metodo –
Eugenio Kusnet
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