segunda-feira, 18 de dezembro de 2017


Uma Coisa Puxa a Outra


O que leva a pessoa a estar sempre mal? Ou melhor, a se sentir mal incondicionalmente. Dor de cabeça, enxaqueca, dor no estômago, irritabilidade, são alguns do sintomas descritos, quando llhe perguntamos como está ou mesmo quando ninguém pergunta, ela se dispõe a dizer.

Penso que exista, neste comportamento, uma necessidade de ser notada, de chamar a atenção para si, talvez conseqüência da auto estima em baixa. Aliás, uma coisa puxa a outra, esta baixa auto estima causa mal estar que, fatalmente, se transformará em dores físicas. Costuma dizer a psicologia que “a dor psicológica dói mais do que a física”, por isso se transfere e quase todas as nossas doenças são conseqüências da somatização. 

De situações mal resolvida, enfim, somos o resultado do que produz nossa mente. Todos nós, seres humanos, somos sujeitos a desequilíbrios emocionais, às vezes, de curta duração, outras vezes, de longa duração, outras tantas vezes, eternamente. Esta é conseqüência de uma acomodação, do interesse de permanecer neste estado de vitimização.
  
E como diz uma amiga psicóloga, continuar sendo “a vítima eleita”. E por que isso? Porque, inconscientemente, entende que isto lhe dá ganhos o que, na realidade, é uma grande perda, proveniente de um desrespeito à vida.

Jorge Nicoli
Quase sempre metido a psicólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário