segunda-feira, 8 de agosto de 2016


Folclore, Uma Canção, Uma História

Meu limão, meu limoeiro
Meu limão, meu limoeiro,
Meu pé de jacarandá,
Uma vez, tindolelê,
Outra vez, tindolalá.
           



           Esta canção folclórica, interpretada por Wilson Simonal (1938/2000), num show, fez com que  cerca de três mil espectadores, f empolgados o consagrassem, cantando junto, numa catarse pura. Aí ele pensou estar acima do bem e do mal, quando se envolveu numa discussão com um de seus agentes, disse ser amigo dos “homens” da ditadura. Uma bobagem que lhe custou a carreira, execrado pela esquerda e jogado no ostracismo.

Graças a alguns, sua imagem foi recuperada, depois de sua morte. Simonal não era dedo-duro, apenas um ingênuo, e o Brasil ficou muito tempo impedido de revenciar seu talento, mas, quem sabe, a nova geração, através de livros e documentários possa conhecer o enorme talento de Simonal, que a intolerância, um dia, sepultou.

Jota Pedro
Colaborador do Sopa de Cebola

======================================

SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura.



[i]

Nenhum comentário:

Postar um comentário