quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017




Saúde







A moda do Lugol

Tenho acompanhado na Internet uma “campanha” a favor de se tomar Lugol todos os dias. Uma mistura de Iodeto de Potássio e Iodo com água. O Iodo é um nutriente de fundamental importância para nosso organismo, para a manutenção do metabolismo e bom funcionamento da tireóide mas como tudo em excesso é perigoso, abusar pode causar sérios riscos à saúde, como hipotireoidismo subclínico, que faz com que a tireoide produza pouco hormônio tireoidiano.Vale um alerta em  relação ao iodeto de potássio, lugol ou ioderol e kelp (alga marinha), pois eles possuem dosagens de iodo mais altas do que o tolerado para o iodo e o recomendado é até 500mcg por dia.

Normalmente, só se pensa que o iodo tem ação na tireoide, mas há outros tecidos que precisam dele, tais como a pele, glândulas salivares, timo, cérebro e pâncreas. Se houver deficiência ou excesso, vai haver disfunções nesses tecidos e órgãos. Acredita-se que uma grande porcentagem da população mundial seja deficiente em iodo por diversos fatores. como: depleção do solo; consumo de água fluoretada; excesso de bromo nos alimentos, como produtos de panificação, plásticos, bebidas, medicações, pesticidas. Esse excesso promove um deslocamento de iodo fazendo com que haja deficiências que predisponham o aparecimento do câncer de próstata, mama, ovário e tireoide.

Existem casos onde é necessária a suplementação em valores maiores , porém, com recomendação médica e tomar Lugol para emagrecer definitivamente não é recomendável.
.
Mariane Zappa
 farmacêutica Homeopata
e colaboradora do Sopa de Cebola


===============================

Sábia Indecisão

Muito Mais Que Um Grupo de Teatro





Nenhum comentário:

Postar um comentário