terça-feira, 5 de julho de 2016




Trecho de Um Texto de Gramsci


As analisar um fenômeno, somos obrigados, se quisermos estudá-lo, a reduzir tal fenômeno a seus chamados elementos, que , na verdade, são apenas, cada um deles, o próprio fenômeno visto mais num dos seus momentos do que em outro, quando visamos mais a uma finalidade particular do que a uma outra.

Mas a sociedade, assim como o homem, é sempre e tão somente uma unidade histórica e ideal que se desenvolve negando-se e superando-se continuamente.

Política e economia, ambiente e organismo social forma sempre uma unidade :e é  um dos maiores méritos do marxismo ter afirmado essa unidade dialética.


Antonio Gramsci 
 1891  1937
filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político, nascido na Itália. Escreveu sobre teoria política, sociologia, antropologia e linguística e foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália, sendo preso pelo regime fascista de Benito Mussolini.

Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.


==================


SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário