terça-feira, 4 de abril de 2017


O Texto Que Não Era Para Ser


O grande Raul Seixas em seu Metamorfose Ambulante fala de “não ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Opinião engessada por conceitos e pré-conceitos.

O filósofo Nietszche diz que “as convicções são mais perigosas para a verdade do que as mentiras” Ambos falam da mesma coisa, é preciso não ter medo de mudar nossos conceitos
E com licença de Nélson Rodrigues, eu digo que só os normais não mudam de opinião.

Eu sou normal, porém, vez ou outra, mudo, revejo conceitos sobre isto ou aquilo, Nem sempre passo a gostar daquilo que anteriormente não tolerava, só revejo e mudo a ótica, aceitando o que não gostava num conceito diferenciado. Reconhecer as coisas como elas realmente são.

Já fui mais descrente religiosamente falando, já contestei a existência de Deus, já preguei mais o ateísmo e a iconoclastia.

Apesar disso, ainda não me converti. Longe disso, até mesmo porque acho a conversão um desajuste psicológico.
Creio em amadurecimento, pude perceber que pouca importância tem se Deus não existir, como nada mudará na minha vida se descobrir que Ele é uma realidade.

Às vezes penso que este Papa, o Francisco, tem a ver com isso. Não pretendo ser católico, quero apenas ter o direito de compartilhar minha visão de mundo com ele. Reconhecê-lo como companheiro de luta;

Da mesma forma que não sou Umbandista, mas voltei a ter apego aos Orixás. Não peça explicações que não saberia dar. Só sei que Ogum é meu padrinho, que Xangô me protege e que  sou filho de Mamãe Oxum . Como mantenho em casa imagens de algumas Senhoras lá do Céu. Uma grande contradição? Não sei.

Só sei que algumas coisas da religião não considero pertinentes como os Sete Pecados Capitais. Primeiro, o conceito de pecado é uma agressão à minha inteligência, depois, numa análise mais acurada, se percebe que eles são coercitivos. Manter o povo escravo.

Há outras questões que passam pela Bíblia, e pela idéia de minha responsabilidade pelo sacrifício de Cristo. Afirmo que nada tenho a ver com isso. Jamais farei terapia para me curar deste sentimento de culpa, assim como nunca me ajoelharei para pedir perdão.

Tampouco dei autorização a Ele para morrer por mim, muito menos que levasse a minha cruz. Aliás, tudo isso é uma grande bobagem jogada nos ombros dos cristãos por Paulo que resolveu dividir seus delírios com a humanidade .

Na realidade nem eu mesmo sei porque escrevi este texto. Confesso que a idéia inicial era outra, porém, nem sei porque cheguei a isto. Até pensei em apagar tudo,

Como se vê. não o fiz e poderei me arrepender de tê-lo produzido. Isso. somente o tempo irá dizer.

Jorge Nicoli


==========================================

A imagem pode conter: texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário