terça-feira, 31 de outubro de 2017




O Encontro, o Encanto, a Vida


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna


- Quando há o encontro é quando desperta o encanto. Quando há o encanto é quando a vida nos dá as mãos e de mãos dadas com a vida podemos desfrutar do encanto que  o encontro nos proporciona.


Jorge Nicoli


Do Rasicalismo


O que é ser radical? Não rir de piadinhas idiotas sobre negro, homossexual ou loira? Ser intolerante com as  frases sexistas de machos frustrados? Não esmorecer na luta contra o fascismo e de não se calar diante da censura moralista que campeia nos dias de hoje? É não aceitar cargos públicos bem remunerados? Ser radical é ter consciência do lado que deve estar no embate político/social?

Bem, parece que meus amigos têm razão, sou efetivamente um radical.


Jorge Nicoli


Do Apuro do Amor


Nada disfarça o apuro do amor. Um carro em ré. Memória da água em movimento. Beijo. Gosto particular da tua boca. Último trem subindo ao
céu. Aguço o ouvido. Os aparelhos que só fazem som ocupam o luga clandestino da felicidade.

Preciso me atar ao velame com as próprias mãos. Sirgar. Daqui ao fundo do horto florestal ouço coisas que
nunca ouvi, pássaros que gemem.


Ana Cristina César

Nasceu no Rio de Janeiro, em (1952-
Poeta, escreveu para revistas e jornais alternativos,






Todo Coração


- Nos demais, todo mundo sabe, o coração tem moradia certa, fica bem aqui no meio do peito, mas comigo a anatomia ficou louca, sou todo coração.

Vladimir Maiakovski 
Nascido no   Império Russo  em 1893 –

 "o poeta da Revolução", também dramaturgo e teórico, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX,


Do Caminho da Vida

Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais, a gente levanta, a gente sobe, a gente volta!. O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e  ainda mais alegre no meio da tristeza...


João Guimarães Rosa

Nascido em Cordisburgo - MG, e, 1908 escritor, diplomata, novelista, contista e médico,  considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempo




Do Se Retirar

É melhor retirar-se e deixar uma bonita lembrança, do que insistir e virar um verdadeiro incômodo. Você não perde o que nunca teve, nem mantém o que não é seu.

Se você é forte pra dizer  Adeus, a vida lhe recompensará com um novo olá.

Scarlett Marton 
Nascida em São Pauloem 1951

 Filósofa e professora titular de história da filosofia contemporânea da USP, considerada uma das maiores conhecedoras brasileiras da filosofia de Friedrich Nietzsche


Dos Neo-Comunistas Brasileiros

Os neo-anticomunistas brasileiros reclamam todos os dias de Cuba, um país com quem os EUA acabam de reatar relações diplomáticas.

Mas não deixam de comprar smartphones e gadgets Made In Republica Popular da China, fabricados por empresas que contam, entre seus acionistas, com o próprio Partido Comunista.

Mauro Santayana 
Nascido no Rio Grande do Sul, em  193

Jornalista e ocupou cargos destacados nos principais órgãos da imprensa brasileira.. 

31 de outubro
115 Anos do Poeta Maior


Congresso Internacional do Medo 

Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.

Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe,existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medoe sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.


Carlos-drummond-de-andrade.jpg


Carlos Drummond de Andrade 
Nascido em Itabira, MG, em 31 de outubro de 1902 e considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX



segunda-feira, 30 de outubro de 2017


Uma Singela Opinião

Nã é uma receita, apenas uma opinião. Como escolher o lado em  que se deve estar politicamente? Simples, basta olhar para suas origens,

Se você nasceu em berço de ouro nada mais elementar do que defender o capitalismo e o neo-liberalismo, porém, se veio da periferia não dá para repetir discursos padronizados da classe dominante.

Como disse, apenas um  singela opinião.

Jorge Nicoli




De Pessoa

Como é por dentro outra  pessoa? Quem é que o saberá sonhar?  A alma de outrem é outro universo com que não há comunicação possível, com que não há verdadeiro entendimento.


Nada sabemos da alma senão da nossa; as dos outros são olhares,
são gestos, são palavras com a suposição de qualquer semelhança no fundo.

Fernando Pessoa




A Idade não é a Realidade

A idade não é a realidade salva no mundo físico. A essência de um ser humano resiste ao passar do tempo. As nossas vidas são eternas, o que significa que os nossos espíritos continuam a ser tão jovens e vigorosos como quando éramos jovens.

Pensa no amor como um estado de graça...não é um meio para nada, mas sim o alfa e o ómega. Um fim em si mesmo.


Gabriel García Márquez
 escritor, jornalista, editor, ativista e político,

nascido na Colômbia em 1927. 


Só Resta uma Coisa Seca

- Não choro mais. Na verdade, nem sequer entendo porque digo mais, se não estou certo se alguma vez chorei. Acho que sim, um dia. Quando havia dor. Agora só resta uma coisa seca. Dentro, fora.

Caio Fernando Abreu
Jornalista, dramaturgo e escritor

nascido em 1948, no Rio Grande do Sul



Não Pensar no Desastre


- Há situações na vida em que já tanto nos dá perder por dez como perder por cem, o que queremos é conhecer rapidamente a última soma do desastre, para depois, se tal for possível não voltarmos a pensar mais no assunto.


José Saramago



Os Ombros Suportam o Mundo


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoludepuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco. 
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.

Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?

Teus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança.As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda.

Alguns, achando bárbaro o espetáculo ,
 prefeririam (os delicados) morrer.  Chegou um tempo em que não adianta morrer.Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistifica;

Carlos Drummond de Andrade

Que nasceu em 31 de outubro de 1902

sexta-feira, 27 de outubro de 2017


Um Poema/Declaração


O meu lado

O grito dos excluídos
me desperta,
o coro dos bem nascidos
me assusta,
a marcha dos marginalizados
me atrai,
o desfile dos homens de bem
me enjoa,
a luta dos negros
me comove,
a reação da intolerância
me enoja,
a enxada nas mãos do trabalhador
me encoraja,
a bíblia nas mãos dos poderosos
me dá medo.


Não tenho partido
tenho lado,
não tenho ideologia
tenho consciência.
Pouco sei das batalhas
um pouco sei das palavras,
não pego em armas
prefiro os versos.


Não sou um herói
nem quero ser um mártir.
Apenas escrevo,
para dizer
que caminho ao lado
da gente que luta
por um mundo
onde o homem 
seja amigo do homem..


Jorge Nicoli



A imagem pode conter: texto



É nesta loucura que está a vida. Deus não morre, ele venceu as trevas.

Ser o próprio Deus é vencer o medo, é não temer a morte, é enfrentar os dragões e seus próprios demônios.

É do meio da escuridão da densa floresta que se ouvirá o grito de liberdade. Ser o próprio Deus, é ser a própria liberdade.


A imagem pode conter: texto







27  de outubro
125 Anos de Graciliano

- Queria endurecer o coração, eliminar o passado, fazer com ele o que faço quando emendo um período — riscar, engrossar os riscos e transformá-los em borrões, suprimir todas as letras, não deixar vestígio de idéias obliteradas.

 

Graciliano Ramos
Nascido em Quebrangulo, Alagoas no dia 27 de outubro de 1892
romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938).



De Ionesco


- Quando um homem está desligado de suas raízes religiosas, metafísicas e transcendentais, ele se perde , tudo o que faz fica sem sentido, absurdo , inútil ,ceifado em seu gérmen

Eugène Ionesco 
Nascido na Romênia, em 1909

 um dos maiores patafísicos e dramaturgos do teatro do absurdo. Para lá de ridicularizar as situações mais banais, as peças de Ionesco retratam de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência.


Da Idade do Homem

A idade do homem é algo impressionante. É um resumo de sua vida: a maturidade é alcançada lentamente e sobre muitos obstáculos, doenças curadas, perdas, desesperanças superadas e riscos assumidos inconscientemente; a maturidade formada por tantos desejos, esperanças, remorsos, coisas esquecidas, amores. A idade do homem representa uma carga preciosa de experiências e memórias.

Antoine de Saint-Exupéry
Nascido na França em  1900
 escritor, ilustradorpiloto

e autor do indefectível O Pequeno Príncipe (1943).


A Consciência é um Produto Social


São os homens os produtores das suas representações, das suas ideias, etc.; mas os homens reais agentes, tais como são condicionados por um desenvolvimento determinado das suas forças produtivas e das relações que lhes correspondem.

A consciência não pode ser coisa diversa do ser consciente e o ser dos homens é o seu processo de vida real.  Desde o início que pesa uma maldição sobre “o espírito”, a de estar “manchado” por uma matéria que se apresenta aqui sob a forma de camadas de ar agitadas, de sons, de linguagem em suma.

A linguagem é tão velha quanto a consciência - a linguagem é a consciência real, prática, existente também para outros homens, existente também igualmente para mim mesmo pela primeira vez, e, tal como a consciência, a linguagem só aparece com a necessidade, a necessidade de comunicação com os outros homens. A consciência é portanto, desde início, um produto social, e assim sucederá enquanto existirem homens em geral.


Karl Marx
Filósofo político,
nascido na Alemanha, em 1818



Ah! Desgraçados!


Um irmão é maltratado e vocês olham para o outro lado? Grita de dor o ferido e vocês ficam calados? A violência faz a ronda e escolhe a vítima, e vocês dizem: "a mim ela está poupando, vamos fingir que não estamos olhando".

Mas que cidade? Que espécie de gente é essa? Quando campeia em uma cidade a injustiça, é necessário que alguem se levante. Não havendo quem se levante,
é preferível que em um grande incêndio,
toda cidade desapareça, antes que a noite desça.


Bertolt Brecht



De Clarice


Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito! Daqueles que não tiveram como me dizer adeus; de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre.

(excerto do poema
Saudade)

Clarice Lispector




Mais ou Menos com  Rio

Gente é mais ou menos como rio: tem os que gostam de perigo e se lançam de grandes alturas, tem os de muitos braços que atiram pra todos os lados,  tem os de muitos redemoinhos que comem bois e gente.

Tem os que gostam demais de si e viram lago, tem os que só sabem correr parados, são os empoçados os pantaneiros os alagados. tem os que transam com a terra formando ilhas.

O fundo de alguns é de pedra. Tem os de peixes coloridos, outros têm água clarinha. E tem gente córrego seco, tem gente riacho escuro. Alguns a terra engole vivos e tem até rio que corre pra trás

O rio que eu sou nasceu em janeiro

Viviane Mosé
Nascida em Vitória, ES, em 1964

 poetisa,filósofa, psicóloga, psicanalista

quinta-feira, 26 de outubro de 2017



Falando Sério

Filho não vem com bula, nem com instruções. Não há regras imutáveis para se cuidar de um filho, Cada pai ou mãe deve encontrar a sua fórmula ou não encontrá-la e nada temos a ver com isso.
  
Podemos – e devemos – discutir  as relações, a influência disto ou daquilo nestas relações, detectar problemas na educação das crianças, porém estas discussões  devem ficar no âmbito das relações sociais, nos debates acadêmicos,nos bate papos filosóficos, nos consultórios de psicologia, entendendo sempre que não existe fórmulas prontas para se educar filhos..

Jorge Nicoli

Pai de 4 filhos


Nada de Princesa
Nem de Mulher Maravilha


Ontem sugeri que ao invés de chamar sua filha de princesa, o que causaria futuramente sérios transtornos – segundo a Avon – que a chamasse de Mulher Maravilha, porém me chamaram a atenção pois parece que ela – a Mulher Maravilha -  não tem referência familiar o que também causaria transtornos irreparáveis à sua filha.

            Pensei em outras possibilidades,  como: baixinha, feinha, magrelinha, gordinha, xodozinho, mas percebi que todos eles podem causar danos na formação da menina, inclusive o de chamá-la de minha filha se, por acaso tiver um irmão, que se sentiria excluído, Um outro problema criado..

            Melhor mesmo é chamar sua filha pelo nome, de preferência o nome completo  porquanto usar o diminutivo pode abalar a estrutura psicológica da menina.

Jorge Nicoli

             
Alô Pais
Seus Problemas Acabaram


Dia deste vi um vídeo em que um cidadão prometia ajudar  os pais a cuidar de seus filho. Vomitou  uma série de regrinhas básicas que, segundo ele, é o caminho seguro para uma família feliz.

Para melhorar OMO e Avon resolveram também dar palpites na criação de meninos e meninas. Como transformá-los em adultos maravilhosos.

Então, a partir de agora todos os problemas com nossos filhos acabaram, pois basta seguir os conselhos destes especialistas em crianças – dos outros, claro.

Jorge Nicoli



Alianças desaconselháveis

Nos países capitalistas, quanto mais fracos são os partidos de esquerda, maiores chances tem de chegar ao governo: de fato, quando não obtém a maioria dos votos para conquistar o poder, são obrigados a estabelecer alianças com forças da direita, pagando este apoio com uma política conservadora.

Domenico De Masi 
Nascido na Itália em 1938

sociólogo e tornou-se famoso pelo conceito de "ócio criativo" segundo o qual o ócio, longe de ser negativo, é um fator que estimula a criatividade pessoal. 


Tento


Tento, mas você se afasta… te abraço, você quer, mas depois se afasta…te quero, você quer, mas depois se afasta…e nem o azul-piscina escondia como você é, a coisa mais maravilhosa que já vi, e quanto mais eu tentava, mais você fugia, até…

Marcelo Rubens Paiva
Escritor, dramaturgo e jornalista

nascido em São Paulo, em 1959 

Do Medo


Se bastasse falar do medo para superá-lo, já estaríamos livres deste sentimento há muito tempo. É impossível viver sem ele. Podemos dizer que o medo faz parte daquelas razões do coração desconhecidas da razão que rege os pensamentos.

Sentimos medo, mas em uma sociedade que perde o sentido dos sentimentos diariamente, o medo se torna mais um destes nomes para uma diversidade de sensações inespecíficas. Como sentimento ele é intangível e, em certo sentido, até intraduzível.

Melhor guardar o medo para falar de coisas sérias do que inflacionar seu sentido e produzir histerias desnecessárias.

Se é difícil compreendê-lo, será muito difícil superá-lo, deixar de ser sua vítima ou fazer dele um uso benéfico. Nossa cultura, por exemplo, trata o medo como um defeito, como algo negativo.

Neste caso, ela deveria valorizar a coragem como seu oposto. Mas não é bem assim. Se esquecemos, no entanto, que a coragem precisa do medo para existir, podemos, ao assumir o medo como uma coisa absoluta, tornarmo-nos covardes, ou, negando absolutamente o medo, tornarmo-nos temerários.

Nem uma coisa nem outra ajuda a ultrapassar o medo. Pode-se, assim, até renová-lo. Por isso, se o medo, em certa medida é até bom, mas é ruim quando desmedido, do mesmo modo, superá-lo vale apenas em certa dose.

(Excerto de
A Forma mais Comum do Medo
é o Medo do Medo)

Márcia Tiburi
Artista plástica, professora de filosofia e escritora,
nascida em Vacaria, RS, em 1970

=





De Trotsli

Uma greve, inclusive uma modesta, tem conseqüências sociais: fortalecimento da auto-confiança dos operários, crescimento do sindicato, e, com não pouca freqüência, uma melhora na tecnologia produtiva.

O assassinato do dono da fábrica provoca apenas efeitos policiais, ou uma troca de proprietário desprovida de toda significação social.

Leon Trótski
Nascido  na Rússia em 1879 i

ntelectual marxista e revolucionário bolchevique, organizador do Exército Vermelho.


Não Ficar de Joelhos

Há os que têm vocação para escravo, mas há os escravos que se revoltam contra a escravidão.

Não ficar de joelhos, que não é racional renunciar a ser livre. Mesmo os escravos por vocação devem ser obrigados a ser livres, quando as algemas forem quebradas.

Carlos Marighella 
Nascido em Salvador em  1911 

político, guerrilheiro, poeta  e escritor, e, a partir de1964, um dos principais organizadores da luta contra aditadura militar.[ 

quarta-feira, 25 de outubro de 2017


Não está em mim

Por que procurar em mim
o pecado que está em sua cabeça?
Por que querer apagar
o que escrevo
se o que o incomoda
está na sua alma?
Por que insiste em rasgar
minha tela
se o que vê esta nos seus olhos?
Por  que me escolher
para destilar seu rancor
se a iniquidade que procura
não está em minha arte?


Jorge Nicoli

A ARTE NÃO É PORNOGRAFIA


O Grande Masturbador,  Salvador Dali, 1929



NÃO À CENSURA MORALISTA

A Sensura


A nossa sociedade autoriza tudo o que não a incomoda. Se isto já não é plenamente verdade nos nossos dias, e se estamos em crise, é porque o interesse imediato dos que estão no poder se encontra em contradição com os valores que fundamentam este mesmo poder.
  

É-lhes necessário, por exemplo, incentivar o consumo que os enriquece, em detrimento da moral que os legitima. Pela primeira vez, o poder fundamenta-se na confusão e não na ordem.  Daí a mentira generalizada, de que a língua sofre.


A permissividade atual autoriza que se diga tudo porque este tudo já não significa nada. A palavra torna-se inofensiva por privação de sentido.


A escrita sofre a mesma privação nas suas formas normalizadas: publicidade, jornalismo, best-sellers, que passam por escrita quando não o são.


O objetivo da antiga censura consistia em tornar o adversário inofensivo, privando-o dos seus meios de expressão; a nova - que denominei sensura - esvazia a expressão para a tornar inofensiva, método mais radical e menos visível.


Bernard Noel
Escritor e poeta
nascido na França em 1930


Relações Fúteis

- Algumas pessoas mantêm relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça.


Drauzio Varela

25 de outubro
136 Anos de um Gênio



Pablo Picasso 

Nascido em Málaga,Espanha, dia 25 de outubro de 1881
 pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e
dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França, por causa da ditadura feanquista.

 É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída,  inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. 

====================================================

110 Anos de 
As Senhoritas de Avignon” –



Nossa Habilidade
de nos Maravilhar


Nossa galáxia, a Via Láctea, é apenas uma entre bilhões de outras, sendo sua posição perfeitamente irrelevante.

Nosso planeta não ocupa uma posição especial no sistema solar, nosso Sol não ocupa uma posição especial em nossa galáxia, e nossa galáxia não ocupa uma posição especial no Universo. O que temos de especial é a habilidade de nos maravilharmos com a beleza do cosmo.

Marcelo Gleiser 
Nascido no Rio de Janeiro, em  1959  

físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista


Os 70 Anos
de um  Experimentalismo Criativo

The Living Theatre 





Uma companhia de teatro fora da  Broadway norte-americana fundada em 1947 em Nova York.

É um dos mais antigos grupos de teatro experimental ainda existente nos Estados Unidos. É conhecido por seus fundadores, a atriz e diretoraJudith Malina e o seu marido pintor, poeta, cenógrafo, diretor Julian Beck.

 Foi importante companhia do movimento contra participação norte-americana na Guerra do Vietnã, estimulando a desobediência civil, tendo sido considerada não grata pelo governo norte-americano na década de 60.


Luta pelo fim das fronteiras entre palco e platéia, das fronteiras entre arte e vida, e atores e público, chamando o público a participar ativamente na cena de seus espetáculos.




Não Falar, mas Agir

É extremamente perigoso falarmos sobre limites ou fronteiras. É vital, em vez disso, que permaneçamos completamente abertos, que estejamos sempre envolvidos, e que visemos contribuir pessoalmente em eventos sociais.

Dario Fo
Escritor, dramaturgo e comediante. Nobel 1997

Nascido na Itália, em 1926

terça-feira, 24 de outubro de 2017



A Liberdade para ser Burgu}es

Primeiro, disseram que não haveria mais guerrilhas. Acreditei e, com as botas, abandonei sonhos revolucionários.

Em seguida, disseram que terminara a luta armada. Tornei-me, pois, violento pacifista.Depois, disseram que a esquerda falira,
e fechei os olhos ao olhar dos pobres.

Enfim, disseram que o socialismo morrera, e que uma palavra basta: democracia.

Então, nasceu em mim,a liberdade de ser burguês. Sem culpa.

Frei Betto




As Crianças Estão nas Ruas

Essas crianças estão nas ruas porque, no Brasil, ser pobre é estar condenado à marginalidade.

Estão nas ruas porque suas famílias foram destruídas. Estão nas ruas porque nos omitimos. Estão nas ruas, e estão sendo assassinadas.

Betinho
O irmão do Henfil
Nascido em Bocaiúva, MG, em 1935

sociólogo e ativista dos direitos humanos.


Do Cuidar
  
O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. 

Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.


Leonardo Boff