domingo, 10 de julho de 2016


10 de julho
145 Anos de Marcel



O corpo encerra o espírito numa fortaleza; depressa a fortaleza é cercada por todos os lados, e por fim o espírito tem de se render.

Mas, limitando-me a distinguir as duas espécies de perigos que ameaçam o espírito, e começando pelo exterior, lembrava-me de que já muitas vezes na vida me acontecera, em momentos de excitação intelectual em que uma circunstância qualquer suspendera em mim toda a atividade física (por exemplo, ao deixar de carruagem, meio embriagado, o restaurante de Rivebelle a caminho de um cassino qualquer nas proximidades), sentir muito nitidamente dentro de mim o objeto atual do meu pensamento e compreender até que ponto dependia de um acaso, não apenas que tal objeto não entrasse ainda nos meus pensamentos, mas que fosse aniquilado com o meu próprio corpo.

Marcel Proust 
1871   1922
Escritor, nascido dia 10 de julho, na França, conhecido pela sua obra Em Busca do Tempo Perdido, que foi publicada em sete partes entre 1913 e 1927.
Em 1900, efetuou uma viagem a Veneza e onde se dedica às questões de estética. Em 1904, publicou várias traduções do crítico de arte inglesa John Ruskin (1819-1900). Paralelamente a artigos que relatam a vida mundana publicados nos grandes jornais, escreveu Jean Santeuil, uma grande novela deixada incompleta, e publicou Os Prazeres e os Dias, uma reunião de contos e poemas.

=====================

SOPA DE CEBOLA

Boletim de Arte e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário