segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Como é  Lindo o Folclore

 


Iara

Conhecida como a “mãe das águas”, tem sua origem na lenda indígena. Iara é uma linda sereia morena de cabelos negros e olhos castanhos.

Vive nos rios do norte e passa grande parte do tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de ouro.

Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto, que ecoa pelas águas e florestas da região.

As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos  seus encantamentos. Neste caso somente um ritual realizado por um pajé  pode livrar o homem do feitiço.

A lenda contada pelos índios da região amazônica diz que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes, pois o pai a elogiava muito e por isso resolveram matá-la, porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa, em seguida, fugiu para as matas, mas o o pai a capturou e como punição, a jogou no rio Solimões. Salva pelos peixes, e como era noite de lua cheia, foi transformada numa linda sereia.
,
==============================

SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário