sexta-feira, 13 de janeiro de 2017


Não Custa Lmbrar

As Tristes Memórias da Ditadur
a
Os presos políticos, em geral, encaravam a vida na prisão como continuidade de sua luta contra o regime. As organizações tentavam manter seus elos atrás das grades, realizavam discussões, grupos de estudo de teoria política, reuniões e denúncias formais contra as torturas e maus-tratos.
 .
Em que pesem as condições insalubres das prisões brasileiras, os presos políticos que sobreviviam à fase de interrogatório militar extrajudicial e eram entregues à polícia política e à Justiça Militar para serem formalmente processados normalmente não eram mais torturados.

Mas houve casos de presos retirados dos presídios onde cumpriam pena para serem torturados e mortos.

(de Memórias da Ditadura)

img3.jpg

Uma dos presídios
Criado em 1852, o presídio Tiradentes recebeu no começo escravos recapturados, durante a ditadura serviu como pprisão para os “subcersivos”. A construção redonda no centro era chamada ironicamente de  Torre das Donzelas, onde ficavam aprisionadas as mulheres, inclusive Dilma  esteve presa ali. Todo o complexo foi demolido a partir de 1973.
 =============================================================

img1.jpg

 O presídio Tiradentes  já havia sido usado para encarcerar os estudantes detidos no Congresso da UNE em Ibiúna (SP), em 1968

===============================================================

Sábia Indecisão
Muito Mais Que Um Grupo de Teatro










","sans-serif"; color:#252525;background:white'> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário