segunda-feira, 30 de janeiro de 2017



Há 50 Anos Ela
Adentrava aos Palcos



Zezé Motta

Nascida Maria José Motta de Oliveira, em Campos dos Goytacazes  RJ, no dia 27 de junho de 1944, mas mudou-se com seus pais ainda criança para o Rio de Janeiro.

Frequentou a escola de teatro O Tablado, sendo aluna de Maria Clara Machado e iniciou a carreira de atriz profissionalmente em 1967 na peça Roda Viva de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez.

Em seguida, atuou em diversos espetáculos como: Fígaro Fígaro, Arena conta Zumbi, A vida escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato, Orfeu negro, Godspell, 7 – O musical, entre outras.

Na televisão já interpretou incontáveis personagens em novelas, assim como participou de diversas minisséries.

Mas foi no cinema que interpretou uma das personagens mais sedutoras do cinema brasileiro, a exuberante Xica da Silva, no filme homônimo de Cacá Diegues.

O filme fez muito sucesso e a atuação de Zezé lhe rendeu vários prêmios de Melhor Atriz e o reconhecimento internacional   Mas sua participação no cinema vai além, são mais de 40 filmes.

Considerada uma das principais atrizes negras do país, também atua como militante pela ampliação do espaço dos negros na comunicação e é uma das fundadoras e Presidente de Honra do CIDAN – Centro Brasileiro de Informações e Documentação do Artista Negro.

A carreira de cantora teve início em 1971, em casas noturnas paulistas e registrada em cinco LP, cinco CD e um DVD e esteve em casas internacionais renomadas como o “Carnegie Hall” de Nova York e o Olympia, em Paris.
.

##############################

Sábia Indecisão
Muito Mais Que Um Grupo de Teatro



Nenhum comentário:

Postar um comentário