quarta-feira, 18 de janeiro de 2017


Para Lembrar

As duas faces de Pelé em relação à ditadura


Pelé não estava mais atuando em alto nível em 1974. Mesmo assim, havia espaço para o camisa 10 no time que pouco empolgou no Mundial da Alemanha.

O motivo da ausência? Segundo o craque, em entrevista dada ao UOL em 2013, foi um boicote: “Pediram para eu voltar para seleção, eu não voltei. A filha do Geisel veio falar comigo, para eu voltar e jogar a Copa de 74. Por um único motivo não aceitei: estava infeliz com a situação da ditadura no país. Estava preocupado com o momento. Em apoio ao país, eu recusei, pois estava muito bem e poderia jogar em alto nível”.

Uma posição bastante diferente da que tinha em 1972, quando falou ao jornal uruguaio La Opinión: “Não há ditadura no Brasil. O Brasil é um país liberal, uma terra de felicidade. Somos um povo livre. Nossos dirigentes sabem o que é melhor para nós e nos governam com tolerância e patriotismo”.

Do Blog Sopa de Cebola:

Parece que a real causa da não ida de Pelé à Copa de 1974, teria sido de ordem financeira. Alguns jornais alternativos da época publicaram que a CBD não quis emprestar – ou adiantar dinheiro – para ele, por isso a recusa.

Pelé jamais levantou a voz  contra a ditadura. Só ver o Cemitério dos Mortos Vivos do Henfil, que era publicado no Pasquim e a figura de Pelé lá está..  





================================

Sábia Indecisão
Muito Mais Que Um Grupo de Teatro








Nenhum comentário:

Postar um comentário