quarta-feira, 13 de dezembro de 2017



Se o espírito não envelhece,
a mente sim


Dizem alguns que o espírito – ou a alma – não envelhece. Dizem que só a matéria se deteriora com o passar da vida, assim como dizem que poderemos nos manter jovens e ativos por toda a vida, desde que cuidemos do espírito – ou da alma.

Já ouvi dizer que precisamos, além do cuidado com o espírito – ou a alma –, será preciso cuidar da matéria. Manter uma existência saudável, Mas tudo isso me parece tão somente um papo esotérico – ou seria metafísico? – de gurus e de sábios, que sempre possuem uma receita para o bem viver. Vez ou outra, repito – ou seria repercutir? : - estes discursos – sem muita convicção.

Outras vezes, entendo ser uma grande bobagem. Envelhecemos e ponto final. Se o espírito – ou a alma – permanece jovem, a mente envelhece, então começamos a cometer desatinos, idiotices. Não raro, somos acometidos por um surto de imbecilidades, nos tornando assim, figuras patéticas, infantilizadas, a fazer e dizer besteiras.

Algumas imperdoáveis. Antes que o paciente leitor, que se dispôs a ler este texto, pense que sou pessimista, de mal com a vida ou depressivo, digo que apenas faço uma constatação, mesmo porque, envelheci.

Jorge Nicoli

ss=MsoNoSpacing> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário