terça-feira, 14 de junho de 2016


O Rock no Brasil na década de 70

 

Em 1972, Os Mutantes, perderam Rita Lee, que no final daquele ano, iniciou a carreira solo, acompanhada do grupo Tutti Frutti e lançou o seu mais memorável álbum: o Fruto Proibido (1975).

 Arnaldo Baptista também gravou o aclamado Loki? (1974). Os Mutantes ainda atravessaram a década convertidos ao rock progressivo passando por várias formações e dissolvendo-se em 1978.

Mas em 1972,  Raul Seixas surge no VII Festival Internacional da Canção, cantando Let Me Sing, Let Me Sing, uma bela mistura de rock com baião, que foi um marco no rock brasileiro, tanto que, em 1973, com o compacto de "Ouro de Tolo", vendeu 600 mil cópias  em poucos dias e se tornaria "bardo dos hippies” com músicas debochadas como "Mosca na Sopa" e “Maluco Beleza”.

Mesmo com o pouco espaço na mídia, várias bandas e estilos se destacavam no circuito underground  caboclo,  como o progressivo regional de O Terço, o hard  do Made in Brazil e o hard progressivo do Casa das Máquinas..

No verão de 1975 foi organizado o pioneiro festival de rock no Brasil, o “Hollywood Rock”, patrocinado pela Souza Cruz,, no Rio de Janeio, com a participação de diversas bandas e de cantores e cantoras. As apresentações foram registradas no documentário “Rítmo Alucinante”, lançado no mesmo ano.

===================

SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário