sexta-feira, 10 de junho de 2016




Assim Começou o Rock Nesta Terra





Na pesquisa sobre o início do rock no Brasil que aconteceu nos anos 50, mais recisamente em 1957, com uma cantora que nada tinha  a ver com o gênero, Nora Ney, uma bela voz na interpretação de samba canção, gravando o sucesso de Bill Haley & Seus Cometas, Rock Aroud The Clock.  Se bem que Bill Haley também era antítese do galã ou de um cantor de rock.. Cauby, com The Snaker também gravou este rock e um outro rock  Rock And Roll em Copacabana, de Miguel Gustavo (aquele do Pra Frente Brasil, de 1970).

Mas  quem surfou, e bem, nesta onda foi Celly Campelo, com menos de 20 anos, cantando Estúpido Cupido,  uma versão de Stupid Cupid, composto por Neil Sedaka e  Howard Greenfield, lançado por Connie Francis, em 1958. O disco vendeu 36 mil cópias, um número expressivo para a época.

Um outro intérprete também fez certo sucesso naqueles anos 50 cantando rock, Carlos Gonzaga, com três versões, Diana, de Paul Anka, Oh! Carol, de Neil Sedaka, Cavaleiros do Céu, com versão de Haroldo Barbosa para Riders In The Sky, de Stan Jones.

ERRAMOS

No texto anterior sobre o Rock no Brasil, cometemos um erro dizendo que  Tony e Celly Campelo nasceram em Taubaté, na realidade, só foram criados nesta cidade do Vale do Paraíba. Mas nasceram na capital paulista.


Jota Pedro
Colaborador do Sopa de Cebola

========================

SOPA DE CEBOLA

Boletim de Arte e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário