segunda-feira, 3 de outubro de 2016


A Despolitização da Política

            Finalmente a mídia conseguiu seu intento, despolitizar a política. Não precisa ser nenhum cientista político para perceber a campanha midiática contra a política, todo seu arcabouço noticioso se voltou para a denúncia de corrupção – de um único partido -,  para as prisões – nem sempre legais – de políticos e ex-ministros – de um único partido -, da mesma forma que desviou a atenção do eleitor  para os problemas que afetam as classes alta e média, deixando de lado a discussão mais profunda sobre o que afeta as classes menos favorecidas. Elitizaram o debate para despolitizar a política.
A mídia tratou as eleições mucipais como se estas fossem apenas uma troca de gestor, para ser mais claro, tratou-as como se fossem eleições para síndico ou presidente de uma associação de bairro – ou de um clube social.

Em nenhum momento o debate se politizou, como em nenhuma matéria se tratou da política municipal como uma célula da nacional e não há como desassociar  uma da outra. Em tese,  claro, porque a mídia a fez com maestria, por isso tivemos, no geral, mais de 30% de abstenções, votos nulos e brancos. Números preocupantes para quem entende a política como instrumento  para se avançar socialmente,  porém um resultado favorável para os planos daqueles que querem desmoralizar a política para continuar o projeto de dominação.  

Jorge Nicoli
que se absteve porquanto todos os 
candidatos se assemelhavam, no discurso e na postura


 


===========================================

SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura
4 Anos Compartilhando Inteligência







Nenhum comentário:

Postar um comentário