quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Lutar Com Fé Eu Vou

Messianismo

Em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias, com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.

Há entretanto um uso mais amplo - e às vezes indevido - do termo para caracterizar movimentos ou atitudes movidas por um sentimento de "eleição" ou "chamado" para o cumprimento de uma tarefa "sagrada".

As tendências messiânicas são visíveis em certos fenômenos nacionais, como o sebastianismo em Portugal ou o Ciclo Arturiano com origem nas Ilhas Britânicas.

O profeta Isaías foi um dos primeiros a proclamar a ideia de um Messias, embora esta ideia já se encontrasse na Pérsia entre os zoroastristas.

Ele antecipou a ameaça babilônica no horizonte do povo judeu - A Captividade Babilônica. E escreveu relatos que ainda não tinham ocorrido mas estavam prestes, como a vinda do messias aceito e conhecido Jesus Cristo.

As principais características do Messianismo: forma-se em torno do novo eleito um grupo de seguidores, estes passam a considerar os responsáveis pelo poder como o Anticristo que os perseguirá implacavelmente, encontram um refúgio e se preparam para lutar contra o Mal.

É preciso haver uma sintonia com o contexto de um povo ou de uma comunidade para que a mensagem messiânica ecoe e se transforme efetivamente em um movimento organizado.
 

=========================

Sábia Indecisão
Muito Mais Que Um Grupo de Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário