quinta-feira, 9 de julho de 2015






Filmes de Sempre

 Os Bons Companheiros,
25 Anos depois!

Histórias de gângsteres e mafiosos sempre tiveram um lugar de destaque no cinema. Não se pode esquecer de alguns filmes que trataram com propriedade do assunto; assim, por exemplo: Inimigo Público Número Um (1931), Scarface, a Vergonha de Uma Nação (1932), Os   Anjos de Cara Suja (1938), Os Intocáveis (1987), a trilogia do Poderoso Chefão.  A lista parece ser interminável.

No ano de 1990, um filme do diretor Martin Scorsese estreou e garantiu seu lugar com muito louvor na lista das mais memoráveis obras do cinema norte-americano: Os Bons Companheiros.

A trama: a história da ascensão e a queda de três gângsteres, ao longo de três décadas. Tudo começa nos anos 60, com Henry Hill que conta a sua história de garoto do Brooklin, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway, um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais  de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill, sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer  momento.

Num misto de comédia e drama a história do “mundo do crime” vai se desenrolando, até de modo caricatural, mas sempre violento e cruel. Os atores principais e coadjuvantes estão perfeitos em seus papéis, a cenografia e as locações dão toda veracidade à trama.

O diretor Scorsese fez uma verdadeira obra-prima e pode ser equiparado ao, não menos célebre, O Poderoso Chefão, do diretor Francis F. Coppola. 
O ator Joe Pesci levou o Oscar de melhor ator coadjuvante.  

Um dos  melhores filmes a tratar do submundo do crime! 
_________________________________________________________________
Os Bons Companheiros  (Goodfellas), drama/policial, EUA, 1990, dirigido por Martin Scorsese, baseado no livro de não-ficção: “Wiseguy”, escrito por Nicholas Pileggi, que co-roteirizou com Scorsese. Elenco: Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco.

Joel B. Ramos


=================================================================

Apoio Cultural

Restaurante e Pizzaria Comary


Na Targino Vilela Nunes




Nenhum comentário:

Postar um comentário