quinta-feira, 30 de novembro de 2017


Que Preguiça




A cultura está vivendo um momento  assustador  no Brasil, com cortes na verba destinada as atividades culturais, convivendo com o crescimento das forças reacionárias, fundamentalistas que tentam, de qualquer maneira, impedir o avanço cultural no País.

Além destes problemas, vemos nas pequenas e médias cidades uma inércia alarmante, com os secretários da área sempre alegando falta de recursos – que não deixa de ser real -, porém nenhum movimento para sair desta inércia. Na realidade se acomodam no cargo, não ousam pensar em algo criativo, possível de se fazer sem dinheiro, então se limitam ao óbvio, ao que é mais fácil, repetindo macunaimacamente: “ai, que preguiça”.


Jorge Nicoli








Da Tirania dos Números

Em tese, somos capazes de nos apaixonar por tantas pessoas quantas sejamos capazes de lembrar, o limite é este, não um ou dois, ou três, ou quatro, ou cinco, ou dezessete, todos esses números são arbitrários, tirânicos e opressores.

João Ubaldo Ribeiro 
Nascido em Itaparica, Bahia, em 1941

escritor, jornalista, cronista,roteirista e professor, formado em direito.


De Oswald
  
Quando o português chegou, debaixo duma bruta chuva,  vestiu o índio. Que pena! Fosse uma manhã de sol o índio tinha despido o português.

Oswald de Andrade,[
nascido em São Paulo, 1890

 escritor, ensaísta, poeta e dramaturgo


Do Discurso da Separação Amorosa
(Excerto)

Muitas pessoas confundem certa tristeza com amor. Será que ainda estamos apaixonados? Será que a separação foi precipitada? Pode até ser. Mas o ingredi­ente principal de nossas emoções é a vaidade, o orgulho ferido.

Às vezes, procu­ramos disfarçar esse sentimento menos nobre, escondendo-o por trás de uma ines­perada dor de amor. É uma forma de negar pensamentos que não gostaríamos de ter.

Flávio Gikovate
 Nascido em São Paulo, em  1943

 médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor.



A Busca da Verdade

A busca da verdade está sempre ligada a uma decepção, a uma desilusão, a uma dúvida, a uma perplexidade, a uma insegurança, ou então, a um espanto e uma admiração diante de algo novo e insólito.
  
Marilena Chaui 
Nascida em São Paulo, 1941
Filósofa, especialista na obra de Baruch Espinoza e escritora,

professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.




Sentir Saudades em Diversos Idiomas


Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, em russo,em italiano, em inglês..mas que minha saudade, por eu ter nascido no Brasil, só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

Dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria espontaneamente quando estamos desesperados para contar dinheiro ou fazer amor...
declarar sentimentos fortes, seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples"I miss you" ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra língua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.

(Do Poema
Saudades)


Clarice Lispector


Declaração de Quem Não quer o Paraiso

Não costuma guardar mágoas ou  rancores, mas não esqueço  aquele  que me causou algum mal, não sou  raivoso nem irado, mas não abro  mão da raiva e da ira quando preciso, adoro animais – inclusive aranha e lagartixa –. mas não me disponho a tratar de animais abandonados, tampouco participar de campanha para salvar este ou aquele animal ameaçado de extinção, respeito quem reza o terço, só que não me peça para ouvir, da mesma forma que entendo a fé em Deus, porém não queira me fazer acreditar neste Deus, acredito na possibilidade de vida extra-terrestre,, porém não tenho nenhuma paciência para procurar discos voadores, tenho uma enorme consideração com aquele que não sabe de algumas coisas, mas nenhuma  comiseração com a imbecilidade e a arrogância.

Tenho alguma bondade no coração e, por isso, pratico uma ou outra boa ação, mas nenhuma intenção de ir para o paraíso.


Jorge Nicoli

quarta-feira, 29 de novembro de 2017





Da Fuga do Caos

Vivemos num mundo caótico, isto ninguém tem dúvidas, a questão é que, na maioria das vezes, não aceitamos esta realidade e tentamos negá-La o tempo todo. Pior, tentamos desesperadamente fugir dela, então nos escondemos na meditação, nas orações, nos bares, nas diversões fúteis, na espectativa  do paraíso, na paz utópica  e nesta ânsia de fugir do caos do mundo não percebemos que renunciamos a beleza da vida.


Jorge Nicoli



Da Compreensão Empática

Compreensão empática é a capacidade de se imergir no mundo subjetivo do outro e de participar na sua experiência, na extensão em que a comunicação verbal ou não verbal o permite. É a capacidade de se colocar verdadeiramente no lugar do outro, de ver o mundo como ele o vê.

Carl  Rogers 
Nascido em 1902, em Oak Park, Illinois, EUA – 
 Psicólogo atuante na terceira força da psicologia e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa. 






Da Agressividade

É preciso atentar para o fato de que a fraqueza, o retraimento, a omissão são tão agressivos quanto à manifestação aberta de agressividade. Ser roubado é tão agressivo quanto roubar. O suicídio é fundamentalmente igual ao assassinato.

Donald Woods Winnicott
 Nascido em Plymouth, Inglaterra, 1896
 pediatra e psicanalista




Oração da Gestalt

Eu sou eu, você é você. Eu faço as minhas coisas e você faz as suas coisas. Eu sou eu, você é você.Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas e nem você o está para viver de acordo com s minhas.

Eu sou eu, você é você.Se por acaso no encontrarmos, é lindo,se não, não há o que fazer.

Friederich Salomon Perls,
 mais conhecido como Fritz Perls 
Nascido em Berlim, de origem jidaica,  1893

 psicoterapeuta e psiquiatra. que, junto com sua esposa Laura Perls, desenvolveu uma abordagem de psicoterapia que chamou de Gestalt-terapia. 


Lema do Psicodrama

Um Encontro de dois:
olhos nos olhos, face a face.



E quando estiveres perto, arrancar-te-ei os olhos e
colocá-los-ei no lugar dos meus; e  arrancarei meus olhos para colocá-los no lugar dos teus; então ver-te-ei com os teus olhos e tu ver-me-ás com os meus.

Jacob Levy Moreno 
Nascido na Romênia, de origem judaica, em 1889

 médico, psicólogo, filósofo, dramaturgo, criador do psicodrama



De Melanie

De fato, não podemos traduzir a linguagem do inconsciente para a consciência sem empresta-lhe palavras do nosso domínio consciente.

Melanie Klein 
Nascida em Viena, Austria, em 1882

 psicanalista. Em geral é classificada como uma psicoterapeuta pós-freudiana.


Das Decisões


Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós.

Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza.


Sigmund Freud


De Onde Surge a Angústia

A angústia surge do momento em que o sujeito está suspenso entre um tempo em que ele não sabe mais onde está, em direção a um tempo onde ele será alguma coisa na qual jamais se poderá reencontrar.

Jacques-Marie Émile Lacan
Nascido em Paris, 1901

 psicanalista.

terça-feira, 28 de novembro de 2017



Da Dúvida

As pessoas dizem que tenho que olhar para a frente, pensar no amanhã. O futuro é incerto, dizem as pessoas, Se é incerto, como saberei o que fazer ao certo?


Jorge Nicoli



Nenhum texto alternativo automático disponível.


De Pessoa

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.


Fernando Pessoa


As Artes como Solução

A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a musica, a pintura, enfim com as artes. O homem necessita de beleza como necessita de pão e de liberdade. As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra. A literatura sera sempre uma arma do homem em sua caminhada pela terra, em sua busca de felicidade.


Jorge Amado


Do que não fiz

Vivemos cercados pelas nossas alternativas, pelo que podíamos ter sido. Ah, se apenas tivéssemos acertado aquele número (unzinho e eu ganhava a sena acumulada), topado aquele emprego, completado aquele curso, chegado antes, chegado depois, dito sim, dito não, ido para Londrina, casado com a Doralice, feito aquele teste…Agora mesmo neste bar imaginário em que estou bebendo para esquecer o que não fiz – aliás, o nome do bar é Imaginário.


Luis Fernando Veríssimo


Palavra

Palavra suor é melhor do que palavra cravo, que é melhor do que palavra catarro, que é melhor do que palavra bílis, que é melhor do que palavra ferida, que é melhor do que palavra nódulo, que nem chega perto da palavra tumores internos e palavra lágrima é melhor palavra e é melhor poema.


(Do Poema
Doenças)


Viviane Mosé


Da Paixão

Acautelai-vos contra os juízos arrebatados pela paixão porque esta desfigura muitas vezes a verdade. Aquele que olha por um vidro de cor vê todos os objetos da cor desse vidro: se o vidro é vermelho, tudo lhe parece rubro; se é amarelo, tudo lhe apresenta completamente amarelado.

A paixão está para nós como a cor do vidro para os olhos. Se alguém nos agrada, tudo lhe louvamos e desculpamos; se, ao contrário, nos aborrece, tudo lhe condenamos, ou interpretamos de modo desfavorável.

Malba Tahan

Que nasceu Julio Cesar de Mello e Souza  no Rio de Janeiro, em 1895 foi  professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro.



Da Sabedoria e da Paz

Vi um vídeo em que um palestrante – que admiro -  falava da sabedoria, dizendo que este era o grande objetivo de sua vida, tornar-se um sábio e ser cada vez melhor, assim chegar ao final de sua vida em plenitude. Muita gente pensa assim e age em busca da sabedoria, da paz – que a sabedoria vai trazer –, assim como procura ser cada vez melhor.

                Respeitando a missão de cada um, ando em outra direção, fugindo da sabedoria, que entendo ser alienante, como não desejo a paz, pois me parece ser altamente castradora, da mesma forma que não almejo ser melhor do que sou. Até porque não sei bem o que sou e faço as coisas que entendo que devem ser feitas, sem nenhum conceito para avaliá-las. Enfim não quero ser sábio nem melhor  do que sou. Quanto a paz, deixo-a para os que habitam os cemitérios.

Jorge Nicoli


segunda-feira, 27 de novembro de 2017




e uma mensagem


Da Imagem no Espelho

O espelho reflete a imagem, uma conclusão óbvia, o que não é óbvio é a gente ir além do que mostra o espelho. A gente se acostuma com imagem narcísica.

Jorge Nicoli...


A doença é o que cura


Na verdade, muitos acreditavam que a doença não era ruim. Hugo de São Vítor, por exemplo, falava em uma tristitia utilis, uma tristeza útil. Ela era necessária para a evolução espiritual. Esta idéia pode parecer estranha, mas nos ensina algo para os nossos tempos sombrios.

Os monges acreditavam que a doença a que chamavam melancolia carregava em si o seu contrário, uma forma de saúde. Ela era uma espécie de cura. Neste aspecto não somos diferentes dos monges medievais, só perdemos a capacidade de olhar para o que chamamos sofrimento como se ele fosse apenas um modo de ser e o preço pago quando da descoberta da vida. Mas se o valorizássemos melhor (e não mais) talvez pudéssemos aprender que a condição humana sempre foi a mesma, que não somos diferentes e, portanto, a nossa dor não é diferente. 

Desde sempre, se nos pensamos como espécie, sofremos. Quem tenta saber mais ou melhor sofre de um novo jeito. Em vez de afundar no lodo da dor emocional, podemos descobrir o potencial de transformação do conhecimento. Que o sofrimento não é o resultado do conhecimento, mas seu ponto de partida... saber pode ser mais a cura e a libertação da dor do que a dor. 

(Parte do texto
Saber e Sofrer)

Márcia Tiburi



Deus Costuma nos Chamar a Atenção

Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva para que possamos compreender o infinito valor da paz, outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.

Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar e  outras vezes usa a doença, quando quer
nos mostrar a importância da saúde.

Deus costuma usar o fogo, para nos ensinar a andar sobre a água e  às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar. Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida.

Paulo Coelho 
Nasceu no Rio de Janeiro em  1947 escritor, letrista (foi parceiro do Raul) e jornalista


27 de novembro
75 Anos de um Genial Músico


- Eu vivia num quarto repleto de espelhos; tudo o que eu via era eu mesmo. Me apeguei ao meu espírito e quebrei meus espelhos, agora o mundo todo está aqui para me ver.

Jimi Hendrix
nascido Johnny Allen Hendrix em Seattle,EUA, no dia  27 de novembro de 1942

Guitarrista, cantor e compositor e em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ocupa o primeiro lugar, além de ser um dos mais importantes e influentes músicos de sua era.


Trecho de No Caminho com Maiakovski

Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor
do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem:pisam as flores, matam nosso cão,e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.e já não podemos dizer nada.

Eduardo Alves da Costa
'background:#FAFAFA'>porque eu não sou miserável,  depois agarraram uns desempregados, mas como tenho meu emprego, também não me importei; Agora estão me levando, mas já é tarde Como eu não me importei com ninguém.  ninguém se importa comigo.


Bertolt Brecht,

T Maiakovski


ntertexto

Primeiro levaram os negros, mas não me importei com isso,
eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários,  mas não me importei com isso, eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis, mas não me importei com isso, porque eu não sou miserável,  depois agarraram uns desempregados, mas como tenho meu emprego, também não me importei; Agora estão me levando, mas já é tarde Como eu não me importei com ninguém.  ninguém se importa comigo.

Bertolt Brecht,

Memórias Futebolísticas

Bom, primeiramente pedir, mais uma vez, desculpas aos lorenenses que apreciam estas Memórias,  pois iremos  viajar com nossas lembranças por outras paragens. Pelos campos do futebol. Na realidade uma continuação do que fizemos na edição comemorativa de novembro, também porque vamos encerrando mais um ano dentro do convencional  calendário gregoriano.
           
E iniciamos nossa viagem falando do campeonato paulista de 1917 quando o hoje extinto Paulistano conquistou o título, ficando em  segundo o Palestra Itália – Palmeiras -, o que pode se repetir 100 anos depois. Já  no carioca, o campeão foi o Fluminense e o vice, o América, que era grande.

            E continuamos recordando que há 50 anos, 1967, o Botafogo  de Manga, Gerson, Jairzinho sagrava-se campeão, vencendo na final o Bangu, de Paulo Borges, Aladim, por 2 a 1, e o gol da vitória de Gerson. Enquanto isso por aqui pelos gramados paulistanos, para variar o campeão foi o Santos, tendo como vice o São Paulo. Houve empate na classificação, um jogo extra, o alvi-negro venceu por 2 a 1. O Santos tinha em sua equipe pelo menos 7 jogadores de seleção, destes, cinco foram  campeões em 1970, no México – Carlos Alberto, Joel Camargo, Clodoaldo, Pelé e Edu -. Para se ter uma ideia de como, naquele tempo, se levava a sério a máxima “a melhor defesa é o ataque”, os três primeiros colocados, Santos, São Paulo e Corinthians tiveram uma média superior a dois gols por partida, sendo que Flávio, do Corinthians foi o artilheiro com 21 gols em 26 partidas.

            Para encerrar nossa viagem pelos gramados dos idos 1967, lembramos de dois títulos vencidos pelo Palmeiras, o Robertto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil, nesta vencendo o Náutico por 2 a 0, no Maracanã – jogo desempate. Palmeiras de César, Ademir da Guia, Dudu. Tempos de um futebol romântico, em que o povo estava nas gerais, nas arquibancadas e nos alambrados agitando as coloridas bandeiras de seu time.

Da Redação do
Sopa de Cebola



sexta-feira, 24 de novembro de 2017



Dos Canalhas

Os canalhas sempre mantém em seu restrito  círculo de amizades pelo menos quatro amigos para que estes possam conduzi-lo à sua última morada.


Jorge Nicoli


TETRO

Nenhum texto alternativo automático disponível.



Dia 26 de novembro
108 Anos de Ionesco

 

- Quando um homem está desligado de suas raízes religiosas, metafísicas e transcendentais, ele se perde, tudo o que faz fica sem sentido, absurdo, inútil ,ceifado em seu germe.

Eugène Ionesco 
Nascido em Slatina, Romênia, dia 26 de novembro de 1909

i um dos maiores patafísicos e dramaturgos do teatro do absurdo. Para lá de ridicularizar as situações mais banais, as peças de Ionesco retratam de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência.


Dia 25 de novembro
136 Anos de Um Certo Angelo
  
- Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer.


Papa João XXIII 
 nascido Angelo Giuseppe Roncalli ,
em Sotto Il Monte, no dia  25 de novembro de 1881
 Papa de 1958 a 1963. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: Obediência e Paz.

Do Blog

João XXIII propôs através da convocação do Concílio Vaticano II, a renovação da igreja, dando um novo rumo para a pregação do Evangelho, com o Cristo ao lado do povo e foi em seu papado que se criou o Movimento Social, com inspiração cristã, denominado Teologia da Libertação, infelizmente destruído pelo conservador João Paulo II.





25 de novembro
Há 172 Anos Nascia Eça


O Pessimismo é Excelente para os Inertes


O Pessimismo é uma teoria bem consoladora para os que sofrem, porque desindividualiza o sofrimento, alarga-o até o tornar uma lei universal, a lei própria da Vida; portanto lhe tira o caráter pungente de uma injustiça especial, cometida contra o sofredor por um Destino inimigo e faccioso!
  
Realmente o nosso mal sobretudo nos amarga quando contemplamos ou imaginamos o bem do nosso vizinho - porque nos sentimos escolhidos e destacados para a Infelicidade, podendo, como ele, ter nascido para a Fortuna. 

Quem se queixaria de ser coxo - se toda a humanidade coxeasse? E quais não seriam os urros, e a furiosa revolta do homem envolto na neve e friagem e borrasca de um Inverno especial, organizado nos céus para o envolver a ele unicamente - enquanto em redor toda a humanidade se movesse na benignidade de uma Primavera?  O Pessimismo é excelente para os Inertes, porque lhes atenua o desgracioso delito da Inércia. 



José Maria de Eça de Queiroz 
Nascido Póvoa de Varzim, Portugal, em 25 de novembro de1845 e um dos mais importantes escritores portugueses da história. Foi autor de
r omances de reconhecida importância, de Os Maias e O Crime do Padre Amaro; o primeiro é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX. O blog sugere a leitura de A Relíquia. (1887)




Há 153 Anos Nascia Lautrec




Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa 
Nascido em Albi, França, em 24 de Novembro de 1864

pintor pós-impressionista e litógrafo conhecido por pintar a vida boêmia deParis do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico 
importantíssimo. 


156 Anos de Cruz e Souza

 

- Nada há que me domine e que me vença  quando a minha alma mudamente acorda... Ela rebenta em flor, ela transborda  nos alvoroços da emoção imensa;

João da Cruz e Sousa 
Nascido em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, dia 24 de novembro de 1861
Poeta, com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, um dos precursores do simbolismo no Brasil.




24 de novembro
Há 385  Nascia um Racionalista

A Finalidade do Estado
é a Liberdade


Num Estado democrático, o que menos se tem a temer é o absurdo, pois é quase impossível que a maioria dos homens unidos em um todo, se esse todo for considerável, concorde com um absurdo.

Não, repito, a finalidade do Estado não é fazer os homens passarem da condição de seres razoáveis à de animais brutos ou de autômatos, mas, pelo contrário, é instituído para que a sua alma e o seu corpo se desobriguem com segurança de todas as suas funções, para que eles próprios usem uma Razão livre, para que não lutem mais por ódio, cólera ou artifício, para que se suportem sem animosidade uns aos outros. A finalidade do Estado é portanto, na realidade, a liberdade

.


Baruch de Espinoza

Nascido em  24 de novembro de 1632,em Amsterdã, Holanda e um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz

quinta-feira, 23 de novembro de 2017


 

E a Gente Dorme o Sono dos Justos




Intolerância religiosa: mais uma igreja de matriz africana é alvo de ataque

Um terreiro de candomblé foi depredado e incendiado em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, a principal suspeita é que o ataque tenha sido uma manifestação de intolerância religiosa. Na propriedade moram 14 pessoas da mesma família, mas, felizmente, ninguém se feriu.

 =================================================================

Professora da Ufba é ameaçada de morte por causa de pesquisa sobre gênero

Ao menos três professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram ameaçados – um deles de morte -, recentemente, por conta do teor de pesquisas que desenvolvem dentro da instituição. Além do trio de docentes, uma aluna do mestrado também foi ameaçada dias antes da apresentação de sua dissertação.

De O Essencial, DCM

=================================================

Sim, parece que vamos fingindo que não há o avanço dos fascistas e dos fundamentalistas no Brasil. Mesmo deparando com as constantes notícias de intolerância vamos achando que são fatos ocasionais, nada organizado. Enquanto isso fechamos os olhos e dormimos  o sono dos justos


Jorge Nicoli



JHá 84 Anos Nascia o João



Joãosinho Trinta
Que nasceu João Clemente Jorge Trinta,em São Luís, MA, em  23 de novembro de 1933, artista plástico e famoso carnavalesco, que mudou a concepção do carnaval carioca.