segunda-feira, 2 de maio de 2016


CINEMA
Filme Para (re)Ver
Com Atenção


Central do Brasil1998, dirigido por Walter Salles (Diário de Motocicleta), com roteiro de de Marcos Bernstein eJoão Emanuel Carneiro, baseado em história do prório diretor e   inspirada em Alice nas Cidades, de Wim Wenders.

Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no ce Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar o menino Josué, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Aí se inicia uma viagem para o interior do Brasil, com Josué em busca de seu pai e de suas raízes e Dora (Isadora) para um reencontro consigo mesma.

Uma viagem atribulada em longas estradas de terra e Dora se aproximando afetivamente mais de Josué e se percebendo como mulher, se (re)encontrando com ela mesma, numa quase catarse religiosa, no encontro com o caminhoneiro evangélico, passando pelas orações no caminhão”pau de arara”  e pela festa de Bom Jesus. A imagem dela com a cabeça mo colo de Josué – Mater Pietá? – na manhã seguinte é simbólica, como é simbólica a carta para o menino no final do filme. Ambos buscavam encontrar o pai.

O filme é repleto de nomes bíblicos, encaixados numa relação emblemática. Josué é filho de Jesus com Ana  - avó de Jesus – e irmão de Moisés e Isaias, dois profetas. Antes de encontrar os irmãos, eles deparam com Jessé, casado com Maria.

Há toda uma aura mística envolvendo o filme, a religião como significante na existência humana.

Josué significa Javé Salva, foi o líder do povo de Israel, após a morte de Moisés e Isadora significa a Dádiva de Ísis, deusa egípcia do anor.

=============================

SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura



Nenhum comentário:

Postar um comentário