CINEMA
Filme Para (re)Ver
Com Atenção
Central do Brasil, 1998,
dirigido por Walter Salles (Diário de Motocicleta), com roteiro de de Marcos Bernstein eJoão Emanuel Carneiro, baseado em história do prório
diretor e inspirada em Alice nas
Cidades, de Wim Wenders.
Dora trabalha
escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no ce Rio de
Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas
que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar o menino Josué,
após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no
interior do Nordeste.
Aí se inicia
uma viagem para o interior do Brasil, com Josué em busca de seu pai e de suas raízes
e Dora (Isadora) para um reencontro consigo mesma.
Uma
viagem atribulada em longas estradas de terra e Dora se aproximando
afetivamente mais de Josué e se percebendo como mulher, se (re)encontrando com
ela mesma, numa quase catarse religiosa, no encontro com o caminhoneiro
evangélico, passando pelas orações no caminhão”pau de arara” e pela festa de Bom Jesus. A imagem dela com
a cabeça mo colo de Josué – Mater Pietá? – na manhã seguinte é simbólica, como
é simbólica a carta para o menino no final do filme. Ambos buscavam encontrar o
pai.
O filme é
repleto de nomes bíblicos, encaixados numa relação emblemática. Josué é filho
de Jesus com Ana - avó de Jesus – e irmão
de Moisés e Isaias, dois profetas. Antes de encontrar os irmãos, eles deparam
com Jessé, casado com Maria.
Há toda
uma aura mística envolvendo o filme, a religião como significante na existência
humana.
Josué significa
Javé Salva, foi o líder do povo de Israel, após a morte de Moisés e Isadora
significa a Dádiva de Ísis, deusa egípcia do anor.
=============================
SOPA DE CEBOLA
Boletim de Arte e Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário