quinta-feira, 5 de maio de 2016



5 de maio
70 Anos de Uma Cantora Chamada Elizabeth


 


Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho, nascida no  Rio de Janeiro, no dia 5 de maio de 1946.
Cantora e compositora de samba e  desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz[2] , e Bezerra da Silva.

Sua carreira se originou na Bossa nova. No início de 1968 participou no movimento Música nossa, Os espetáculos eram realizados no Teatro Santa Rosa, em Ipanema, onde teve a oportunidade de gravar uma das suas canções "O Som e o Tempo", no LP do Músicnossa e  nesta época gravou com o

Gravou seu primeiro compacto simples em 1965, “Por quem morreu de amor”, de Menescal e Bôscoli. Em 66, já envolvida com o samba, participou do show “A Hora e a Vez do Samba”, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela.
Vieram os festivais e Beth participou de quase todos: e no FIC de 68, - fase nacional -  conquistou o 3º lugar com “Andança”, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi,

Beth, nestes 51 anos de carreira gravou dezenas de discos e além de tudo é uma artista com uma consciência política invejável.

============================

SOPA DE CEBOLA

Boletim de Arte e Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário