quarta-feira, 31 de janeiro de 2018




A Burrice Perdeu a Humildade

É impressionante como  o ódio ao Lula fez “a burrice perder a humildade” – de Nelson Rodrigues, a frase entre aspas. Corre uma postagem na net sobre os governos militares dizendo que “naqueles 21 anos” não havia nenhum ladrão. Não havia é liberdade para apontar os ladrões, mas havia torturas, assassinatos, desaparecimentos de opositores ao “honesto e ilibado” regime dos generais.  Essa gente deveria estudar história antes de publicar bobagens.


Jorge Nicoli



O Fardo da Mentira


Por que é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cômodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória.


Friedrich Nietzsche

Nascido em 1844, na Alemanha

A Vida Não é Curta

- A vida só é curta para aquele que espera que a vida lhe faça o que a ele caberia fazer.
.

Jorge Nicoli
pan>


Representar
é Coisa Para Artista

Representar é coisa para artista e só se pode representar nos palcos ou nas telas. Esta é a única maneira saudável de representação. Representar na vida é algo doentio, incômodo, desagradável, mesmo porque o que representa na vida carece de talento, um canastrão que não conseguirá chegar ao final de sua tragicomédia com a máscara de seu patético personagem.


Jorge Nicoli


A Razão do Viver

- Nada a fazer se não viver e viver é se reconstruir a todo instante, assim vai se construindo uma vida que é a razão essencial do viver.


Jorge Nicoli


A ausência da saudade

- Guardo lembranças da minha mais tenra idade, como trago recordações da juventude, de fatos e de atos, de gente e de coisas, porém nada se converte em saudade. Lembranças, recordações que ficaram, saudade que nunca veio.

Jorge Nicoli


 Se Proteger do Pensamento


Um vazio repleto de falas prontas. não é um vazio silencioso, espaço aberto para buscar o outro, o inusitado, o surpreendente.  Mas sim um vazio barulhento, abarrotado de clichês, de frases repetidas e repetitivas, usadas para se proteger do pensamento. Os lugares-comuns, neste caso específico a constante invocação de Deus e de leis bíblicas, são usados comoum escudo contra a reflexão. Todo o esforço é empreendido para não existir qualquer chance de pensamento, ainda que um bem pequenino.

Márcia Tiburi 
Nascida em (Vacaria, RS em 1970
Artista plástica,professora de Filosofia e escritora.




Novas Indagações
Produzem Novo Saber


É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza.

Mario Sergio Cortella 
Nascido em Londrina, Paraná,em  1954
filósofo, escritor,educador, 

, mais conhecido por divulgar,questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. 


Do Amor Aristotélico


Amor pode ser também alegria. É o que nos propõe Aristóteles. E alegria é diferente de desejo. Porque sempre acontece no encontro, na presença. O mundo alegra quando está bem diante de você. Não é como o objeto do desejo, confinado nos seus devaneios. O amor aristotélico é pelo mundo como ele é. Não pelo mundo como gostaríamos que fosse.

Clóvis de Barros Filho 
Nascido em Ribeirão Preto, SP, em  de 1966

 jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da ECA-USP


Das Trocas

Nós não consertamos mais relações humanas, nós trocamos. E ao trocar sapatos, computadores e pessoas que amamos por outras pessoas, vamos substituindo a dor do desgaste pela vaidade da novidade. Ao trocar alguém, creio, imediatamente eu me torno alguém mais interessante e não percebo que aquele espelho continua sendo drama da minha vaidade.

Leandro Karnal 
Nascido em São Leopoldo, RS  dia 1º de fevereiro de 1963

 historiador, atualmente professor da Universidade Estadual de Campinas


De Um Medieval

Sei que dizem que é fato científico, mas, para mim, que sou um medieval, só acredito na ciência quando vem no formato de resultados de exames de laboratório, e não quando tem a ONU no meio e gente nas bordas ganhando milhares de para salvar o planeta.

Luiz FelipePondé 
Nascido no Recife, em 1959

filósofo e escritor, doutor em filosofia

terça-feira, 30 de janeiro de 2018



De Florbela


- Eu gostava mais de que ficassem as duas quadras de cada soneto dum lado da folha e os dois tercetos do outro lado. Fica o soneto menos duro, lê-se melhor. Assim o soneto todo numa página, dum jacto, não gosto, francamente.


Florbela Espanca
Poetisa, nascida em Portugal em 1894



O passeio da vida

Sentado num tosco banco de madeira, observo a vida passar. Com ela, andarilhos, prostitutas, bêbados, malabaristas, equilibristas, palhaços, bailarinas, domadores, burgueses obesos. garotas e garotos plugados em seus aparelhos eletrônicos perfeitamente descartáveis, como são dispensáveis os amores eternos.

E antes que me dê conta da minha inércia a observar a passagem da vida, mãos macias me tocam a face e eu desperto para passear de braços dados com a própria vida.

Jorge Nicoli




No Porta-Retrato

Eu não tinha reparado, mas na minha casa não tem espelho, Ontem ao procurar um para ver meus olhos encharcados, percebi que na minha casa não há espelho. Engraçado, não há em mim a preocupação de me olhar no espelho. Por isso, não vi necessidade de ter um. Mas confesso, a constatação me preocupou. Será o medo de me ver mais velho? O pavor de perceber a vida se findando? Não sei.

Na realidade, nunca senti a falta do espelho, só que precisava olhar para os meus olhos que teimavam em umedecer e isso me causava um certo espanto. Esta insistência de meus olhos não era comum. Também queria saber a diferença da tristeza e do contentamento. Eu jamais chorei de tristeza, ontem foi a primeira vez, por isso a ansiedade para ver as lágrimas, de repente, fotografá-las e colocar a foto num porta-retrato para não esquecer que de tristeza também se chora.
ra ver as lágrimas, de repente, fotografá-las e colocar a foto num porta-retrato para não esquecer que de tristeza também se chora etrato para não esquecer que de tristeza também se chora. pode ser que não me encontre, porque alguma coisa se perdeu de mim..

Jorge Nicoli




Alguma coisa se rompeu


Acordei com a sensação de que perdi alguma coisa. Parece que algo se rompeu, não sei se de dentro ou de fora. Sei que alguma coisa se perdeu. Só não sei o que. Sensação de estar oco, sem encontrar eco para as indagações.
  
Há uma aflição em meu peito, há uma lágrima estancada na minha retina. Há um gosto amargo na boca e um grito alojado na garganta. Sei que alguma coisa se rompeu, e eu me perdendo de mim, entrando no labirinto, onde curvas e retas não levam a lugar algum. Estou só, e não adiantará gritar, as paredes não ouvem e eu estou surdo.. 

Alguma coisa se desligou de mim, dando-me a sensação de estar em pedaços, dividido em partes disformes espalhadas pelas vielas mal iluminadas. Alguma coisa se rompeu em mim. Não sei o que. Sei que me perdi de mim e pode ser que não me encontre, porque alguma coisa se perdeu de mim..


Jorge Nicoli 


Uma Forma de se Eternizar


- No fundo, todos temos necessidade de dizer quem somos e o que é que estamos a fazer e a necessidade de deixar algo feito, porque esta vida não é eterna e deixar coisas feitas pode ser uma forma de eternidade.

José Saramago
Escritor, nascido em Portugal em 1922



O Matrismo


Não vale a pena a mulher libertar-se para imitar os padrões patristas que nos têm regido até hoje. Ou valerá a pena, no aspecto da realização pessoal, mas não é isso que vem modificar o mundo, que vem dar um novo rumo às sociedades, que vem revitalizar a vida.
  
Ora bem, a mulher deve seguir as suas próprias tendências culturais, que estão intimamente ligadas ao paradigma da Grande Mãe, que é a grande reserva, a eterna reserva da Natureza, precisamente para os impor ao mundo ou pelo menos para os introduzir no ritmo das sociedades como uma saída indispensável para os graves problemas que temos e que foram criados pelas racionalidades masculinas. E no paradigma da Grande Mãe que vejo a fonte cultural da mulher; por isso lhe chamo matrismo e não feminismo. 


Natália Correia
Poetisa, nascida em Portugal em 1923




A Missão da Mulher


Acho que a missão da mulher é assombrar, espantar. Se a mulher não espanta... De resto, não é só a mulher, todos os seres humanos têm que deslumbrar os seus semelhantes para serem um acontecimento.


Temos que ser um acontecimento uns para os outros. Então a pessoa tem que fazer o possível para deslumbrar o seu semelhante, para que a vida seja um motivo de deslumbramento. Se chama a isso sedução, cumpri aquilo que me era forçoso fazer.


Natália Correia
Poetisa, nascida em Portugal em 1923



A Verdadeira Beleza
de uma Mulher


Uma roupa desacertada, uns dentes ligeiramente tortos, uma mediocridade requintada da alma – estes são os tipos de detalhes que fazem uma mulher real, viva. As mulheres que vemos nos cartazes ou em revistas de moda – aquelas que todas as mulheres tentam imitar hoje em dia – como é que podem ser atraentes?


Elas não têm realidade própria; são apenas a soma de um conjunto de regras abstratas. Elas não nascem de corpos humanos; elas nascem prontas a servir a partir de computadores.


Milan Kundera,
escritor , nascido em 1929
na República Tcheca


segunda-feira, 29 de janeiro de 2018



Viver de Acordo com a Natureza?
                                                                                                                     
       Como viver de acordo com a natureza? A natureza não pensa, não tem conceitos, coisas do ser humano. Para se viver de acordo, um dos dois têm que se adaptar, não parece possível essa adaptação,  portanto, não se pode viver de acordo com a natureza.

Jorge Nicoli


De Um Não Pensador

- Não se reconstruir a cada dia, é permitir que o mofo das coisas velhas e passadas tomem conta de nós.

Jorge Nicoli




Pai Nosso


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome, deixai vir a nós o reino dos homens, seja feita a vontade dos famintos. O pão nosso nos seja farto. Pai nosso, nos daí força, para que lutemos sempre contra as injustiças. Perdoai nossas dívidas, para que possamos perdoar aqueles que nos tem ofendido. Não nos deixeis cair na tentação dos podres poderes e nos livrai da vida sem razão. Amém.

Jorge Nicoli


De Clarice

Quando o amor é grande demais torna-se inútil: já não é mais aplicável, e nem a pessoa amada tem a capacidade de receber tanto. Fico perplexa como uma criança ao notar que mesmo no amor tem-se que ter bom senso e senso de medida. Ah, a vida dos sentimentos é extremamente burguesa.


Clarice Lispector





Então...


- Cantar nunca foi só de alegria,  com tempo ruim todo mundo também dá bom dia

Gonzaguinha, da canção  Palavras

t




Vejo, logo Existo


Sou um visual. O que na memória trago, trago-o visualmente, se susceptível é de assim ser trazido. Mesmo ao querer evocar em mim uma qualquer voz, um perfume qualquer, não evito que antes que ela ou ele me vislumbre no horizonte do espírito, me apareça à visão rememorativa a pessoa que fala, a coisa donde o perfume partiu.


Não dou isto por absolutamente certo; pode ser que, radicada em mim de vez a persuasão de que sou um visual, no lugar final do sofisma que é a escuridão íntima do ser me fosse desde então impossível evitar que a ideia de que sou um visual não levantasse imediatamente uma imagem falsamente inspiradora. Seja como for, o menos que sou, é um visual predominantemente. Vejo, e vendo, vivo.


Fernando Pessoa
Nascido em Portugal em 1888




Do Tempo e das Emoções


Que importa o tempo decorrido? Só os espíritos superficiais necessitam de anos para se libertarem de uma emoção. O homem que é senhor de si mesmo pode emancipar-se de um pesar tão depressa como é capaz de inventar uma distração. Eu não pretendo estar a mercê das minhas emoções. Quero usá-las, aproveitá-las, dominá-las.


Oscar Wilde
Um genial dândi,
nascido na Irlanda em 1854





A Fidelidade


As pessoas realmente frívolas são as que só amam uma vez na vida. O que elas chamam lealdade ou fidelidade, chamo eu letargia do hábito ou falta de imaginação. A fidelidade representa na vida emocional o mesmo que a coerência na vida do intelecto, apenas uma confissão de impotência.

A fidelidade! Tenho de a analisar um destes dias. Está intimamente associada à paixão da propriedade. Há muitas coisas que atiraríamos fora se não receássemos que outros as apanhassem.


Oscar Wilde
Um genial dândi,
nascido na Irlanda em 1854


Da Natureza

-- A natureza é irracional, mas tem sempre suas razões.

Antônio Carlos Galhardo
Poeta, escritor,
nascido em Guaratinguetá em 1953


sábado, 27 de janeiro de 2018



Dos Puros de Coração

- Não guardar mágoas, rancores, não cultivar a ira, são atitudes necessárias para uma vida saudável, agora esquecer o mal causado e perdoar aquele que te causou o mal é coisa para os puro de coração ou para quem se ilude sonhando com as glórias da eternidade.

Jorge Nicoli




Da Avareza


- O avarento não é só aquele que acumula bens materiais. É também. o artista que faz arte só para si, é o que entulha as gavetas com textos inéditos, é o que tem nas estantes livros que só ele leu, é o que acumula experiências e conhecimentos, mas os deixa trancados em seu egoísmo.

Jorge Nicoli




Recadinho s quase poéticos


1. .Não há mais os olhos a brilhar nas manhãs, não há mais o sorriso a sugerir enigmas, não há mais o vermelho a marcar o compasso do coração. Que chatice.

2. É preciso acreditar na paixão como engrenagem a mover a roda viva..

3. Mais uma manhã vazia, a paixão escondida nos vãos das impossibilidades e o silêncio a acinzentar o colorido dos teus.olhos.

4. De repente meus olhos não encontram mais os teus, então uma névoa de melancolia encobre a alegria do meu olhar;
  
5. Ontem senti saudade, para não ficar só, me abracei a ela e adormeci pensando em ti.

6. Este teu sorriso a me encabular, a propor enigmas, quase sempre, indecifráveis, a me levar por caminhos dos devaneios poéticos e, sobretudo, a me fazer acreditar que vale a pena viver se apaixonar por ti.

7. Alguém disse que me empolgo com facilidade, que me apaixono a toda hora. Basta um sorriso ou um meigo olhar, uma palavra amável ou um afago, para o coração se agitar. Ah! Essa carência incurável e essas mulheres lindas e sensíveis.

8. O vermelho das unhas da menina explode em meus olhos e escorre lentamente pelo meu peito se alojando no coração, este aparelho vital, sensível e, terrivelmente, inconsequente;



Jorge Nicoli


Incertos


Em cima do monumento do covarde anônimo o político corrupto discursa sobre a moral e a ética, no espaço, entre os discos voadores, o urubu plana silenciosamente, no planalto central um indígena recebe a faixa verde-amarela das mãos de Anchieta, no Vaticano o Papa abençoa a imagem de Ogum e eu escrevo versos incertos sobre uma certa paixão


Jorge Nicoli

Caminhar para a Liberdade

Quero caminhar carregando a bandeira das minhas incertezas, a cantar versos de todas as minhas dúvidas, chutar os conceitos para longe do meu caminho. Seguir livre da necessidade de ter opinião sobre isso ou aquilo. Não falar de mim nem das coisas que não me dizem respeito. Caminhar respirando os ares da liberdade sem pensar na morte.

Pode ser que encontre a vida pelo caminho, aí darei os braços a ela e entoarei uma bela cantiga de amor.

Jorge Nicoli


Uma noite vaga


Pela porta aberta vejo pousada no varal a ave noturna, fazendo companhia para os trapos em verde e amarelo e restos da mortalha de Cristo. Lá no alto Jorge timidamente sorri para a flor roxa do meu quintal. No quarto, meus vagos olhares vagueiam pelo vazio.

Um grito recorta o silêncio da noite e atravessa a parede do meu quarto. Um animal se esconde atrás da imagem de Nossa Senhora e um corpo jovem jaz caído entre as cruzes de madeira, enquanto a vela se consome no altar central.


Alheio a tudo, e protegido por lobos e raposas, o mendigo dorme nas ruínas do coreto da praça que leva o nome do Padroeiro da conservadora e moralista cidade, Jorge se esconde atrás da nuvem negra

Enquanto isso, eu me acomodo no vazio do quarto, com vagos pensamentos sobre o nada.



Jorge Nicoli

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018



O Egopismo
Segundo Wilde

- Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos

Oscar Wilde

Nascido na Irlanda em 1854


Não Sei

Não sei se estou triste ou se estou revoltado. Não sei se escrevo com o coração ou com alma. Não sei se permito que o peito me aperte ou se deixo explodir  ira contida. Não sei se me calo. me recolho à minha solidão e poder engolir este rancor em silêncio. Não sei se solto o grito contra a injustiça e a estupidez que assolam  minha Terra e não sei se peço a Deus  que olhe por nós ou se imploro ao Diabo que nos proteja daqueles que irão  nos julgar.


Jorge Nicoli


Há 50 anos

Mangueira, campeã

            O  desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro em 1968, teve como vencedora a Estação Primeira de Mangueira, com o enredo Samba, festa de um povo, ficando em segundo, Império Serrano, com Pernambuco, Leão do Norte. O desfile contou com dez escolas, sendo rebaixadas Independentes do Leblon e Império da Tijuca, no Grupo 2 de Acesso, subiram Em Cima da Hora e Imperatriz Leopoldinense.

E uma vacilada do Paulinho

            1968 foi fértil em lançamentos de núsicas no Brasil, inclusive com alguns clássicos da MPB, mas destaco uma delas. o samba Sei lá. Mangueira, do portelense Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, parece que foi vencedora de um festival. Um belíssimo samba, gravado pela Divina Elizete Cardoso, mas que causou dor de cabeça ao Paulinho da Viola, afinal sendo da Portela não poderia homenagear a rival Mangueira. Uma vacilada, compensada com o também belíssimo samba Foi um Rio que Passou em minha vida. Santo vacilo.

Jota Pedro
colaborador do Sopa de Cebola





Extemporâneos

- Não sei se o tempo é a razão do viver, como não sei se a vida é a razão do tempo. Sei que a vida passa e o tempo é apenas uma anotação em um calendário qualquer.

- Ao caminhar, não se pode esquecer dos lugares por onde passou, assim como, ao olhar para a frente não se pode descuidar para não se perder em seus passos.

- Os olhos só enxergam o externo, só o olhar vê a alma.

- Quando enveredamos pelos atalhos na tentativa de se ganhar tempo, apenas enveredamos, de fato, na ilusão de se ganhar tempo. Para a vida o que menos importa é o tempo.

- Onde está você? Escondida nos vãos de minhas memórias ou envolvida nas névoas de minhas retinas? Não sei. Talvez você ainda esteja por vir. Onde está você?

- Vivo me perdendo nos estreitos labirintos dos meus caminhos, dispenso a bússola, porque não quero me encontrar. Prefiro viver me perdendo, pois assim continuo a me procurar. Talvez um dia me encontre e aí encontre você.

Jorge Nicoli

me encontre e aí encontre você.




Riscos e traços

Um traço risca os céus, um corte risca o pulso, uma gota de sangue escorre pelo ralo, umas gotas de chuva correm para os bueiros, onde ratos adormecem. Um risco corta a escuridão e um grito interrompe o silêncio. Um corte abre a ferida, um traço corta o branco da página e a porta se fecha apagando os riscos de luz que atravessa a sala de jantar. O corte traça o risco vermelho que demarca a noite. O risco ultrapassa a linha que sustenta a face de Deus e o corte assimétrico recorta o pedaço da carne dependurada nos fios de algodão.

Os recortes dos velhos jornais recordam os riscos da vida contada em linhas paralelas, riscadas por traços perdidos num círculo mortal. Um risco luminoso traça a imagem de um corpo seguro por rabiscos no céu escuro, de onde gotas de chuva jorram molhando o corte no pulso e o sangue escorre pelos bueiros saciando a sede dos ratos

Jorge Nicoli



Estamos a Construir
uma Sociedade de Egoístas


Estamos a construir uma sociedade de egoístas. Se a ti te dizem que o que importa é o que compras, e segundo o que compras têm mais ou menos consideração por ti, então convertes-te num ser que não pensa senão em satisfazer os seus gostos, os seus desejos e nada mais.


Não existe em nenhuma faculdade uma disciplina do egoísmo, mas não é preciso, é a própria experiência social que nos vai fazendo assim. Ao longo da História as igrejas e as catedrais eram os lugares onde se procurava um valor espiritual determinado. Agora os valores adquirem-se nos centros comerciais. São as catedrais do nosso tempo.


José Saramago
Escritor, nascido em Portugal em 1922,




O Castigo do Egoísta


Quem não sabe viver com caridade e abraçar a dor dos outros, tem como castigo sentir com violência intolerável a dor própria. A dor só pode suportar-se tornando-a comum e compartilhando-a com os outros que sofrem. O castigo do egoísta está em só disso se aperceber sob a férula (castigo), tentando em vão aprender a caridade, por interesse.


Cesare Pavese,
Escritor, nascido na Itália em 1908




O Valor Natural do Egoísmo


O egoísmo vale o que valer fisiologicamente quem o pratica: pode ser muito valioso, e pode carecer de valor e ser desprezível. E lícito submeter a exame todo o indivíduo para se determinar se representa a linha ascendente ou a linha descendente da vida.


Quando se conclui a apreciação sobre este ponto possui-se também um cânone para medir o valor que tem o seu egoísmo. Se se encontra na linha ascendente, então o valor do seu egoísmo é efetivamente extraordinário, — e por amor à vida no seu conjunto, que com ele progride, é lícito que seja mesmo levada ao extremo a preocupação por conservar, por criar o seu optimum de condições vitais.


O homem isolado, o “indivíduo”, tal como o conceberam até hoje o povo e o filósofo, é, com efeito, um erro: nenhuma coisa existe por si, não é um átomo, um “elo da cadeia”, não é algo simplesmente herdado do passado, — é sim a inteira e única linhagem do homem até chegar a ele mesmo...


Se representa a evolução descendente, a decadência, a degeneração crônica, a doença (— as doenças são já, de um modo geral, sintoma da decadência, não causas desta), então o seu valor é fraco, e manda a mais elementar justiça que ele subtraia o menos possível aos bem constituídos. Ele não é mais do que o parasita destes...


Friedrich Nietzsche,
Que nasceu na Alemanha em 1844


O Homem - Um Ser Egoísta


O motor principal e fundamental no homem, bem como nos animais, é o egoísmo, ou seja, o impulso à existência e ao bem-estar. Na verdade, tanto nos animais quanto nos seres humanos, o egoísmo chega a ser idêntico, pois em ambos une-se perfeitamente ao seu âmago e à sua essência.  

Desse modo, todas as ações dos homens e dos animais surgem, em regra, do egoísmo, e a ele também se atribui sempre a tentativa de explicar uma determinada ação. Nas suas ações baseia-se também, em geral, o cálculo de todos os meios pelos quais procura-se dirigir os seres humanos a um objetivo.

Por natureza, o egoísmo é ilimitado: o homem quer conservar a sua existência utilizando qualquer meio ao seu alcance, quer ficar totalmente livre das dores que também incluem a falta e a privação, quer a maior quantidade possível de bem-estar e todo o prazer de que for capaz, e chega até mesmo a tentar desenvolver em si mesmo, quando possível, novas capacidades de deleite.

Tudo o que se opõe ao ímpeto do seu egoísmo provoca o seu mau humor, a sua ira e o seu ódio: ele tentará aniquilá-lo como a um inimigo. Quer possivelmente desfrutar de tudo e possuir tudo; mas, como isso é impossível, quer, pelo menos, dominar tudo: "Tudo para mim e nada para os outros" é o seu lema. O egoísmo é gigantesco: ele rege o mundo.


Arthur Schopenhauer
Filósofo, nascido na Alemanha, em 1788


quinta-feira, 25 de janeiro de 2018


25 de janeiro
Há 91 Anos Nascia o Tom Brasileiro


A imagem pode conter: 1 pessoa, oceano, sapatos, atividades ao ar livre e água


Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
que  nasceu no Rio de Janeiro, dia  25 de janeiro de 1927 

 e considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.

A fonte secou *

Não sei como, nem quando, mas há um bom tempo que estancou o rio que abastecia minha inspiração. Secou o leito por onde passavam as límpidas águas que refletiam meus versos..
  
Não deixei de me apaixonar, nem me perdi das minhas eternas musas, inspiradoras de minha poesia. Meus olhos ainda brilham quando olho para teus olhos, meu coração ainda dispara quando te vejo, meus ouvidos se agitam ainda a ouvir tua voz, minha retina ainda retém tua doce imagem. Elementos indispensáveis para alimentarem minha verve poética, para me deixarem apaixonado, porém o terreno está tórrido, como a paisagem de um sertão.

Uma caatinga se formou em minh´alma e a sede de inspiração me consome como a um viajante incauto perdido no deserto. O rio secou. Imagino que alguma fada enciumada tenha construído um dique, represando a fonte de minha inspiração.

*de Monsueto e Tulio Lauar
         .
Jorge Nicoli



Pai Nosso do Povo

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome, deixai vir a nós o reino dos homens, seja feita a vontade dos famintos. O pão nosso nos seja farto. Pai nosso, nos daí força, para que lutemos sempre contra as injustiças. Perdoai nossas dívidas, para que possamos perdoar aqueles que nos tem ofendido. Não nos deixeis cair na tentação dos podres poderes e nos livrai da vida sem razão. Amém.
         .
Jorge Nicoli




Do Humano

- Nossos olhos se acostumaram a ver as coisas do mundo, a belas e as não tão belas, precisamos então acostumá-los a olhar para dentro de nós para ver as mesmas coisas.

- Por que se perder em devaneios banais e infantilizados? Por que se iludir com alguns sentimentos tolos? Por que se apegar às paixões improváveis? Por que se amargurar por não se libertar das coisas criadas pelo pensamento? Por que tantos porquês? Porque, algumas vezes, esquecemos que somos humanos.

- A humildade em reconhecer nossas limitações é de grande sabedoria, porém ser humilde para ganhar o Reino dos Céus é se acovardar diante do que a vida nos propõe    .

Jorge Nicoli




Do Encontro

- O verdadeiro encontro se dá quando se divide para tornar-se inteiro, quando se doa sem perder a individualidade, quando se deixa pertencer sem abrir mão da liberdade. O verdadeiro encontro se dá, principalmente quando ambos olham na mesma direção.



Jorge Nicoli

Para o Lixo

Alguém se lembra dos nomes dos assassinos de Guevara, Lamarca ou Marighella? Quem sabe o nome do carrasco que puxou a corda para enforcar Tiradentes? Por acaso já se ouviu falar dos carrascos de Joana D´ Arc e de Giordano Bruno? Todos foram para o lixo da história, assim como irão todos aqueles que não respeitam a justiça e os direitos humanos.

Jorge Nicoli


Nenhum texto alternativo automático disponível.


De Pessoa

Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicômio: a incapacidade de pensar, a amoralidade e a hiperexcitação.

Fernando Pessoa

Que nasceu em 1888, em Portugal


Nem Excelente Nem Absoluto


Todo o Excelente merece o ostracismo. É um bem, se ele a si próprio se condenar. Todo o Absoluto deve ser banido do mundo. No Mundo tem de se viver com o Mundo. E só se vive, se for no sentido dos Homens com os quais se vive. Todo o bem que há no Mundo provém do interior (e portanto vem-lhe a ele do exterior), mas é apenas uma faísca que, veloz, o percorre. Todo o Excelente faz avançar o Mundo, mas deve desaparecer quanto antes.


Friedrich von Novalis,
Poeta, nascido na Alemanha em 1772




O Mundo é a Nossa Representação
(trecho)


O mundo é a nossa representação. Há alguma coisa para além da representação? É a consciência uma janela fiel dando para a realidade, ou, antes, um sistema de lentes embaciadas e riscadas pela história, que filtram só imagens falsas e sombras incertas da verdade?

E há deveras qualquer coisa por trás do conhecimento, ou apenas o nada, como por trás da vida? Seria talvez apenas espelho de si mesmo, casca sem tronco e roupagem sobre o vácuo? 

O mundo é representação, sim, mas eu não sei doutras representações afora as minhas. As dos outros ignoro-as, ignoro a essência dos fenômenos inanimados. 

As mentes alheias existem apenas como hipótese da minha. O mundo é pois a minha representação - o mundo é a minha alma; - o mundo sou eu!


Giovanni Papini
Escritor, nascido na Itália em 1881




Novo Ano


Eu desejaria que o Novo Ano trouxesse no ventre morte, peste e guerra. Morte à senilidade idealista e à retórica embalsamada; peste para um certo código cultural que age sobre os grupos e os transforma em coletividades emocionais; guerra à recuperação da personalidade duma cultura extinta que nada tem a ver com a cultura em si mesma.

Eu desejaria que o Novo Ano trouxesse nos braços a vida, a energia e a paz. Vida o suficientemente despersonalizada no caudal urbano para que os desvios individuais não sejam convite ao eterno controle e expressão das pessoas; energia para desmascarar o sectarismo da sociedade secularizada em que o estado afetivo é mais forte do que a ação; paz para os homens de boa e de má vontade.


Agustina Bessa
Escritoram nascida em Portugal em 1922


quarta-feira, 24 de janeiro de 2018




Talvez Uma Nova Consciênc


ruapoa1


Provavelmente o TRF4 confirmará a “sentença” do Dr, Sérgio Fernando, pois, parece, ser um julgamento viciado por princípio. Há um “criminoso” mas não há o crime. Enfim, Lula será condenado a cem anos de prisão, se poderá ou não ser candidato vai depender de um STF comprometido com este espetáculo midiático. Portanto...
  
Mas, de toda essa farsa, sobressai  algo que, desde a Rede da Legalidade, de Brizola em 1961 -  garantiu a posse de Jango –, não se via tão intenso movimento em prol da democracia. E mesmo os que não são petistas ou os que não gostam do Lula participam das manifestações, clamando por justiça e pela plenitude democrática.
  
Talvez estejamos entrando num tempo em que uma nova consciência política começa a florescer.


Jorge Nicoli
Meritocracia e o Sucesso

Certas pessoas discursam enfaticamente sobre seu sucesso que, segundo elas, é fruto de seu trabalho. Um discurso meritocrático para se dar importância, se inserir como figura notável neste mundo, onde o sucesso é fundamental.

Jorge Nicoli



Meritocracia e o Sucesso

Certas pessoas discursam enfaticamente sobre seu sucesso que, segundo elas, é fruto de seu trabalho. Um discurso meritocrático para se dar importância, se inserir como figura notável neste mundo, onde o sucesso é fundamental.

Jorge Nicoli




Nada Além do Nada

Sentir-se oco e não conseguir preencher o vazio dentro de si, perceber que a alma se fragmentou e que o corpo se compartimentou, deixar as paixões partirem e a vida se repartir, é ter a consciência de que nada há além do nada.


Jorge Nicol


Não Quero Explicações

Alguém  escreveu  que a felicidade só é possível através da razão e que qualquer sentimento seria uma fuga da realidade. Isto é, só através do pensamento racional se pode ser feliz e é entendendo as coisas que se pode alcançar a plena felicidade,

 Bom, em primeiro lugar, seria preciso definir o que é felicidade que alguns – inclusive eu – entendem ser tão somente um conceito e, como tal, pode se apoderar, se definir como quiser, tanto que nem filósofos ou psicólogos conseguem  definir o que é realmente..

Por outro lado, parece que  a racionalização é uma forma de enquadrar tudo dentro  do pensamento lógico. A própria vida só teria sentido se tivesse  uma razão.

Não sei se estou divagando sobre o que li, se é bem isso que o pensador pensou, mas sempre que tiram da vida o seu próprio sentido que  é o de viver, me causa estranheza, pois penso - mesmo não seja um pensador -, que a vida não vivida é justamente aquela  que se embrenha num conjunto de pensamentos lógicos
.
Por isso, mais uma vez, me reporto à Clarice Lispector quando ela diz que a viver suplanta qualquer entendimento. Na realidade não quero explicações para minhas paixões por Musas e Princesas.

Jorge Nicoli