quarta-feira, 24 de janeiro de 2018



Não Quero Explicações

Alguém  escreveu  que a felicidade só é possível através da razão e que qualquer sentimento seria uma fuga da realidade. Isto é, só através do pensamento racional se pode ser feliz e é entendendo as coisas que se pode alcançar a plena felicidade,

 Bom, em primeiro lugar, seria preciso definir o que é felicidade que alguns – inclusive eu – entendem ser tão somente um conceito e, como tal, pode se apoderar, se definir como quiser, tanto que nem filósofos ou psicólogos conseguem  definir o que é realmente..

Por outro lado, parece que  a racionalização é uma forma de enquadrar tudo dentro  do pensamento lógico. A própria vida só teria sentido se tivesse  uma razão.

Não sei se estou divagando sobre o que li, se é bem isso que o pensador pensou, mas sempre que tiram da vida o seu próprio sentido que  é o de viver, me causa estranheza, pois penso - mesmo não seja um pensador -, que a vida não vivida é justamente aquela  que se embrenha num conjunto de pensamentos lógicos
.
Por isso, mais uma vez, me reporto à Clarice Lispector quando ela diz que a viver suplanta qualquer entendimento. Na realidade não quero explicações para minhas paixões por Musas e Princesas.

Jorge Nicoli


Nenhum comentário:

Postar um comentário