Nascer para a vida
Nascemos de parto natural ou de cesariana, dentro d´água , numa cama de hospital ou em casa, em berço de ouro ou de madeira comum. Enfim, para nascermos, basta um encontro ou tão somente uma contingência.
Nascemos para o mundo, crescemos, nos tornamos adultos, vivendo no mundo e viver no mundo não é viver na vida.
Nascer para o mundo não é nascer para a vida, que precisa ter outro significado. O significado da consciência plena da existência, onde é preciso olhar para si, se encontrar dentro de nós mesmos.
Não criando uma imagem que nos transformaria numa personalidade narcísica, muito distante da realidade que seria nossa sustentação na vida. Viver a vida, não é se esconder atrás de atitudes infantis, não é manter diuturnamente um sorriso no rosto, ou deixar lágrimas secarem nos olhos, não é encontrar Deus perdido em altares iluminados, tampouco afogar as mágoas num copo de cachaça.
Festas, viagens, dinheiro, são coisas de um mundo capitalista, assim como as ideologias podem manter a imagem de uma vida. Só que a vida é muito mais do que tudo isso.
Viver não é entender a vida, não é aplicar teorias freudianas para tentar explicar os porquês, disso ou daquilo.
Adquirir cultura é nos manter em contato com o mundo, é poder dialogar em bom nível, porém se misturar às frases e aos personagens é estar a margem da vida. É preciso que deixemos de ser um mero observador da nossa história e se tornar um protagonista da mesma.
Viver supera qualquer entendimento, diria Clarice Lispector. Para viver é preciso coragem, ousadia para romper com conceitos arraigados em nossa formação.
É caminhar sem a proteção de guarda sóis ou de guarda-chuvas, é tropeçar e resistir aos arranhões, nos joelhos ou na alma, é amadurecer, mesmo que nos cause dor e angústia. Viver é se defrontar consigo mesmo o tempo todo.
Estar no mundo não é estar na vida, estar na vida não é nem nunca será uma tarefa fácil, muito pelo contrário, mas acredite, não é impossível.
Jorge Nicoli
############################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário