O aurismo,
que é?
Caracteriza-se por dificuldades
significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de
comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como
balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de
maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos
3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
Para o autista, o relacionamento com outras
pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente
ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade.
Algumas frases podem ser
constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por
gestos. Por isso, evita-se o contato físico no relacionamento com o autista -
já que o mundo, para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou
promover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de
agressividade
Para minimizar essa dificuldade de convívio
social, vale criar situações de interação.
Respeite o limite da criança
autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as
atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente. A
paciência para lidar com essas crianças é fundamental, já que pelo menos 50%
dos autistas apresentam graus variáveis de deficiência intelectual. Alguns, ao
contrário, apresentam alto desempenho e desenvolvem habilidades específicas -
como ter muita facilidade para memorizar números ou deter um conhecimento muito
específico sobre informática, por exemplo. Descobrir e explorar as
'eficiências' do autista é um bom caminho para o seu desenvolvimento.
()do site Nova Escola)
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