Uma Câmera
na Mão
e surge o
Cinema Novo
Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes
companhias cinematográficas paulistas resolveu lutar por um cinema com mais
realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema Novo.
Tudo começa em 1952 com o primeiro Congresso Paulista de
Cinema Brasileiro e o primeiro Congresso Nacional do Cinema Brasileiro. Por
meio desses congressos, foram discutidas novas ideias para a produção de filmes
nacionais.
Uma nova temática de obras já começa a ser abordada e concluída
mais adiante, por uma nova fase do cinema que se concretiza na década de 50.
Assim, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia resolveram elaborar novos ideais ao
cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos
caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais
que as chanchadas refletiam.
O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato,
feito com "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Os filmes seriam
voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social
da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao
subdesenvolvimento do país.
Do Blog
O Cinema Novo sofreu um grande influência, tanto na estética
quanto no conteúdo, do cinema neorealista italiano
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Sábia
Indecisão
Muito Mais Que Um Grupo de Teatro
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