quinta-feira, 5 de novembro de 2015


Grafite e pichação

Muito comuns em muros, paredes, viadutos e portões, o grafite e a pichação são duas formas de expressão manifestam sentimentos de insatisfação ou indignação, como expressões da cultura popular. O grafite apareceu mais recentemente. A pichação já é bem mais antiga. O grafite, hoje considerado como expressão artística, tem modalidades.

Na modalidade 3D, as figuras se destacam sobre um fundo, como em terceira dimensão. A modalidade bomber é aquela de letras gordas de difícil leitura e geralmente em três cores fortes. E a modalidade letras grifadas é a mistura de grafite com pichação. Por fim, o grafite artístico, que busca explorar temas.

A pichação não é tida como expressão artística. É uma manifestação agressiva de indignação. Ainda que possa ter alguma semelhança com o grafite etras grifadas, não se confunde com ele. A autoria da pichação dificilmente é explicitada. Quando muito, aparece o nome de grupos pouco identificáveis.

Estrategicamente, emprega-se tinta spray de aplicação rápida e facilitadora de fugas. Em Lorena há várias obras de grafiteiros e manifestações de pichadores em paredes, portões, viadutos. Dentre elas, chamam a atenção dois grafites artísticos, nos portões dos fundos da Escola Estadual Gabriel Prestes.Ambos têm como referência o Abaporu, obra da artista Tarsila do Amaral (1928)

Este nome é o resultado da união de três palavras da língua tupi-guarani: aba (homem), pora (gente) e ú (comer), ou seja, “homem que come gente” – o antropófago. Segundo os críticos de arte, o Abaporu é uma releitura da obra “O Pensador”, do artista francês Auguste Rodan (1840-1917). Esta obra de Tarsila do Amaral, hoje admirada internacionalmente, tornou-se um dos símbolos mais expressivos do movimento “Antropofagia Modernista Brasileira”, que surgiu no

O Abaporu foi a fonte de inspiração do grafiteiro que produziu as obras dos portões da Escola Estadual Gabriel Prestes. Daí se compreende o encantamento que elas despertam nas pessoas de almas sensíveis, que transitam pela rua.

Eronides Figueira de Almeida
=======================

TEATRO
O ENSAIO N. 2
Grupo de Teatro “Sábia Indecisão”
Dia 11 de novembro
Casa da Cultura
========================
Promoção
CONSERVATÓRIO
Lorena

 


Lorena


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário