domingo, 31 de maio de 2015




Exercício para
m nova paixão

Tem certas horas que penso em me livrar das paixões, invariavelmente, impossíveis. Quando não, são, no mínimo, improváveis. Uma ou outra, provavelmente, não passará de mais uma paixão na minha vida. Nada acontecerá. Mesmo assim continuo caindo nestas armadilhas. Basta umas unhas em vermelho, uns lábios escarlates, um agrado, mesmo por gentileza, para derreter meu insano coração. Embora sejam impossíveis ou improváveis não me causam tanto mal. Não perco o sono, não deixo de comer e nem penso em me atirar de um edifício. Talvez até por sabê-las improváveis ou impossíveis não há angústia. Faço poemas ou textos poéticos, Catarse pura.
Elas duram pouco, como devem ser todas as paixões, então vou em busca de um novo olhar, um novo sorriso, um esmalte ou um baton vermelhos para poder dedicar meus escritos e meus galanteios.
E na espera de uma nova paixão, me exercito, escrevendo este texto.


Jorge Nicoli


Pensamento
O importante é saber que na vida nada é definitivo, também não se deve esquecer que a vida tem prazo de validade.

_________________________________
Sopa de Cebola
Parceiro da arte e da cultura





A Poesia do Dia

Canto de regresso à pátria
  
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.

Osvald de Andrade (1890/1954)

__________________________________________

Sopa de Cebola

Compartilhando inteligência

sábado, 30 de maio de 2015


Pensamento


Amar é o ato insensato da paixão

___________________________

Sopa de Cebola
sopadecebolalorena@gmail.com






A Poesia do Dia

Dedução

Não acabarão nunca com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo firme,
fiel
e verdadeiramente.

Vladimir Mayakovsky,
Nasceu em Baghdati, Império Russo dia19 de Julho de 1893 - ), também chamado de "o poeta da Revolução", foi poeta, dramaturgo e teórico, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX. Resolveu ir  mais cedo, em 1930..

_____________________________________________________________________________

Sopa de Cebola
A divulgação do que

vale a pena ser divulgado

A bondade é coisa do coração?


O psicólogo alemão Fritz Perls conta que, recusado pelo Exército Alemão, na 1ª Guerra Mundial se alistou na Cruz Vermelha e, um dia, entrou num vagão em chamas para salvar soldados alemães. Agraciado com a Cruz de Ferro, honraria máxima do Exército Alemão, por este ato, Perls fica se perguntando se o tal ato de heroísmo foi porque ele era bom ou apenas para mostrar aos alemães o erro de não o aceitar como soldado..
Escrevi num dos meus textos que só sou bom porque alguém me disse que é bonito ser bom. Só por isso? Ou porque, no fundo, quero ser notado? Esta questão me causa mal estar, queria ser só bom, ao mesmo tempo penso na possibilidade de ser um traço narcísico. Normalmente não espero a resposta..
Não sei se Nietszche, mas alguém disse que a misericórdia é para decadentes, que só a pratica os fracos. O compadecimento seria um ato de fraqueza. Não vou me arriscar a entrar neste campo porquanto faltam argumentos consistentes, por isso prefiro continuar na trilha de Perls.
A bondade seria narcisismo ou uma chave para abrir as portas do Paraíso? Sim, a distribuição de propriedades pelos ricos nos séculos passados em troca de indulgências, não é uma atitude egoíca? Eles não pensavam nos semelhantes, mas sim na salvação de sua alma. Ou não?,
Aqueles que acreditam que fora da caridade não haverá salvação, praticam a caridade pra que? Cada gesto caridoso, um degrau a mais na escada para as glórias da eternidade Que a mão esquerda não saiba o que a direita faz – ou vice-versa – está na Bíblia mas o caridoso não se cansa de alardear suas benemerências. Políticos que doam subsídios para instituições de caridade poderiam fazer sem propaganda, porém assinam documentos em cartório, dão divulgação à imprensa.falada e escrita. Querem ser lembrados nas próximas eleições.
Há os que praticam a benemerência por acreditarem em missão confiada por Deus e como preferem não desobedecer as ordens divinas, vão à luta.
Bom, todo esse arrazoado é uma tentativa de propor reflexão a quem se interessar e nenhuma pretensão em traçar um retrato pessimista do ser humano, pois acredito que existam aqueles que são puros de coração.


Jorge Nicoli



__________________________________________________________________________

Sopa de Cebola
valorizando
a arte e a cultura

sexta-feira, 29 de maio de 2015


Pensamento


Não se preocupe com o tempo, este não passa, se preocupe om a vida, esta sim passa


Verdade, também um conceito?


No início doas anos 2000 eu escrevia num jornal local e ousei publicar um texto sobre a verdade, texto que reproduzi, com pequenas alterações, no livro Sopa de Cebola, o Livro em 2013 e agora, nem sei porque, volto ao tema.
O que é a verdade? Um conceito como a felicidade, a liberdade ou algo existente, palpável? A princípio parece ser um conceito, embora uns vivam a dizer que é preciso falar a verdade doa a quem doer. Qual doeria? Outros a vociferarem verdades que julgam absolutas. Verdade e verdades, tantas que nos perdemos num verdadeiro emaranhado de afirmativas que, alguns julgam ser indiscutíveis.
Quem a possui? Se existe, alguém tem sua posse. Deus talvez. Mas será preciso acreditar que Ele seja uma verdade. Nem todos professam essa crença, há os agnósticos e os ateus, como há os que professam a crença em vários deuses. Já que coloquei os pés nesta seara, se pode ir ao Novo Testamento, no Livro de João, lá encontrar o diálogo de Pilatos e Jesus, onde o representante da Coroa Romana, indaga sobre o que é a verdade e, não há o registro da resposta do Mestre. Logo Ele que vivia pregando: “eu sou o caminho, a verdade – grifo meu – e a vida, ninguém chegará ao Pai se não por mim”. Jesus se considerava o verdadeiro caminho para se chegar a Deus que, para Ele , era uma verdade. Por que se calou? Talvez João tivesse esquecido de anotar ou então Jesus já acreditava que a verdade era somente dele, Pode ser que entendesse ser um conceito. Conceito não é fácil de explicar tampouco de responder. Mesmo assim, não raro, ouvimos longos, ou pequenos, discursos sobre a verdade.
Sendo um conceito a verdade, como a felicidade e a liberdade, só pode ser exercida – ou aproveitada – em pequenas parcelas. Pode ser incorporada a quem desejar. Incorporada, ser divulgada para o mundo ou se restringir a bate-papos com amigos e parentes. Mas há de ser posse de cada um, Às vezes a mesma verdade está em, outras tantas mãos.o que é apenas uma mera coincidência.
Se for um conceito, a verdade não existe e como será lidar com isso? Como afirmar que algo é verdadeiro ou que alguém fala a verdade? Substituí-la pela palavra realidade? Quem sabe?
De tudo, fica o meu dilema, como faço para substituir a expressão na verdade que costumeiramente uso em meus textos?


Jorge Nicoli


______________________________________________________________________________



Sopa de Cebola
A mídia impressa mais
aceita na cidade


Um Conto Mínimo

Uns feixes navegam sobre as águas do caudaloso rio e alguns peixes mortos margeiam o bucólico quadro. Outros galhos secos e tortos, caídos do centenário tronco, se misturam aos seixos, compondo o cenário fora dos eixos.

Uma lua cheia luariza o lago imundo que guarda no fundo o decomposto corpo do patriarca.

Entre uma coisa e outra. a donzela de faces rosadas com a faca entre os lábios vela a


Jorge Nicoli


_____________________________________________________________________________

Sopa de Cebola
o prazer de ler

Vermelho
(para uma linda menina)


O vermelho das unhas da menina explode em meus olhos e escorre lentamente pelo meu peito se alojando no coração, este aparelho vital, sensível e, terrivelmente, inconseqüente.

Jorge Nicoli

____________________________________________________________________________

Sopa de Cebola
arte, cuktura e informação




Poesia do Dia

Confissão do Latifúndio
Por onde passei,
plantei
a cerca farpada,
plantei a queimada.


Por onde passei,
plantei
a morte matada.


Por onde passei,
matei
a tribo calada,
a roça suada,
a terra esperada...


Por onde passei,
tendo tudo em lei,
eu plantei o nada

Dom Pedro Casaldáliga 
Nasceu em Balsareny, província de Barcelona,em 16 de fevereiro de 1928. Bispo Emérito do Araguaia, radicado no Brasil desde1968.  Hm dos integrantes da Teologia da Libertação
________________________________________________________

Sopa de Cebola

Unindo a inteligência

quinta-feira, 28 de maio de 2015


FRENTE/VERSO

Meu segundo livro, lançado em 1982






Pensamento


Nem sempre o atalho é o caminho mais curto para se chegar


Liberdade. Um conceito?


O filósofo prussiano Nietszche diz que a verdadeira felicidade está em buscar a felicidade. Pode ser. Uns dizem que a felicidade não existe no todo, mas em pequenos momentos. Quem sabe. Há outros que pregam que a grande felicidade só depois da morte, onde – se formos obedientes a Deus – estaremos no Paraíso. Talvez.
Mas não quero falar da felicidade e sim da liberdade, outra palavra de difícil definição. Ela existe em sua plenitude? Parece que não, pois sempre estamos presos à alguma coisa ou a alguém. Pode ser que liberdade seja apenas um conceito, não exista de fato e ninguém a possui. Somente um conceito. Como o poder na ótica de Foucault, ninguém o tem, ele é exercido. Nesta lógica, se exerce a liberdade. Uns quando estão viajando de moto, outros em contato com a natureza, correndo pelos campos ou pelas praias desertas. mais outros nas artes e até numa asa delta Tem os que se sentem livres em uma grande metrópole, no meio da multidão, entre buzinas e barulho de automóveis. Há os que entendem que a liberdade só pode ser a espiritual, algo místico, metafísico. Sei lá.
No filme Um Sonho de Liberdade, o personagem interpretado por Morgan Freeman se suicida por não se adaptar à vida fora da prisão, Estranho, mas pode ser possível. Também não sei.
As vezes discursamos que somos livres, que não existe nada a nos s impedir de ser livres, exceto o trabalho, o casamento, o amor, a família, o relacionamento, os pré-conceitos, a religião, embora um ou outro, pregue que Jesus liberta e estando com Ele se estará livre. Parece contraditório, mesmo porque as religiões vivem de dogmas e nada mais repressor de que os dogmas.
Liberdade, assim como a felicidade, é um tema abrangente, inclusive cabe teses e teses, como não pretendo ter diploma de doutor na matéria, não irei além desta pequena reflexão, dizendo que me considero livre em algumas questões que me é possível ser livre.



Jorge Nicoli

______________________________________________________________________________



Sopa de Cebola
compartilhando inteligência


Pensamento

A vigilância constante também aprisiona quem a exerce.

_____________________________________________

Parceria com o
Sopa de Cebola
é compartilhar inteligência

A Poesia do Dia


Reconstituição


Tive de repente
saudade da bebida que eu estava bebendo...
tive saudade e tentei me lembrar que gosto faltava,
qual era a bebida...
Fui procurando entre copos e móveis
e dei com sua boca.

A saudade era dela
A bebida era o beijo.



Elisa Lucinda

nasceu em em Cariacica, no dia 2 de fevereiro de1958. Poetisa, jornalista,cantora e atriz



_________________________________________________________________________


Sopa de Cebola
compartilhando inteligência

quarta-feira, 27 de maio de 2015








Pensamento

Se alguém responder alguma coisa  que você não perguntou, não se preocupe, o problema não é seu.

_______________________________________________________________

Sopa de Cebola
Compartilhando inteligência
______________________________________________________________


Comente e divulgue
O preconceito que resiste

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. Este preâmbulo o leitor vai encontra no google, onde fui buscar o significado do termo que serve como tema
O preconceito é algo que vem no bojo da ideologia – tema que já abordei neste espaço – e como todas elas são rasteiras,  não se admitem discussões.O preconceito cai como uma luva.
Interessante é que algumas pessoas retransmitem frases preconceituosas sem se dar conta disso. Abraçam e nutrem amizade por negros, homossexuais, loiras, e, vez ou outra, soltam uma pérola luminosa de preconceito. E o racismo está intimamente ligado ao preconceito. Irmãos siameses da intolerância racial. É claro que o preconceito não se manifesta só em relação ao negro, ele é manifestado quando se conta uma piadinha de loira, ou num comentário engraçadinho sobre bicha ou então numa demonstração de incômodo com a presença de um deficiente. As redes sociais, durante as eleições, não deixaram dúvidas sobre o que se pensa de pobres e de nordestinos. Alguns deslizes podem ser inconsciente, fruto da ideologia perversa que se manifesta no inconsciente coletivo dos brasileiros.
Qualquer preconceito é execrável, mas vou me fixar no racial, porque é preciso lembrar que o Brasil praticou uma dos grandes crimes contra a humanidade quando, por mais de um século, permitiu a escravidão de negros e que só acabou naquele 13 de maio porque houve pressão internacional. Acabou com a escravidão mas não com a segregação. O negro liberto foi jogado nas favelas e nas periferias das grandes cidades, conseguiu a liberdade mas não seu lugar de direito na sociedade e nem o pleno reconhecimento dos irmãos de pele clara. O preconceito continua entranhado na alma do nosso povo e só com muita luta conseguiremos extirpar esta nódoa de nosso espírito.
O negro já freqüenta as Universidades, já chega a ocupar algum posto de comando, porém, não se iluda, permanece sendo, na consciência branca, cidadão de segunda categoria. Vez ou outra, nos estádios de futebol, aparece um coro para não nos deixa esquecer.


Emílio Migliori 
colaborador do Sopa de Cebola

______________________________________________________________________________



ser parceiro do
Sopa de Cebola
é  compartilhar inteligência.

Pensamento 


Não perca tempo  contabilizando erros e acertos, a vida não é uma equação matemática

________________________________________

Sopa de Cebola
compartilhando inteligência

98139-7421
A Poesia do Dia


Penso e Passo

Quando penso que um palavra
Pode mudar tudo
Não fico mudo
Mudo

Quando penso que um passo
Descobre o mundo
Não paro o passo
Passo

E assim que passo e mudo
Um novo mundo nasce
Na palavra que penso.


Alice Ruiz,
nasceu em  Curitiba,  dia 22 de janeirode 1946) é uma poeta, compositora e tradutora. Foi casada com o poeta Paulo Leminski.

________________________________________________________________________________

Comary
Parceiro do

Sopa de Cebola

terça-feira, 26 de maio de 2015



Iridologia:Um instrumento de cura


Iridologia é o estudo da íris através de análises das alterações existentes,
representadas por raios, desenhos, pontos, buracos ou mudanças de cores, revelando, assim, estados físicos e emocionais.

Embora a técnica já fosse conhecida pelas civilizações egípcia e grega, e até
pela Medicina Tradicional Chinesa, foi Ignatz von Peczely, ao capturar uma
coruja que acidentalmente quebrou uma das patas. Preocupado com o
ocorrido, notou o surgimento de um sinal na parte colorida do olho da ave, a marca continuou mesmo após a correção da fratura, assim, o médico passou a observar alterações no organismo de seus pacientes através da íris,
idealizando um mapa dos órgãos do corpo humano. Desta forma que surgiu a
iridologia, método observacional que estuda a íris para conhecer o
indivíduo integralmente. E isso só foi possível porque o olho é uma terminação do nervo ótico e, um prolongamento exterior do sistema nervoso autônomo. Considerando que a íris é formada por fibras nervosas, seria capaz de receber informações de todo o sistema nervoso, mostrando
características psicofísicas, predisposições, desequilíbris ou pontos fortes, a capacidade de recuperação de cada um, além do impacto do estilo de vida na saúde.

As primeiras publicações sobre o assunto datam de 1665 em 1695, mais um livro surgiu, intitulado "Os olhos e seus sinais", de autoria de Cristian Haertls.

Pela íris não é revelado se uma pessoa tem diabetes, mas que há deficiência no pâncreas, podendo ser , hipoglicemia ou hiperglicemia. É possível saber, no entanto, se a doença está em estado
agudo ou crônico, qual a emoção envolvida e, muitas vezes, qual o nutriente
necessário para suprir a carência existente. Percebe-se, ainda, se a constituição física é boa ou ruim, as tendências, hereditariedade, como está o sistema imunológico, se o corpo tem capacidade de reagir a determinada doença, se o sangue está limpo ou intoxicado, se há contaminações.

O interessante deste método é que não é invasivo, e pode nos dar uma visão
holística da situação de saúde.
Não pode ser usado como diagnóstico,mas aponta o caminho.


Mariane Zappa

farmacêutica


_______________________________________________________________________________


Cobianchi
parecira do
Sopa de Cebola


Inquietude

Sentado no banco feito de sucata da espaçonave, bebo o sangue do mártir sem causa, entre um gole e outro, a menina de lábios vermelhos me beija, deixando meu rosto marcado pelo seu baton. Acariciando meu peito, diz qualquer coisa sobre o amor. Fecho os olhos me deixo levar pelos pensamentos mais obscenos.
Um escorpião escarlate passeia pelos meus braços e uma cascavel anuncia a hora da Ave Maria. O velho relógio de parede, pendurado, no galho de um ipê roxo marca as mesmas horas de ontem. Parece que o tempo estagnou na modorrenta tarde deste dia, que aparenta ser segunda-feira, mas poderia ser terça ou quarta. Pouco importa o tempo. Como pouco importa  a min as coisas do amor que não sinto. Talvez só importe saber das minhas eternas inquietudes,que não me deixam nem quando adormeço nos braços da menina que tinha a boca pintada de vermelho.

Jorge Nicoli
____________________________________________________________

Barraca das Dondocas
Parceira do
Sopa de Cebola


A Poesia do Dia


Soneto do Amor




Vertida em sonhos comprometidos
A tradução completa dessa emoção
Onde desponta a aurora dos sentidos
Nas viagens pelas estradas da paixão


Cresce perturbado pelos eflúvios emitidos
Que embotam tão completamente a razão
Que inibidos aspectos outros despercebidos
Se acumulam em algum ponto sem vazão


Sem trégua martela sua envolvente canção
Enredando todos os minutos vividos
Ora sendo vida ora sendo maldição


Com todos os juízos razoáveis omitidos
Apontam enfim para a cruel destruição
Ou os prazeres celestiais em terra obtidos




José Roberto Lopes
Nasceu em São Paulo, em 17 de outubro,
mas radicado em Lorena. Físico, cantor, poeta.

_____________________________________________________________________

Mania de Limpeza
Parceira do

Sopa de Cebola



segunda-feira, 25 de maio de 2015



Cinema de Sempre

Doutor Jivago, amor inesquecível!

Um verdadeiro clássico do cinema mundial que levou milhares de pessoas às lágrimas por várias partes do mundo completa cinqüenta anos de vida, agora em 2015... Um tema musical  que não foge da lembrança: o tema de Lara, a protagonista de uma linda história de amor! O filme em questão é Doutor Jivago, com roteiro adaptado por Robert Bolt e baseado em romance homônimo de Boris Pasternak.
O pano de fundo é a revolução de russa de 1917: uma emocionante  história de amor entre  Yuri Jivago, um jovem médico-poeta  aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebeia. Jivago simpatiza com os ideais da revolução russa, mas não iconsegue se adaptar à nova  sociedade, quando, afinal a revolução acontece. Ele se casa com Tânia, mas é apaixonado por  Lara, amiga do jovem revolucionário Pachca, protegido do negociante Komarowski. Na Primeira Grande Guerra, Jivago reencontra Lara que se tornou enfermeira para achar o  marido, desaparecido na frente de batalha.
Com a competente direção do mestre David Lean, as interpretações magistrais de talentosos  artistas, a música de Maurice Jarre, a bela fotografia esta grandiosa produção vale ser vista  pelas novas gerações, um filme inesquecível! Ganhou vários prêmios, e no Oscar daquele ano levou cinco estatuetas para casa, nas  seguintes categorias: fotografia, trilha sonora original, roteiro, figurino e direção de arte.
Doutor Jivago (Doctor Zhivago), EUA, 1965, drama,romance, épico, de guerra,d ireção de David  Lean, com : Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin,  Rod Steiger, Alec Guinness.
Joel B. Ramos

_______________________________________________

TB Engenharia
Parceira do

Sopa de Cebola


A Poesia do Dia

Reflexão n°.
1


Ninguém sonha duas vezes o mesmo sonho
Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio
Nem ama duas vezes a mesma mulher.
Deus de onde tudo deriva
E a circulação e o movimento infinito.


Ainda não estamos habituados com o mundo
Nascer é muito comprido.


Murilo Mendes,
nasceu em Juiz de Fora, MG, dia  13 de maio de 1901.  Poeta e prosador , expoente do surrealismo brasileiro. Faleceu em 1975.

_____________________________________________________________

Chamomila
Parceira do

Sopa de Cebola

domingo, 24 de maio de 2015




Louvação *
(para uma Princesa)

Louvo seus olhos que vivem a me seduzir; louvo seu sorriso que tem o dom de me acalmar; louvo sua vivacidade que me faz sorrir o riso da criança; louvo seus lábios que adormecem minhas inquietudes; louvo sua ausência que me ensinou a ter saudade.
Enfim, louvo sua presença que me faz liberto dos conceitos para me atirar nas teias do viver.
(baseado em Louvação de Gil e Torquato Neto)


Jorge Nicoli

_________________________________________________________________________________

Concobre
Parceira do

 Sopa de Cebola
A Poesia do Dia

se
                                           nasce
                                           morre   nasce
                                           morre   nasce    morre
                                                                               renasce   remorre   renasce
                                                                                                remorre   renasce
                                                                                                                  remorre
                                                                                                                              re
                                                                   re
                                                      desnasce
                                  desmorre   desnasce
              desmorre   desnasce   desmorre
                                                                           nascemorrenasce
                                                                           morrenasce
                                                                           morre
                                                                           se

Haroldo de Campos,
nasceu em São Paulo, no dia 19 de agosto de 1929. Poeta  e tradutor. Junto com o irmão Augusto e Décio Pignatari, o nome mais importante do concretismo no Brasil. Faleceu em 2003.

______________________________________________________________________

Lucilena Amann
Psicóloga e parceira do
Sopa de Cebola


sábado, 23 de maio de 2015


Loucura *

Nos raros momentos em que meus olhos se encontram com os seus, sinto uma enorme vontade de lhe dizer muitas coisas. Sempre me contenho, não as digo, prometendo a mim mesmo, dize-las em outro momento. Não as digo.
Na maioria das vezes, não as digo porque penso no ridículo que é o se declarar, outras por medo do não, outras tantas por medo do sim  Sim, e se você gostar das coisas ditas? Não quero cometer a insensatez de amar, pois amar é o ato insensato da paixão.
Vez ou outra, percebo um traço de egoísmo em mim. Parece que mantenho esta louca paixão para ter inspiração e escrever coisas tão lindas e sensíveis como este texto. Pode ser que você e todos meus amigos não concordem e até o achem ridículo, mesmo assim penso ser o mais belo de todos na proporção exata desta paixão.

(nome da música de Lupicínio Rodrigues, 1914?1974)

Jorge Nicoli
_________________________________________________________________________________

Gráfica Color 7
Parceira do
Sopa de Cebola





A Poesia do Dia



HÁ UMA GOTA DE SANGUE 
NO CARTÃO POSTAL

eu sou manhoso eu sou brasileiro
finjo que vou mas não vou minha janela é
a moldura do luar do sertão
a verde mata nos olhos verdes da mulata

sou brasileiro e manhoso por isso dentro
da noite e de meu quarto fico cismando na beira 
      de um rio
na imensa solidão de latidos e araras
                                          lívido
de medo e de amor


Antônio Carlos de Brito, conhecido como Cacaso, nasceu em Uberaba, MG, no dia 13 de março de 1944,i  professor universitário, letrista e poeta. Foi embora jovem, em 1987.
____________________________________________________________

Ótica Buck
Parceira do

Sopa de Cebola

sexta-feira, 22 de maio de 2015



As coisas que
estão em minhas mãos

Não sei o que faço com as coisas que me deram quando vim para este mundo. Acho que já escrevi sobre isso Não custa repetir esta minha inquietação. São muitas as coisas que tenho em minhas mãos. Tenho-as, mas não lembro de quem  as deu. Meu pai, talvez ou, quem sabe, Jorge, meu padrinho. São coisas, umas claras, outras escuras, algumas concretas. umas outras etéreas. Tem umas pesadas. mas outras leves. Umas com brilho incomum se misturando a umas opacas. Algumas coisas eu levo nos ombros e outras tantas mal consigo segurar tal a complexidade.  Mesmo assim as conservo nas mãos, falta coragem para me desfazer de todas essas coisas incompreensíveis que carrego nas mãos.
Caminho com dificuldade, pois as coisas  impedem de correr ou ande depressa.
Só espero que meu pai ou meu padrinho volte para explicar o que faço com as coisas que estão em minhas mãos.

Outono.2015


Jorge Nicoli



Mandala
Parceira do

Sopa de Cebola



Apenas uma reflexão

Muitas das frases ditas ou escritas acabam se perdendo no espaço ou envoltas na poeira do tempo, algumas permanecem porque alguém se identifica e começa a divulgá-las. Sou um desses alguém, embora não viva ilustrando meus texto e minhas conversas com frases, costumo ter algumas guardadas para, em ocasião oportuna. dar-lhes a devida publicidade.
“Viver ultrapassa qualquer entendimento”, dita – ou escrita – por Clarice Lispector é um delas, mesmo porque, antes de ser uma simples frase, parece uma tese. Viver é mais importante do que entender a vida. Mesmo assim, vez ou outra, me pego tentando entender as coisas do viver. As relações, por exemplo. Como entendê-las? Árdua tarefa, sem nenhuma conclusão. Alguém disse, não sei se Freud, que todas as relações são neuróticas, isso pode ser a explicação para o não se explicar, ou entender, as relações. Neuroses são neuroses.
Mas pior do que tentar entender, ou explicar as relações, é tentar equacionar os sentimentos. É como tentar controlar os pensamentos. Tarefa impossível. Acredite, tem gente que acredita ser possível.
Relações, neuróticas ou não, sentimentos, inexplicáveis ou não, são humanos, demasiadamente humanos, diz Nietszche, portanto fazem parte do viver que, continua a ultrapassar qualquer entendimento ou explicações,

Jorge Nicoli

__________________________________________________________________

Chamomila
Parceira do
Sopa de Cebola
par



A Poesia do Dia


Tropicália

Sob o sol que pinta o infinito de dourado
corro para seus abraços
e faço desenhos com o giz.

O vento assovia versos de amor,
a espaço nave navega no espaço aberto.

O cristo liberto da cruz corre pelado
pela chuva para lavar as feridas.
A moça que me abraça me seduz
e eu navego no mel dos seus olhos.

Na anacrônica vitrola roda a voz de Gil
canta as coisas da América,
o jornal fala das coisas corriqueiras
e o garoto faz suas brincadeiras
com as pedras e os sonhos.

A mulata vestida de azul e amarelo
gasta sua sandália de prata para gringo aplaudir.
Nos céus a bomba explode
e inunda a cidade com as cores verde e branca.

La na rua a vida que passa,
aqui dentro me aninho no seu sorriso
e adormeço nos seus abraços.

Jorge Nicoli


______________________________________________________________

Tatá Cardoso
Fot[ografo e parceiro do
Sopa de Cebola





quinta-feira, 21 de maio de 2015


Alguma coisa se rompeu

Acordei com a sensação de que perdi alguma coisa. Parece que algo se rompeu, não sei se de dentro ou de fora. Sei que alguma coisa se perdeU. Só não sei o que. Sensação de estar oco, sem encontrar eco para as indagações. Há uma aflição em meu peito, há uma lágrima estancada na minha retina. Há um gosto amargo na boca e um grito alojado na garganta. Sei que alguma coisa se rompeu, e eu me perdendo de mim, entrando no labirinto, onde curvas e retas não levam  a lugar algum. Estou só, e não adiantará gritar, as paredes não ouvem e eu estou surdo.. Alguma coisa se desligou de mim, dando-me a sensação de  estar em pedaços, dividido em partes disformes espalhadas pelas vielas mal iluminadas. Alguma coisa se rompeu em mim. Não sei o que. Sei que me perdi de mim e pode ser que não me encontre, porque alguma  coisa  se perdeu de mim..

Outono.2015

Jorge Nicoli

TB Engenharia
Parceira do
Sopa de Cebola


Isto é Clarice

Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.
Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.

Clarice Lispector,
nascida na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, naturalizou-se brasileira e tomou para si a alma nordestina. Faleceu em 1977.

_______________________________________________________

Mania de Limpeza
Parceira do

Sopa de Cebola


A Poesia do Dia

Retrato do artista quando coisa
A maior riqueza
do homem
é sua incompletude.
Nesse ponto
sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou
— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai. Mas eu
preciso ser Outros.
Eu penso
renovar o homem
usando borboletas.

Manoel de Barros,  nasceu  em Cuiabá, em  19 de dezembro de 1916. Um dos grandes poetas do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao pós-modernismo. Pouco conhecido do grande público, faleceu no ano passado.

__________________________________________________

Letras & Cia.
Parceira do

Sopa de Cebola