sexta-feira, 29 de maio de 2015



Verdade, também um conceito?


No início doas anos 2000 eu escrevia num jornal local e ousei publicar um texto sobre a verdade, texto que reproduzi, com pequenas alterações, no livro Sopa de Cebola, o Livro em 2013 e agora, nem sei porque, volto ao tema.
O que é a verdade? Um conceito como a felicidade, a liberdade ou algo existente, palpável? A princípio parece ser um conceito, embora uns vivam a dizer que é preciso falar a verdade doa a quem doer. Qual doeria? Outros a vociferarem verdades que julgam absolutas. Verdade e verdades, tantas que nos perdemos num verdadeiro emaranhado de afirmativas que, alguns julgam ser indiscutíveis.
Quem a possui? Se existe, alguém tem sua posse. Deus talvez. Mas será preciso acreditar que Ele seja uma verdade. Nem todos professam essa crença, há os agnósticos e os ateus, como há os que professam a crença em vários deuses. Já que coloquei os pés nesta seara, se pode ir ao Novo Testamento, no Livro de João, lá encontrar o diálogo de Pilatos e Jesus, onde o representante da Coroa Romana, indaga sobre o que é a verdade e, não há o registro da resposta do Mestre. Logo Ele que vivia pregando: “eu sou o caminho, a verdade – grifo meu – e a vida, ninguém chegará ao Pai se não por mim”. Jesus se considerava o verdadeiro caminho para se chegar a Deus que, para Ele , era uma verdade. Por que se calou? Talvez João tivesse esquecido de anotar ou então Jesus já acreditava que a verdade era somente dele, Pode ser que entendesse ser um conceito. Conceito não é fácil de explicar tampouco de responder. Mesmo assim, não raro, ouvimos longos, ou pequenos, discursos sobre a verdade.
Sendo um conceito a verdade, como a felicidade e a liberdade, só pode ser exercida – ou aproveitada – em pequenas parcelas. Pode ser incorporada a quem desejar. Incorporada, ser divulgada para o mundo ou se restringir a bate-papos com amigos e parentes. Mas há de ser posse de cada um, Às vezes a mesma verdade está em, outras tantas mãos.o que é apenas uma mera coincidência.
Se for um conceito, a verdade não existe e como será lidar com isso? Como afirmar que algo é verdadeiro ou que alguém fala a verdade? Substituí-la pela palavra realidade? Quem sabe?
De tudo, fica o meu dilema, como faço para substituir a expressão na verdade que costumeiramente uso em meus textos?


Jorge Nicoli


______________________________________________________________________________



Sopa de Cebola
A mídia impressa mais
aceita na cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário