sábado, 30 de maio de 2015


A bondade é coisa do coração?


O psicólogo alemão Fritz Perls conta que, recusado pelo Exército Alemão, na 1ª Guerra Mundial se alistou na Cruz Vermelha e, um dia, entrou num vagão em chamas para salvar soldados alemães. Agraciado com a Cruz de Ferro, honraria máxima do Exército Alemão, por este ato, Perls fica se perguntando se o tal ato de heroísmo foi porque ele era bom ou apenas para mostrar aos alemães o erro de não o aceitar como soldado..
Escrevi num dos meus textos que só sou bom porque alguém me disse que é bonito ser bom. Só por isso? Ou porque, no fundo, quero ser notado? Esta questão me causa mal estar, queria ser só bom, ao mesmo tempo penso na possibilidade de ser um traço narcísico. Normalmente não espero a resposta..
Não sei se Nietszche, mas alguém disse que a misericórdia é para decadentes, que só a pratica os fracos. O compadecimento seria um ato de fraqueza. Não vou me arriscar a entrar neste campo porquanto faltam argumentos consistentes, por isso prefiro continuar na trilha de Perls.
A bondade seria narcisismo ou uma chave para abrir as portas do Paraíso? Sim, a distribuição de propriedades pelos ricos nos séculos passados em troca de indulgências, não é uma atitude egoíca? Eles não pensavam nos semelhantes, mas sim na salvação de sua alma. Ou não?,
Aqueles que acreditam que fora da caridade não haverá salvação, praticam a caridade pra que? Cada gesto caridoso, um degrau a mais na escada para as glórias da eternidade Que a mão esquerda não saiba o que a direita faz – ou vice-versa – está na Bíblia mas o caridoso não se cansa de alardear suas benemerências. Políticos que doam subsídios para instituições de caridade poderiam fazer sem propaganda, porém assinam documentos em cartório, dão divulgação à imprensa.falada e escrita. Querem ser lembrados nas próximas eleições.
Há os que praticam a benemerência por acreditarem em missão confiada por Deus e como preferem não desobedecer as ordens divinas, vão à luta.
Bom, todo esse arrazoado é uma tentativa de propor reflexão a quem se interessar e nenhuma pretensão em traçar um retrato pessimista do ser humano, pois acredito que existam aqueles que são puros de coração.


Jorge Nicoli



__________________________________________________________________________

Sopa de Cebola
valorizando
a arte e a cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário