sábado, 2 de maio de 2015



Coisas da política de Lorena

Nossas lembranças passeiam pela política desta Lorena acolhedora, bela e culta, lembrando de alguns fatos inusitados com candidatos aos cargos eletivos. Uns comprovados, outros divulgados, mas como disse John Ford, cineasta americano: “se a lenda é mais atraente que o fato, filme-se a lenda”. As palavras não são exatamente essas, mas é o sentido de seu pensamento.
Bem, vamos iniciar o passeio falando de um candidato a vereador que achou bonito o termo lamentavelmente e não teve dúvidas “sou fulano, candidato a vereador e lamentavelmente estou ao lado de sicrano, nosso prefeito”. Um outro na porta de uma escola num bairro quase rural entendeu que se faltava prostituta na escola, ele, eleito, providenciaria a ida de algumas para lá. Talvez quisesse dizer substitutas. Asfarpiar pista de bicicross foi promessa em campanha.. Asfaltar pista de bicicross não é uma boa promessa.
Repetir discursos, às vezes, prega peça e um candidato a vereador com mania de dizer que era “filho daquela zona” se viu diante da platéia no bairro que abrigava uma zona de meretrício, mas saiu se bem dizendo que era filho da cidade. Mas não é só candidatos a vereador que deslizavam, os que pleiteavam o executivo também davam suas escorregadas, que dizer de um projeto cultural conter um concurso de pipas? De um outro que , para melhorar o nível da educação, proibir iô-iô e o consumo de guloseimas nas escolas?
Voltando à vereança, um candidato se esforçou para levar o comício, com estrelas do partido , para o antigo distrito da cidade. O argumento era de que, dado ao seu prestígio, todos se beneficiariam. A caravana se deslocou, foi bem recebida pelos líderes locais, porém o resultado das duas urnas não refletiu a acolhida. Nenhum voto para o candidato tampouco para o partido..
Neste mesmo ano um outro candidato, ofereceu às vésperas das eleições um lauto churrasco para mais de trezentos amigos e eleitores. Abertas as urnas nem todos os amigos comilões foram fiéis e o resultado foi muito menor do que os quilos de carne consumidos. Coisas de eleições. Eleições que mostram o real prestígio do candidato, como um bem relacionado cidadão, profissional da saúde, que obteve apenas um voto.
O inusitado continua mostrando sua cara nos dias de hoje e, quem sabe, no futuro poderemos rechear esta página com outras histórias. Ou lendas.

____________________________

Tatá Cardoso
Fotógrafo
parceiro do
Sopa de Cebola


Nenhum comentário:

Postar um comentário