quinta-feira, 28 de maio de 2015
Liberdade. Um conceito?
O filósofo prussiano Nietszche diz que a verdadeira felicidade está em buscar a felicidade. Pode ser. Uns dizem que a felicidade não existe no todo, mas em pequenos momentos. Quem sabe. Há outros que pregam que a grande felicidade só depois da morte, onde – se formos obedientes a Deus – estaremos no Paraíso. Talvez.
Mas não quero falar da felicidade e sim da liberdade, outra palavra de difícil definição. Ela existe em sua plenitude? Parece que não, pois sempre estamos presos à alguma coisa ou a alguém. Pode ser que liberdade seja apenas um conceito, não exista de fato e ninguém a possui. Somente um conceito. Como o poder na ótica de Foucault, ninguém o tem, ele é exercido. Nesta lógica, se exerce a liberdade. Uns quando estão viajando de moto, outros em contato com a natureza, correndo pelos campos ou pelas praias desertas. mais outros nas artes e até numa asa delta Tem os que se sentem livres em uma grande metrópole, no meio da multidão, entre buzinas e barulho de automóveis. Há os que entendem que a liberdade só pode ser a espiritual, algo místico, metafísico. Sei lá.
No filme Um Sonho de Liberdade, o personagem interpretado por Morgan Freeman se suicida por não se adaptar à vida fora da prisão, Estranho, mas pode ser possível. Também não sei.
As vezes discursamos que somos livres, que não existe nada a nos s impedir de ser livres, exceto o trabalho, o casamento, o amor, a família, o relacionamento, os pré-conceitos, a religião, embora um ou outro, pregue que Jesus liberta e estando com Ele se estará livre. Parece contraditório, mesmo porque as religiões vivem de dogmas e nada mais repressor de que os dogmas.
Liberdade, assim como a felicidade, é um tema abrangente, inclusive cabe teses e teses, como não pretendo ter diploma de doutor na matéria, não irei além desta pequena reflexão, dizendo que me considero livre em algumas questões que me é possível ser livre.
Jorge Nicoli
______________________________________________________________________________
Sopa de Cebola
compartilhando inteligência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário