A Expressão Corporal
como fator de crescimento
A Expressão Corporal como o próprio nome diz é uma forma de se expressar através do corpo. Quando andamos, quando sentamos, quando olhamos, quando cruzamos os braços ou as pernas estamos exercendo a linguagem não verbal, através dos gestos passamos mensagens e pode acreditar: o corpo fala de fato. Mas para se entender esta linguagem há necessidade de se aprofundar em psicologia.
É claro que algumas destas mensagens podem ser captadas por seres comuns, simples mortais atentos a isso.
A Expressão Corporal também é uma atividade artística, inclusive com apresentações de dança contemporânea que usa e abusa – no bom sentido – dos movimentos corporais, mesmo porque a dança também é uma manifestação corporal. Uma coisa ligada à outra, tanto que a dança é exaustivamente usada como exercício corporal.
A grosso modo uma explicação do que é esta manifestação artística, uma manifestação que pode servir para as pessoas comuns se soltarem, se livrarem das couraças corporais, do peso psicológico e, de quebra, reaprenderem a usar o corpo devidamente. Ou melhor a aproveitar quase todo o potencial que o corpo nos oferece.
Costuma-se dizer que não usamos nem 5% da capacidade de nosso cérebro, eu digo que não usamos nem 10% do que nosso corpo pode proporcionar.
Não falo de atividades esportivas ou de ginástica artística, como não se trata de esporte de alto rendimento, mas sim o uso da Expressão Corporal como forma de desinibição, de conhecimento de seu corpo, de readquirir a auto-estima e possibilitar sermos nós mesmos.
Jorge Nicoli
Ator profissional, reg. MTb 11776
_________________________
Oficina de Teatro
Casa da Cultura
Quintas-feiras. 19 h
para maiores de 15 anos
Tel. 3153-1518
Nenhum comentário:
Postar um comentário