segunda-feira, 13 de abril de 2015

EXPECTATIVA

Muito comumente as tais "expectativas" é um relevante elemento de sofrimento psíquico , onde se espera por algo e na maioria das vezes acaba se decepcionando.
Gerar expectativas é um acordo unilateral, onde se cria um desejo , alimenta e espera que ele se concretize. Ou seja, vislumbra algo em relação a outro, guarda isso pra si e espera que o outro atenda as suas expectativas.
Qual a chance disso dar certo?
Esperar algo do outro sempre é estar  numa posição desigual de poder. O poder de  frustrar ou de satisfazer esta nas mãos do outro. Complicado não?
É muito mais fácil depositar no outro a expectativa daquilo que não se consegue fazer por si próprio, se realizar pelas conquistas alheias, esperar do outro um amor que não cultiva consigo próprio.
Voltar o olhar para si, avaliando valores, possibilidades e se percebendo como único e real agente de mudança e satisfação vivencia é uma tarefa difícil , mas longe de ser impossível.
 As relações mais autênticas e fiéis consigo mesmo, as expectativas devem existir , mas nunca trazendo sofrimento ou estagnação na vida.

Michaele Bennaton
Psicóloga Clínica/Psicanalista 
____________________________

Vitória Parra
Uma loja elegante,
é  parceira do

Sopa de Cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário