terça-feira, 28 de abril de 2015




Música

         Vez ou outra, passamos por aqui para lembrar de canções que marcara, de uma forma ou de outra,  a história musical do Brasil.

Loucura, de Lupicínio Rodrigues (1914/1974). Um samba-canção, marca registrada  deste gaúcho, com todos os ingredientes de uma grande dor de cotovelo. Um dramalhão muito bem feito poeticamente. Um Lupicínio em seus melhores  dias mostrando a loucura de um apaixonado. Os versos finais são antológicos: Porque não deixa eu mostrar a essa gente, que ainda existe o verdadeiro amor. Faça ela voltar de novo pro meu lado,eu me sujeito a ser sacrificado. Salve seu mundo com minha dor”.

Grito de alerta, Gonzaguinha (1945/1991), gravado em 79 por Maria Bethânia,  O que é uma bela composição? A união perfeita entre a música, a letra e a melodia, este é o caso deste Grito de alerta. Gonzaguinha fala de uma relação que chega ao fim e como todos os finais: triste. Tudo se resume no verso final: “há  um lado carente dizendo que sim, e esta vida da gente gritando que não”. No you tube se encontra algumas gravações interessantes como de Bruno & Marrone, Eles mesmo. Nathalia Lima e  Renata Pedroh.

Jota Pedro
Colaborador do Sopa de Cebola


J. Nicodemos
Filmagens
parceiro do
Sopa de Cebola


Nenhum comentário:

Postar um comentário